Sistema Feudal

DesconFiles 10,281 views 17 slides Apr 02, 2012
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Trabalho de Sociologia da Escola Padre Osmar Novaes - PE sobre os sistemas de produção, no nosso caso, Modo de Produção Feudal, espero que gostem.

Equipe: Bianca, João Marcos, Jullyane, Luanna, Mila, Rhayanne.


Slide Content

Modo de Produção Feudal

Rhayanne Vithórya Mila Miranda Luanna Maria Jullyane Renata João Marcos Bianca Carina EQUIPE:

O feudalismo ocorreu entre o século V e XV, após a queda do Império Romano e que se divide em pequenos reinos, porém esses reinos não foram capazes de solucionar os problemas de segurança das pessoas, e no século V a população começa a fazer um êxodo urbano, pois a população estava indefesa contra os ataques  dos Germanos procurando assim se esconder dos ‘‘bárbaros’’.   O feudalismo pode ser definido como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência. Também é entendido como um sistema de organização social, estabelecendo como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas deveria ocupar na comunidade. CONCEITO

A ECONOMIA FEUDAL 

Dentro do sistema feudal, o comércio passou a ser uma atividade com pouca influência. As práticas rurais tornaram-se atividades de maior riqueza da sociedade feudal.  Toda a produção feudal era destinada a atender o consumo local, ou seja, um sistema econômico de subsistência .  Os trabalhadores do feudo trabalhavam sob um regime de servidão, ficavam presos à terra, não podendo abandoná-las, porém não eram considerados escravos pois recebiam proteção de seus senhores e além disso, possuíam direitos. 

As principais obrigações devidas pelos trabalhadores eram:  Corveia: era o trabalho obrigatório e gratuito realizado pelo servo, no mínimo três vezes por semana, para o senhor feudal, no manso senhorial (território exclusivo do senhor feudal).  Talha : o servo era obrigado a entregar metade da produção realizada em suas terras (manso servil), e essa contribuição era usada nas despesas da segurança do feudo.  Banalidades: eram os pagamentos que os servos faziam aos senhores pelo uso da destilaria, do forno, do moinho, do celeiro etc. Capitação: taxa que o servo pagava ao senhor feudal por cada membro de sua família dentro do feudo; Dízimo: taxa paga à Igreja Católica pelo fato do servo respeitar a Igreja e ainda “comprar um terreno no céu”;

Taxa de casamento: era paga pelo servo ao senhor feudal, quando aquele fosse se casar com uma mulher pertencente a outro feudo; Taxa de nascimento: taxa paga pelo servo, quando o seu filho nasce; Taxa da mão-morta: taxa que o servo pagava ao senhor feudal para ocupar heranças. Taxa de justiça: é a taxa que o servo pagava ao senhor feudal para que se fizesse justiça dentro do feudo; Haviam outras taxas que variavam de região para região. Assim, o servo vivia uma grande exploração que permitia o sustento do restante da população.

SOCIEDADE FEUDAL  

No sistema feudal, a condição social era irreversível, ou seja, o indivíduo que nasciam servos morriam servos, o mesmo valia para as famílias dos senhores feudais.   Sendo assim, a sociedade feudal era formada por estamentos básicos:  Senhores : era a classe formada pelos senhores feudais, que eram os proprietários do feudo. Tinha poder sobre os servos, além de grande influência política local.  Servos : são os trabalhadores do feudo que ficavam presos às suas terras recebendo proteção dos senhores e direito de utilização de terras férteis. Eram totalmente dependentes dos senhores feudais.   Além desses estamentos , podemos considerar outros, como os  escravos , população que com o tempo foi extinta devido a proibição eclesiástica de escravizar cristãos. Os  vilões , que também trabalhavam para os senhores feudais, mas eram livres, podendo abandonar as terras quando desejassem.   E os  ministeriais , que eram os administradores dos feudos, em atenção ao proprietário. Outra pequena população era constituída pelos  mercadores  e  artesões . 

AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS 

Durante o feudalismo, a política ficou sendo administrada pelos senhores feudais, que eram a autoridade única dentro dos feudos, assumindo as funções de administrador, juiz e chefe militar.  A política do sistema feudal estava baseada nas relações de Suserania e Vassalagem.  O  suserano  concedia proteção militar e jurídica e um feudo ao vassalo. Se caso o vassalo morrer sem deixar herdeiros, o suserano poderia se apoderar de suas terras.  O  vassalo , em troca da proteção e do feudo que recebia do suserano, prestava serviço militar para este soberano. Não era considerado um servo.  Esta relação de Suserania e Vassalagem foi um pacto militar que se formou devido a insegurança que prevalecia neste período, fazendo com que os reis e nobres se sujeitassem a firmar tais relações com o único objetivo: a proteção mútua .

Manso Senhorial: As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Manso servil: Eram as terras destinadas ao uso dos servos .Os servos não eram proprietários destas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas e impostos ao senhor feudal. Terras comunais: Área do feudo de uso coletivo. Eram os bosques, florestas e pastos. Em muitos locais da Europa, era comum a proibição da caça realizada por servos em terras comunais. Os servos podiam levar seus animais para pastarem nestas terras, assim como pegar lenha. TERRAS DO FEUDO

DECADÊNCIA DO FEUDALISMO

A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal: O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas; O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo; Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos; As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal; O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuía alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;

Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo; No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

COMPARAÇÃO: