SistEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEema nervoso.pptx

pdelgado0712 0 views 66 slides Sep 27, 2025
Slide 1
Slide 1 of 66
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64
Slide 65
65
Slide 66
66

About This Presentation

RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR


Slide Content

SISTEMA NERVOSO Professora: Kemilly Granja

Organização Morfofuncional do Sistema Nervoso Encéfalo : é formado pelo cérebro , cerebelo e tronco encefálico . Encontra-se na caixa craniana, ocupando todo seu espaço e junto com a medula e os nervos compõe o sistema nervoso . É envolvido por membranas chamadas meninges , cuja função é proteger o  encéfalo  e a medula contra choques mecânicos . Cérebro O cérebro é a maior e mais evidente estrutura do encéfalo, constituindo cerca de 80% da massa total deste. O cérebro está dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais esquerdo e direito , interligados entre si pelo corpo caloso , situado na parte inferior da fissura inter-hemisférica. Cada hemisfério possui uma fina camada externa de substância cinzenta – o córtex cerebral, que contém os corpos celulares dos neurónios. Situada debaixo do córtex cerebral está uma abundante camada de substância branca , contendo feixes de axónios neuronais mielinizados , que lhe conferem a aparência branca. Os hemisférios cerebrais estão divididos em quatro lobos cerebrais: lobo frontal, temporal, parietal e occipital , cada um com funções específicas a desempenhar.

Encéfalo

04/07/2022

CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO No sistema nervoso diferenciam-se dois tipos de células: os neurónios , ou células nervosas , e as células da glia ou células gliais . As células gliais cumprem a função de sustentar , proteger , isolar e nutrir os neurónios . No que diz respeito aos neurónios , estes são as unidades estruturais fundamentais do sistema nervoso . Estas células são altamente especializadas em transmissão dos impulsos nervosos e é por meio do impulso nervoso que os neurônios conseguem transmitir informações de um neurônio para outro ou, ainda, para as glândulas ou músculos . Assim sendo, o neurônio atua garantindo a recepção e transmissão de informações. Estes sinais alertam-nos para uma variedade de estímulos internos e externos e permitem ao nosso organismo responder. Eles são constituídos basicamente por três estruturas: um corpo celular , dendritos e axônios . Os neurónios podem assumir mais do que uma forma e vários tamanhos, contudo, todos têm a mesma estrutura básica. Corpo celular , contendo o núcleo que, por sua vez, se encontra rodeado pelo citoplasma e organelas nele existentes. Dois tipos de prolongamentos estendem-se a partir do corpo celular: axónios e dendritos. Os dendritos são prolongamentos altamente ramificados que se vão afilando e que terminam em receptores sensoriais especializados (como os neurónios sensoriais primários) ou formam sinapses com neurónios vizinhos, dos quais recebem estímulos. Em geral, as dendritos são o principal meio de entrada de informação para dentro do neurónio , isto é, em direção ao corpo celular . Cada neurónio tem um único axónio que transmite , de uma forma geral, os impulsos para fora do corpo celular . Os axónios apresentam uma estrutura cilíndrica que pode medir até um metro de comprimento, terminando sobre outros neurónios ou órgãos efetores por meio de pequenos ramos que finalizam em pequenas dilatações chamadas botões terminais .

NEURÔNIO

Muitos axônios são envoltos por células que formam uma estrutura denominada  estrato mielínico  ou  bainha de mielina . Essa estrutura não é contínua por todo o axônio, ocorrendo áreas sem mielina, que são denominadas de nódulo de Ranvier . Um fato a ressaltar é a presença de nódulos ( Ranvier ) ao longo dos axônios, o que faz com que o impulso nervoso percorra de forma saltatória ou seja mais rápida , pois a resposta a um estímulo tem que ser muito rápida. Dois tipos de células podem formar o estrato mielínico: os  oligodendrócitos  e as  células de Schwann . Os  oligodendrócitos  estão presentes no sistema nervoso central e atuam como isolantes elétricos. As células de Schwann , produzem substâncias nutritivas. Junto com o axônio, essas células formam a  neurofibra  ou fibra nervosa.

04/07/2022

Sinapse : Entre a porção final do axônio e a superfície de outra célula, encontramos pequenos locais chamados de sinapse. É nas sinapses que são lançadas substâncias (neurotransmissores) que permitem a transmissão do impulso nervoso de uma célula para outra, comunicação entre os neurônios, entre neurônios e músculos e entre neurônios e glândulas. As sinapses podem ser elétricas ou químicas (maioria). Podemos observar diferentes tipos de sinapses químicas.

Tipos de neurônios Os neurônios podem ser classificados, de acordo com sua morfologia , em neurônios multipolares , neurônios bipolares e neurônios pseudounipolares . Esse tipo de neurônio possui mais de dois prolongamentos celulares. É a ocorrência mais comum. Possui apenas um axônio e um dendrito. Pode ser encontrado na mucosa olfatória, na retina e nos gânglios coclear e vestibular. Possui um prolongamento único, que se divide em dois. Esse tipo de neurônio pode ser observado nos gânglios espinais.

Os neurônios também podem ser classificados de acordo com sua função . Neurônios motores São responsáveis por conduzir impulsos nervosos para órgãos efetores, como músculos e glândulas. Neurônios sensoriais Recebem estímulos, os quais podem ser provenientes do próprio organismo ou do meio ambiente. Interneurônios Garantem a conexão entre neurônios.

04/07/2022

Substância branca e substância cinzenta O  cérebro  e a medula espinal apresentam duas regiões bem marcadas denominadas de substância branca e substância cinzenta.  A substância branca é um agrupamento de axônios e apresenta essa denominação por causa de sua cor esbranquiçada, proveniente da quantidade de mielina nesse local. Na medula espinal, a substância branca está localizada na região mais externa; no cérebro, a substância branca está localizada mais internamente. A substância cinzenta , por sua vez, é formada, principalmente, pelos corpos celulares dos neurônios.

Executar uma tática de jogo , sentir frio ou calor são reações relacionadas ao trabalho do Sistema Nervoso, que detecta estímulos internos ou externos e desencadeia respostas. Nessa aula vocês serão capaz de conceituar e dividir o Sistema Nervoso de acordo com os critérios morfológico e funcional . Também poderá identificar a estrutura , a constituição , a distribuição de substância branca e cinzenta , as cavidades e as divisões do sistema nervoso central e periféricos . Poderá também descrever as meninges do encéfalo e da medula espinal ; a origem , a função , a circulação e a absorção do líquido cerebrospinal ( liquor ); a anatomia macroscópica e a distribuição dos nervos cranianos e espinais . SISTEMA NERVOSO

Generalidades e Conceitos O conhecimento do homem, do seu meio ambiente, tornou-se possível graças ao funcionamento integrado do Sistema Nervoso, por meio de um grupo de células especializadas que possuem características de excitabilidade e condutividade . Assim, o Sistema Nervoso não somente cria um conhecimento do meio ambiente, mas o torna possível para que o corpo humano responda às mudanças ambientais com a necessária precisão. Portanto, o Sistema Nervoso é um conjunto de órgãos responsáveis pela coordenação e pela integração dos sistemas orgânicos . Além disso, ele relaciona o organismo com meio externo e, ao mesmo tempo, coordena o funcionamento visceral.

Divisão do Sistema Nervoso Podemos dividir o Sistema Nervoso de acordo com dois critérios, o morfológico e o funcional . De acordo com o critério morfológico , dividimos o Sistema Nervoso em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico . • O Sistema Nervoso Central (SNC) é a parte situada dentro da caixa craniana e do canal vertebral. Ele analisa informações, armazena-as sob a forma de memória e elabora padrões de resposta ou gera respostas espontâneas. • O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é a parte situada fora da caixa craniana e do canal vertebral. Ele interliga o SNC a outras regiões do corpo. Do ponto de vista funcional , podemos dividir o Sistema Nervoso em sistema nervoso somático (ou da vida de relação) e sistema nervoso visceral (ou da vida vegetativa). • O sistema nervoso somático (SNS) relaciona o indivíduo com as variações do meio externo. Já o sistema nervoso visceral ( SNV ) é responsável pela manutenção do equilíbrio interno das vísceras (homeostase).

04/07/2022

Sistema Nervoso Central Divisão do SNC O sistema nervoso central divide-se em encéfalo e medula espinal , que se encontram dentro do crânio e do canal vertebral. O encéfalo divide-se em cérebro , tronco encefálico e cerebelo . Por outro lado, o cérebro é formado pelo telencéfalo e o diencéfalo , enquanto o tronco encefálico é constituído por mesencéfalo , ponte e bulbo ou medula oblonga .

CÉREBRO

04/07/2022

Estrutura e constituição do SNC Distinguimos macroscopicamente no sistema nervoso central uma área de substância branca e uma outra área de substância cinzenta . A área de substância branca é de tecido nervoso formado de neuróglia (células de sustentação do Sistema Nervoso) e fibras nervosas mielínicas . Encontramos a sustância branca distribuída, principalmente, na região externa da medula espinal e do tronco encefálico e na região interna do cérebro e do cerebelo . A área de substância cinzenta é, também, de tecido nervoso formado por fibras nervosas amielínicas , neuroglias e corpos de neurônios (célula nervosa). Encontramos esse tipo de sustância cinzenta distribuída internamente na medula espinhal , no tronco encefálico , e externamente no córtex cerebral e no córtex cerebelar . No interior do cérebro e do cerebelo a substância cinzenta forma os núcleos da base e os núcleos centrais . O córtex é uma camada de substância cinzenta que envolve o cérebro (córtex cerebral) e o cerebelo (córtex cerebelar), enquanto o núcleo representa um agrupamento de corpos de neurônios distribuído dentro do cérebro (núcleos da base) e dentro do cerebelo (núcleos do cerebelo).

Cavidades do SNC O sistema nervoso central possui uma luz (espaço) no seu interior que começa aparecer no início da formação embrionária, persistindo no indivíduo adulto . No encéfalo , encontramos cavidades denominadas de ventrículos encefálicos . Dentro do telencéfalo , duas grandes cavidades, os ventrículos laterais , comunicam-se com o IIIº ventrículo situado no diencéfalo por meio do forame interventricular . O IIIº ventrículo é uma cavidade que se comunica com o IVº ventrículo , que está situado entre o cerebelo e o tronco encefálico , por meio do aqueduto do mesencéfalo . - ventrículo lateral direito forame interventricular III ventrículo canal central da medula espinhal arqueduto mesencefálico ventrículo lateral esquerdo IV ventrículo

Envoltórios do SNC (meninges) O sistema nervoso central está envolvido por membranas denominadas de meninges , que, por sua vez, está constituída de três lâminas . A lâmina externa é a dura-máter , que na medula espinal é formada por um único folheto e no encéfalo é constituída por dois folhetos . A lâmina média é a aracnoide. A lâmina interna é a pia-máter , que está aderida ao tecido nervoso central. Entre as lâminas das meninges existem espaços ocupados por plexos venosos e líquidos . O espaço epidural ( extradural ou peridural) preenchido pelo plexo venoso vertebral interno localiza-se entre o canal vertebral e a dura-máter . O espaço subdural situa-se entre a dura-máter e a aracnoide . Nesse espaço encontramos apenas líquido que lubrifica as lâminas das meninges . O espaço subaracnóideo situa-se entre a aracnoide e a pia-máter . Esse é o espaço mais importante entre as meninges pelo fato de ser preenchido pelo liquor ou líquido cérebro espinal . Meningite é uma infecção das meninges .

Dura-máter Aracnóide Espaço subaracnóideo Pia-máter

Líquido cérebro-espinal ou liquor O liquor é um líquido incolor produzido pelos plexos corióides que circula nas cavidades ventriculares e no espaço subaracnóideo . O seu volume é de 100 a 150ml, renovando-se a cada 8 horas. Ele é absorvido nas granulações aracnóideas , que são projeções da aracnoide para dentro do seio sagital superior . As principais funções do liquor são as proteções mecânicas e biológicas que ele exerce sobre o SNC.

Medula espinal - a medula espinal é uma massa cilíndrica de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral . Ela se apresenta dilatada em duas regiões: na região cervical devido à conexão com o plexo braquial e na região lombar devido à conexão com o plexo lombossacral . Essas regiões são chamadas, respectivamente, de intumescência cervical e intumescência lombar . A medula espinal termina afilando-se para formar um cone, o cone medular que continua com delgado filamento meníngeo , o filamento terminal , até o fundo do saco dural . No adulto, a medula espinal termina no nível da 2ª vértebra lombar . Abaixo desse nível o canal vertebral contém apenas as meninges e as raízes nervosas dos últimos nervos espinhais, que, dispostas em torno do cone medular e do filamento terminal, constituem a cauda equina . Anatomia macroscópica do sistema nervoso central

Tronco encefálico - é a parte do sistema nervoso central que se interpõe entre a medula espinal e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo. As funções do tronco encefálico incluem centros responsáveis pelo controle da pressão sangüínea , da respiração , do vômito , além do controle do sono e da vigília . Distinguem-se três partes dividindo o tronco encefálico: O bulbo , situado inferiormente; O mesencéfalo , situado superiormente; e A ponte , situada entre os dois.

