ÁSIA - ASPECTOS HUMANOS e DEMOGRÁFICOS.pptx

KelvinSousa11 5 views 20 slides Oct 23, 2025
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

ASPECTOS HUMANOS DA ÁSIA


Slide Content

UNIDADE - ÁSIA ASPECTOS HUMANOS Prof : kelvin Sousa https://www.youtube.com/watch?v=fKju-bnuokM

A população asiática é de aproximadamente 4,5 bilhões, correspondendo a mais de 60% da população mundial. O continente apresenta os dois países mais populosos do mundo: a China e a Índia ; Língua: eslavo, japonês, coreano, semita, iraniano, indo-ariano (hindi, urdu, bengali, nepalês, entre outros), dravídico (sul da Índia), altaico (turco, mongol, manchu ), malaio-polinésio, caucasiano (georgiano), austro-asiático; 49 países compõem o continente. CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO

CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO As características da população de um país ou de uma região abrangem a cultura , as tradiçõe s, o contato entre diferentes civilizações e os fatores naturais e sociais . Os países da Ásia apresentaram resistência à influência vinda de fora de seus territórios, mas a troca cultural resulta na transformação dessas práticas, de modo que ainda hoje temos a preservação de tradições milenares, ao mesmo tempo que a tecnologia moderna toma conta da rotina da população.

DICAS SOBRE IDH (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) 1º Observar se o mesmo é alto ou baixo; Quando for alto -> Significa que as taxas de natalidade e mortalidade são baixas; Quando for baixo -> As taxas de natalidade e mortalidade serão altas. Ex : Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita apresentam IDH elevado ; Afeganistão e Iêmen apresentam IDH baixo .

DICAS SOBRE POPULAÇÃO População absoluta – refere-se ao número total de habitantes de uma cidade, região ou país. População relativa – pode ser chamada também de densidade demográfica e é obtida dividindo-se o número de habitantes pela área em que eles vivem (nº hab /Km²). Obs : Lembrar os conceitos de Populoso x Povoado : Populoso: faz referência ao país que apresenta muitos habitantes por km² (população absoluta); Povoado: refere-se a distribuição da população pelo território (população relativa).

CONTROLE DE NATALIDADE Crescimento estimado até 20 15 (ano em que a política de filho único se encerra na China) China (1,2%) Índia (0,7%) Brasil (2,0%) Plano adotado principalmente na China onde é permitido um filho por casal nas áreas urbanas e 2 nas áreas rurais, sendo a criança do sexo feminino. O aumento da natalidade e a diminuição da mortalidade, pela melhoria no saneamento básico e avanços medicinais, fez a população chinesa aumentar nos últimos anos . Apesar do desenvolvimento de alguns países e mesmo áreas especificas a Índia a população de maneira geral vive na pobreza, com nível de 50% de analfabetismo . Um contra senso em relação ao Japão onde 45% da população tem nível universitário.

BASE DA CULTURA ASIÁTICA Sínicas (China,Taiwan, Mongólia, Coréias e Sudeste Asiático) Hindu (Índia) Islâmica (Oriente médio) TRÊS CIVILIZAÇÕES

AGRICULTURA Baseada na agricultura de subsistência com o principal produto o arroz . Exceção para o Japão que produz com alta tecnologia, contudo a área de plantio é extremamente pequena para a população. Plantations – áreas de cultivo destinados a exportação . TÉCNICA DE TERRACEAMENTO – utilizada para impedir a erosão pluvial. São produtos da agricultura asiática: trigo, algodão, cevada, chá, tabaco, e frutas . A pecuária em grande parte é extensiva , com destaque para os rebanhos de bovinos , suínos , ovinos e bufalinos. Em 2003 a gripe aviária (H5N1) assolou o continente, milhares de aves foram sacrificadas o que fez o nível de importações aumentarem, hoje a epidemia já está controlada, mas a falta de infra-estrutura de saúde agrária possibilita o surgimento de outras doenças.

ATIVIDADES ECONÔMICAS A economia da Ásia Ocidental se destaca, pois está baseada na produção de petróleo. Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) , organização intergovernamental criada em 1960, cujo objetivo é coordenar a política petrolífera de seus países-membros. Outra atividade econômica importante é a produção agrícola, apesar das características climáticas predominantes. 

CHINA Além do setor industrial, a produção agropecuária é expressiva . Apesar da existência de áreas desérticas e montanhosas, cultivam-se soja , trigo e sorgo na porção norte. No sul, arroz , cana-de-açúcar, milho e frutas são os principais cultivos. As reservas de carvão mineral , petróleo e ferro são as principais no território chinês. A Região Administrativa Especial de Hong Kong é considerada um importante centro financeiro . O setor industrial é expressivo , tendo nas indústrias têxteis, de produtos eletrônicos e de brinquedos as principais produções. -> MADE IN CHINA

JAPÃO O Japão é considerado o país mais tecnológico e industrializado do continente. Esses processos tiveram início ainda no século XIX, durante a atuação do imperador Meiji ( Era Meiji - 25 de jan. de 1868 – 30 de jul. de 1912) , que governou por 45 anos. Esse período de desenvolvimento foi interrompido na Segunda Guerra Mundial, devido ao ataque com as bombas atômicas ( Hiroshima e Nagasaki – 6 e 9 de agosto de 1945), o que obrigou o governo a reconstruir o território e a economia. As produções naval, automobilística , microeletrônica, eletrônica , na informática , robótica, química etc. são destaques na economia japonesa. O setor agrícola produz arroz, chá, trigo, batata , entre outros, além da criação de bovinos, suínos e aves. Por ser um país insular, a indústria pesqueira é uma das mais desenvolvidas do mundo. Xogunato: Comandante do Exército Imperial (Xogum)

