Localização, mapas , principais características, atualidades, curiosidades, questões de vestibulares.
Size: 1.52 MB
Language: pt
Added: Aug 09, 2017
Slides: 29 pages
Slide Content
ORIENTE MÉDIO Alunos: Vitor Hugo, João Pedro Pereira, Matheus Gato, Vinícius Números : 37, 17, 30, 36 Geografia Professora : Conceição Fontolan . 3º ANO C
CARACTERÍSTICAS 1.1 CLIMA e VEGETAÇÃO O clima do Oriente Médio (localizado no oeste do continente asiático) é árido e semiárido. Em pequenas faixas de terra ao longo da porção litorânea, predomina o clima um pouco mais úmido. O continente asiático em si possui uma fauna rica e diversificada. O tipo de vegetação que predomina no Oriente Médio é Vegetação Mediterrânea (costa oeste do O.M. ), além de espécies xerófilas ou de estepes e pradarias.
1.2 LOCALIZAÇÃO A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Ocupa uma área de 7.200.000 km² Delimitado pelos Mares Negro e Cáspio ao norte; Arábico ao sul; e Vermelho e Mediterrâneo a oeste . É composto por 15 países: Afeganistão - Arábia Saudita Bahrain - Catar Emirados Árabes Unidos - Iêmen Irã - Iraque Israel -Jordânia Kuwait - Líbano Omã - Síria Turquia
2. RELIGIÃO Existem duas religiões predominantes no Oriente Médio. A com maior números de seguidores é o Islamismo (cerca de 90% da população). Esta é uma religião monoteísta, criada por Maomé. A morte deste provocou ramificações nesta vertente religiosa, ocasionando divisões em alguns segmentos com características diferentes. As vertentes que possuem mais seguidores são: Xiitas e Sunitas.
A segunda maior religião do oriente médio é o Cristianismo. A religião conta com cerca de 12 milhões de cristãos. Os países pertencentes ao oriente Médio com maior número de seguidores são: Síria e Líbano.
3. CONFLITOS Trata-se de um conflito milenar, que começou entre Israel e Palestina O principal motivo foi a proposta, feita pela ONU, de repartir as terras palestinas entre estes dois Estados após o holocausto. Outro motivo é a cidade de Jerusalém, localizada na Terra Santa, e que é constante alvo de disputas Faixa de Gaza: um estreito importante, controlado pelo grupo extremista HAMAS. Palco de ataques entre este grupo e Israel, além de ser uma das áreas mais densamente povoadas. Primavera Árabe Acumulou um número próximo de 80.000.000 de refugiados, e é considerada pela ONU como a “grande tragédia do século 21”
4. ECONOMIA Uma das maiores reservas de petróleo está localizada na região; Alguns países estão ligados à produção, refino e exportação do petróleo; Com exceção de Israel,o setor industrial não tem muito destaque. Agropecuária também é uma atividade muito importante na região. A grande quantidade de petróleo criou condições favoráveis para a criação da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo)
5. CURIOSIDADES Mulheres podem mostrar o cabelo somente para a família e marido; Beijo, entre casais, em público é proibido. Porém o beijo entre homens como forma de cumprimento é permitido; Mulheres não podem dirigir; Os idiomas mais falados são: Hebraico e Árabe
SÍRIA
DADOS Área: 185.180 km² Capital: Damasco População: 18,43 milhões Moeda: Libra síria Nome oficial:República Árabe da Síria Localização: Oriente médio Fuso horário: +2:00 Língua oficial: Árabe
ECONOMIA Agricultura -Turismo -Extração de petróleo PIB: 40,41 bilhões USD Renda per capita: 2.058,04 USD (2007)
IRÃ
DADOS Capital : Teerã População : 78,5 milhões de habitantes Nome Oficial : República Islâmica do Irã Nacionalidade : iraniana Localização : Oriente Médio (sudoeste da Ásia) Cidade Principais : Teerã, Mashhad, Esfahan, Tabriz e Shiraz. Densidade Demográfica : 48,2 hab./km²
ECONOMIA Produtos Agrícolas: cevada, trigo, beterraba, nozes, tâmara, frutas e cana-de-açúcar. Pecuária : caprinos, aves e ovinos. Mineração : petróleo, minério de cobre, zinco, gás natural e minério de ferro. Indústria : extração e refino de petróleo, tecidos, alimentos e equipamentos de transporte. PIB : US$ 369 bilhões Renda per capita : US$ 5.780
HISTÓRIA Império Persa Conversão ao islamismo Decreto Real
ATRITO COM O ORIENTE Inglaterra X EUA 1953 -> Golpe militar -> Ditadura
QUANDO A DITADURA SE TORNOU DITADURA Revolução Branca População Infeliz Em 1978, a oposição uniu-se sob a liderança do aiatolá Ruhollah Khomeini, e declarou oficialmente, em abril do ano seguinte, que o Irã é uma república islâmica, cuja autoridade suprema é o chefe religioso (aiatolá).