Cerebelo - é a parte do sistema nervoso central situado na fossa cerebelar da caixa craniana , posteriormente ao tronco encefálico e inferiormente ao lobo occipital do telencéfalo . Anatomicamente, divide-se o cerebelo em uma porção ímpar e mediana o verme do cerebelo e duas grandes massas laterais , os hemisférios cerebelares . O cerebelo é responsável por funções importantes, tais como manutenção do equilíbrio , tônus muscular e postura , além de exercer atividade de coordenação motora involuntária . vérmis hemisfério cerebelar direito hemisfério cerebelar esquerdo

Diencéfalo - é a porção do sistema nervoso central supra-segmentar localizado logo acima do mesencéfalo , sendo recoberto pelos hemisférios cerebrais . O diencéfalo e o telencéfalo , em conjunto, formam o cérebro . O diencéfalo divide-se em tálamo , hipotálamo , epitálamo e subtálamo . Todas essas partes ficam situadas nas paredes do diencéfalo . O tálamo fica situado logo acima do sulco hipotalâmico ; O epitálamo está localizado posteriormente ao tálamo ; O hipotálamo está situado logo abaixo do sulco hipotalâmico; O subtálamo é a região de transição entre o mesencéfalo e o diencéfalo. A cavidade do IIIº ventrículo localiza-se entre as paredes do diencéfalo. O diencéfalo é responsável por diversas funções vitais, tais como o controle do sistema endócrino , o controle das emoções os estados motivacionais e o ritmo circadiano.

Telencéfalo - é a porção superior e mais desenvolvida do SNC, ocupa 80% da caixa craniana e está situado acima do diencéfalo . Cada telencéfalo possui três faces : A face súpero-lateral está voltada para a calota craniana; A face medial está voltada para o plano mediano; A face inferior ou basal está apoiada na base do crânio. O telencéfalo possui três sulcos que o se dividem em lobos . O sulco central é uma depressão que fica na face súpero-lateral ; O sulco lateral é uma depressão transversal na face súpero-lateral ; O sulco parieto -occipital é a depressão na face medial do telencéfalo. Esses sulcos dividem o telencéfalo em lobos. O lobo frontal fica posicionado anteriormente ao sulco central; O lobo parietal localiza-se entre o sulco central e o sulco parieto -occipital; O lobo occipital situa-se posteriormente ao sulco parieto -occipital; O lobo temporal fica logo abaixo do sulco lateral. O lobo da ínsula , que para localizar precisamos abrir o sulco lateral.

Além das funções psíquicas , o telencéfalo coordena os estímulos sensoriais e a motricidade . Além disso, age de maneira integrada, havendo algumas áreas com funções especializadas, por exemplo, o hemisfério esquerdo é responsável pela linguagem e o raciocínio matemático , enquanto o hemisfério direito está relacionado às habilidades artísticas ( música e pintura ) e ao reconhecimento de formas . → Lobo frontal – Relacionados com trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções; → Lobo temporal – Atua, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a fala, audição e, até mesmo, a escrita; → Lobo parietal – Relacionado, entre outras funções, com a percepção de dor, frio, calor e toques; → Lobo occipital – Possui relação com o processamento das informações visuais;

Sistema Nervoso Periférico O sistema nervoso periférico é a parte do Sistema Nervoso que está situado fora do canal vertebral e da cavidade craniana . Ele é constituído de nervos , terminações nervosas e gânglios .