JAPÃO É um dos países mais urbanizados (91,5% da sua população reside em áreas urbanas), altamente industrializado , conhecido mundialmente pelo desenvolvimento tecnológico e pela robotização , além de apresentar grandes áreas metropolitanas, como Tóquio . É a terceira economia mundial (EUA e China) . Apesar disso, a sua economia é considerada vulnerável , pois é muito dependente das suas exportações . Essa vulnerabilidade está relacionada a fenômenos, como terremotos e vulcanismo , e também aos aspectos naturais territoriais devido a sua baixa extensão, além de períodos de recessão em função da economia mundial.

COREIA DO SUL A Coreia do Sul apresenta ótima qualidade de vida para a população, pois sua economia é diversificada e competitiva no mercado internacional.  Durante a Guerra Fria, o país passou por um rápido crescimento industrial ( Plano Marshall ), o que possibilitou investimentos em pesquisas tecnológicas, contribuindo, assim, para a criação de conglomerados industriais ( os  chaebols ), isto é, conjunto de empresas que fazem parte de uma mesma organização e que atuam em diferentes áreas . Os produtos sul-coreanos dominam o mercado internacional.

SINGAPURA Singapura é uma cidade-estado composta de 63 ilhas e tem sua economia baseada no setor de serviços bancários, na alta tecnologia e no turismo. O setor econômico está baseado no livre comércio, voltado para a exportação. Faz parte dos Tigres Asiáticos , juntamente com Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan. A indústria de transformação é predominante e diversificada, englobando refino de petróleo, eletrônica, ciências biomédicas , entre outros.

ATUAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL Nos últimos anos, países asiáticos aumentaram a participação nas exportações mundiais, com destaque para China, Japão, Índia, Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos. Segundo o OEC (Observatory of Economic Complexity) os principais produtos exportados foram: aparelhos emissores para radiotelefonia, radiodifusão ou televisão; os principais produtos importados foram: circuitos integrados e microconjuntos eletrônicos / óleos brutos de petróleo e seus derivados . Nos últimos anos a China tem desenvolvido uma grande rota de comércio com o financiamento de portos e linhas férreas em países da Ásia e África Oriental.  A nova rota comercial tem sido denominada nova rota da seda.

TIGRES ASIÁTICOS São tradicionalmente formados por: Singapura, Taiwan, Hong Kong (China) e Coréia do Sul ; Principal característica de desenvolvimento dos Tigres Asiáticos são os programas de crescimento econômico aliado ao desenvolvimento social , onde tem-se o investimento industrial atrelado a qualificação da mão de obra ( capitalism joke ) ; Investimentos na área educacional proporcionaram acesso ao ensino superior por boa parte da população dessas localidades, aumentando a qualificação dos futuros profissionais ; Principais produtos: smartphones, tablets, televisores e computadores.

NOVOS TIGRES ASIÁTICOS Os novos tigres asiáticos, receberam esse nome por terem se industrializado após os tigres asiáticos mencionados acima, são eles: Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Vietnã ; Economia focada na diminuição de impostos sobre os produtos e intervenção do estado no capital , ausência de legislação ambiental (péssimo do ponto de vista ambiental); São menos desenvolvidos que os Tigre Asiáticos e seus produtos são de pior qualidade , porém , mais baratos ; Principais setores econômicos: têxtil, alimentício, brinquedos e eletroeletrônicos .

CONFLITOS ÉTNICOS E CULTURAIS  China tem chamado atenção nos últimos anos pelo seu rápido crescimento econômico e pela poluição gerada pelo setor industrial. O que não é tão sabido, entretanto, é a perseguição religiosa aos muçulmanos que ocorre no país . A China é um país muito diverso devido ao seu tamanho populacional e territorial. Entre essa diversidade encontram-se minorias muçulmanas , especialmente os uigures que residem predominantemente na região autônoma de Xinjiang , fronteira com o Paquistão. Esse grupo tem sofrido perseguições do governo chinês por ter práticas consideradas “fora da sociedade chinesa”. Com os conflitos no Oriente Médio também se espalhou a ideia de que a religião Islâmica tem práticas terroristas (XENOFOBIA) e devem ser acompanhadas de perto pelas autoridades chinesas.

(PUCRS) Responder à questão com base no texto a seguir, referente a um país da Ásia. Sendo um dos países mais populosos do mundo, tem passado, desde a década de 90 do século XX, por transformações no seu espaço geográfico, fato que, por um lado, aponta para a globalização e para o desenvolvimento tecnológico e, por outro, acentua as diferenças sociais. A formação de mão de obra especializada destaca-se na produção de  softwares , aviões, pesquisas espaciais, supercondutores e no desenvolvimento das biociências. Embora durante a Guerra Fria esse país tenha procurado não se envolver com alinhamentos propostos pelos Estados Unidos da América ou pela União Soviética, tem historicamente encontrado dificuldades de relacionamento com os seus vizinhos, em especial com o Paquistão. O país a que o texto se refere é: a China. o Japão. a Arábia Saudita. a Índia. o Irã.

OBRIGADO!