CURIOSIDADES Assédio Sexual Estupro Prostituição Infantil
MAIS CURIOSIDADES Álcool é proibido A bandeira iraniana atual foi adotada em 1980 e tem três faixas horizontais iguais com as cores verde, branco e vermelho. Verde é a cor do Islã e representa um crescimento, branco simboliza honestidade e paz, e vermelho representa bravura.
6. IRAQUE
DADOS GERAIS Capital : Bagdá ( Bagdad ); Planície mesopotâmica; Língua oficial: Árabe e Curdo; República parlamentarista; IDH (2014): 0.649- 121°; Moeda: Dinar iraquiano; PIB: Total- 494,453 bilhões de dólares. Per capita- 13.784 dólares; 95% da população é islâmica; Instabilidade interna- Estado Islâmico.
GEOGRAFIA DO PAÍS Área: 437.072 quilômetros quadrados- 58°; maior país do mundo ; Desertos; Rio Tigres e Eufrates; Norte composto por montanhas- 3.611 m de altura a maior delas; Clima árido, quente e com influência subtropical; Pouca precipitação anual.
QUESTÕES DE VESTIBULARES (VEST RIO) A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é: a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica. b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes. c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP. d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo. e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.
(UnB) As discordâncias entre árabes e israelenses apresentam as seguintes características, EXCETO: a) controle de rotas marítimas b) interesses industriais c) interesses raciais e religiosos d) interesses ideológicos e) n.d.a. OSEC) As guerras entre árabes e judeus, que se verificam no Oriente Médio, tiveram como causa principal: a) a guerra civil, no Líbano; b) o problema de uma população sem território – os refugiados palestinos – que surgiu com a criação do Estado de Israel; c) o fato de que maiores reservas mundiais de petróleo, se localizam nos países árabes; d) um discurso do líder Yasser Arafat, na Assembléia na ONU; e) o controle do canal de Suez, por parte do Egito.
PUC) A política internacional brasileira de apoio à causa palestina deve-se, fundamentalmente, à: a) existência de um Estado com profunda origem anti-semita. b) presença de um país de um contingente árabe com grande participação na política nacional. c) diminuição do comércio exterior brasileiro com Israel. d) queda, no Irã, do regime pró-americano com conseqüente rompimento dos acordos internacionais pelo novo governo. e) dependência dos países às importações de petróleo dos países árabes. (MACK) Apesar da elevada renda per capita, advinda da exportação de petróleo, o Oriente Médio encontra sérios problemas para seu desenvolvimento. dentre as causas desses problemas, podemos destacar: a) a elevada porcentagem de analfabetismo e a distribuição igualitária da renda b) a aridez do clima e o baixo nível técnico da população c) a falta de acesso ao mar e a escassa rede hidrográfica d) a persistência do nomadismo e a elevada porcentagem de universitários na população e) o baixo crescimento populacional e o elevado padrão e consumo da população