Constituição Nervos: são cordões esbranquiçados que unem o SNC a um órgão periférico . Classificamos os nervos quanto à função das fibras nervosas em: nervos sensitivos (aqueles que estão envolvidos com a sensibilidade); nervos motores (aqueles que estão envolvidos com a motricidade); nervos mistos (aqueles que possuem os componentes sensitivo e motor). Podemos, ainda, classificar os nervos em: cranianos e espinais . Nervo craniano é aquele que faz a conexão do encéfalo com um órgão periférico. Nervo espinal é aquele que faz a conexão da medula espinal com um órgão periférico. Os nervos cranianos , em números de 12 pares , fazem conexões com o encéfalo . Os nervos espinais , em números de 31 pares, fazem conexão com a medula espinal . Desses nervos espinais, 8 pares são cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. IX glossofaríngeo I olfatório II óptico III oculmotor IV troclear V trigêmio VI abducente VII facial VIII vestíbulo-coclear X vago XI acessório XII hipoglosso

04/07/2022

Nervo olfatório I : É um nervo sensitivo, responsável pela condução de impulsos olfatórios . Não se origina no tronco encefálico, sua origem se dá na região olfatória das fossas nasais. Nervo óptico II : É um nervo sensitivo relacionado à condução de impulsos visuais . Sua origem se dá na retina, nos fotorreceptores, e as fibras formadas seguem em direção aos disco óptico, formando o nervo óptico. Também não se origina no tronco encefálico. Nervo oculomotor I I: É classificado como nervo eferente motor, sua principal função é a movimentação do bulbo do olho e classificado também como eferente visceral geral, por inervar o esfíncter da pupila e o músculo ciliar. Desempenha a função juntamente a dois outros nervos, sendo eles, nervo troclear e o nervo abducente . Nervo troclear IV : Também é responsável pela movimentação dos olhos , atua sobre o músculo oblíquo superior. Nervo trigêmeo V : É um nervo misto cuja parte sensorial atua nas percepções sensitivas da pele , da face e do couro cabeludo , e a parte motora tem a função de movimentar a mandíbula . Possui o nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular . Nervo abducente VI : Responsável pela movimentação dos olhos , também participa da movimentação do bulbo do olho, juntamente ao nervo óptico e nervo troclear. Nervo facial VII : Nervo misto, onde sua função é de controlar os músculos faciais (ramo motor) e percepção gustativa (ramo sensorial). Nervo vestibulococlear VIII : Nervo sensitivo em que a porção vestibular é a responsável pelo equilíbrio , enquanto a porção coclear está relacionada à audição . Nervo glossofaríngeo IX : Nervo do tipo misto, responsável pela percepção de gosto no terço anterior da língua , movimentação da faringe e inervação da glândula parótida .

Nervo vago X: Nervo misto, responsável pela inervação das vísceras , garante a inervação parassimpática aos órgãos . Nervo acessório XI : Nervo motor que atua na inervação dos músculos esqueléticos e sua movimentação . Nervo hipoglosso XII : Nervo motor, relacionado à movimentação da língua , faringe e laringe .

04/07/2022

04/07/2022

Terminações nervosas: são estruturas complexas situadas nas extremidades dos nervos. Elas são de dois tipos: Sensitivas (receptores) captam estímulos Motoras (efetuadoras) estimulam os órgãos a efetuarem as respostas. Gânglios: As respostas do Sistema Nervoso serão sempre manifestadas como uma contração muscular (músculos liso, cardíaco ou esquelético) ou com uma secreção glandular. Os gânglios são agrupamentos de corpos de neurônios localizados fora do sistema nervoso central . Podemos encontrar: Gânglios sensitivos na raiz do nervo espinal. Gânglios motores dentro das vísceras ou de cada lado da coluna vertebral formando a cadeia simpática. 04/07/2022

O plexo braquial é um emaranhado de nervos que estão entrando e saindo dos segmentos cervical e torácico da medula espinal (C5-C8 e T1) . Os nervos terminais desse plexo são representados pelos nervos mediano , ulnar , musculocutâneo , radial e axilar , que inervam a região do ombro , do braço , do antebraço e da mão . n. musculocutâneo n. mediano n. ulnar n. ulnar n. radial Plexo braquial

04/07/2022

n. musculocutâneo n. mediano n. axilar N. radial N. ulnar

04/07/2022

O plexo lombossacral , é um emaranhado de nervos que estão entrando e saindo dos segmentos lombar (anteriormente) e sacral (posteriormente) da medula espinal . Esse plexo possui vários nervos, sendo os principais os nervos isquiático (L4,S3) , femoral (L2,L4) e obturatório . Eles são responsáveis pela inervação do membro inferior. Se origina do plexo lombossacral na região lombar ( níveis espinhais L4-S3 ) e viaja pelas nádegas , atravessando a pelve e o músculo piriforme , antes de descer pela parte posterior da coxa para inervar as estruturas do quadril , região posterior da coxa , joelho , perna , tornozelo e pé . Ao nível da região posterior do joelho, o nervo ciático se divide em seus dois ramos principais, o nervo fibular comum e o nervo tibial . Plexo lombossacral N. femoral N. obturatório Tronco lombossacral N. isquiático

04/07/2022 nervos isquiático

04/07/2022 nervo tibial nervo fibular

04/07/2022

04/07/2022

Sistema Nervoso Visceral Conceito e divisão O sistema nervoso visceral é a parte do Sistema Nervoso envolvido com a manutenção e o controle da constância interna do organismo chamado de homeostase . É uma parte importante do Sistema Nervoso responsável pelo controle da frequência cardíaca , da quantidade de gás carbônico e do oxigênio no sangue, dos movimentos peristálticos do tubo digestório etc . O sistema nervoso visceral possui um componente: Aferente ( sensitivo ) pouco conhecido e um componente; Eferente ( motor ) denominado de sistema nervoso autônomo , que se divide em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático . Os sistemas nervosos simpático e parassimpático possuem dois neurônios: Um pré -ganglionar, cujo corpo celular fica dentro da medula espinal ou do tronco encefálico; E o outro pós-ganglionar, cujo corpo celular está próximo ou dentro das vísceras.

Diferenças entre os sistemas simpático e parassimpático A tabela a seguir mostra as diferenças anatômicas, farmacológicas e fisiológicas que existem entre o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático. Diferenças entre o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático Critério Simpático Parassimpático posição do neurônio pré -ganglionar T1 a L2 tronco encefálico e S2, S3 e S4 posição do neurônio pós-ganglionar longe da víscera próximo ou dentro da víscera tamanho das fibras pré -ganglionares curtas longas tamanho das fibras pós-ganglionares longas curtas classificação farmacológica das fibras pós-ganglionares adrenérgicas (maioria) colinérgicas diferença fisiológica (alguns órgãos) estimulação inibição

Sistema Nervoso Simpático : encarregado de regular as respostas corporais de ativação . Função do Sistema Nervoso Simpático: Os nervos e os neurônios desse sistema se encarregam de colocar nosso corpo em um estado de alerta fisiológico . Quando o cérebro manda um sinal de alerta ou ativação cortical por uma situação de estresse , o SNS envia uma mensagem aos músculos e glândulas de nosso organismo para que coloquem nosso corpo em movimento das seguintes maneiras: A glândula suprarrenal libera adrenalina por toda a nossa corrente sanguínea; Dilata as pupilas; Acelera a frequência cardíaca; Abre as vias respiratórias para que aumente o oxigênio no sangue; Inibe o sistema digestivo para concentrar os seus esforços em tarefas de ataque e fuga; Mantém o tônus muscular; Estimula o orgasmo. Anatomia do sistema nervoso simpático: O sistema nervoso simpático de origem dos segmentos T1 a L2 da medula espinal caracteriza-se pela formação de dois cordões de tecido nervoso que correm de cada lado e anteriormente à coluna vertebral, denominado de tronco simpático . O tronco simpático é formado pelos gânglios paravertebrais , situados de cada lado da coluna vertebral, e pelos gânglios pré-vertebrais , localizados anteriormente à coluna vertebral. Desse tronco simpático partem os nervos simpáticos para inervação autônoma das vísceras .

Sistema Nervoso Parassimpático:  responsável de voltar o corpo ao estado de equilíbrio e conservação depois da ativação do sistema nervoso simpático. Funções do Sistema Nervoso Parassimpático: Já o sistema nervoso parassimpático é o contrário do SNS. Esse sistema é responsável por fazer o nosso corpo, mais especificamente os órgãos ativados anteriormente,  voltar ao seu estado natural . Para isso, ele envia sinais ao cérebro para que este libere acetilcolina e para que ela chegue aos neurônios encarregados de relaxar os músculos e órgãos . O SNP também tem como funções: Contrai as pupilas Redução do volume de ar nos pulmões Diminuição da frequência cardíaca Estimulação do processo digestivo Relaxamento muscular Estimulação da excitação sexual. Nesse caso, ele não é responsável por uma resposta contrária ao SNS, mas sim uma complementar Anatomia do sistema nervoso parassimpático : O sistema nervoso parassimpático é formado pelos núcleos dos nervos cranianos (III, VII, IX, X e XI) localizados dentro do tronco encefálico e pelos segmentos sacrais ( S2 a S4 ) da medula espinal. Do tronco encefálico e dos segmentos sacrais partem os nervos parassimpáticos para inervação autônoma das vísceras .

Sistema nervoso parassimpático Sistema nervoso simpático Definição O sistema nervoso simpático é a primeira das duas divisões do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso parassimpático é a segunda das duas divisões do sistema nervoso autônomo. Função Responsável por preparar o organismo para responder a situações de estresse e emergência. Responsável por fazer o corpo retornar a um estado emocional estável e de calma, além de controlar alguns sistemas e ações não conscientes, como a respiração. Principais atividades Aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, liberar adrenalina, contrair e relaxar músculos, dilatar os brônquios, dilatar as pupilas, aumentar a transpiração. Diminuir a frequência cardíaca, diminuir a pressão arterial, diminuir a adrenalina, diminuir a quantidade de açúcar no sangue, controlar o tamanho das pupilas.

04/07/2022

Resumo Nessa aula vocês estudaram o sistema responsável pela coordenação e pela integração do sistema orgânicos conhecido como Sistema Nervoso. Esse sistema relaciona o organismo com o meio externo e ao mesmo tempo controla o funcionamento visceral. Divide-se morfologicamente o Sistema Nervoso em sistema nervoso central (encéfalo e medula espinal) e sistema nervoso periférico (12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinais) e funcionalmente em sistema nervoso somático (relaciona o indivíduo com o meio externo) e sistema nervoso visceral (responsável pela homeostase das vísceras). Na face inferior do cérebro está a hipófise, um dos principais componentes do sistema endócrino. Do tronco encefálico, em sua parte inferior e da medula espinal, no interior da coluna vertebral emergem os nervos cranianos e espinais, que são responsáveis por todos os tipos de atividades motoras e sensitivas. O sistema nervoso visceral possui componente aferente (sensitivo) e componente eferente (motor) chamado sistema nervoso autônomo, que se divide em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático.

Referências DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar: para o estudante de Medicina. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2007. JACOB, S. W.; FRANCONE, C. A.; LOSSOW, W. J. Anatomia e Fisiologia Humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1990. MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia funcional. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2013. SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. 2. ed. São Paulo: Manole, 1991. NETTER, H. F. Atlas de Anatomia Humana. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011. v. 1. SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. v. I-II.

A Sinapse é um tipo de junção especializada em que um terminal axonal faz contato com outro neurônio ou tipo celular. Podem ser: Cite as divisões, partes e funções gerais do sistema nervoso. O neurônio é uma célula composta de um corpo celular, onde está o ____________________,_____________________ e o _______________________ e de finos prolongamentos celulares denominados __________________, que podem ser subdivididos em ______________ e ________________. Todos os axônios têm um início, um meio e um fim. Cite como são identificados: As sinapses podem ser elétricas ou químicas, defina. As células da glia ( Neuróglia ) constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo. Há diversos tipos de células gliais. Cite 02 exemplos: Um conceito importante, dentro do critério adotado de anatomia funcional, que resume de maneira geral o funcionamento do Sistema Nervoso é a de que os neurônios, que realizam a função neural, podem ser de três tipos. Cite quais são eles e defina-os. Partem da medula espinhal 31 pares de nervos raquidianos ou espinhais que se relacionam com a sensibilidade corporal e com os músculos esqueléticos. Cite quais são eles. Anatomicamente, o Sistema Nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Periférico (SNP). O Sistema Nervoso Central, localizado no eixo axial do corpo, é formado por? Quais as funções do Sistema Nervoso Central (SNC) ?

Dentro da caixa craniana está o encéfalo, uma complexa estrutura formada por? Observe a estrutura abaixo e indique o componente do Sistema Nervoso Central que corresponde a cada número na imagem. 04/07/2022 As membranas que apresentam as funções de isolar e proteger o Sistema Nervoso Central são chamadas de?

04/07/2022
Tags