FACULDADE SANTA MARIA CURSO DE FISIOTERAPIA ANATOMIA FUNCIONAL SISTEMA MUSCULAR Prof. Me Michel Jorge Dias Cajazeiras-PB
SISTEMA MUSCULAR MIOLOGIA ↓ MÚSCULOS
SISTEMA MUSCULAR Os músculos são órgãos constituídos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estímulo nervoso.
FUNÇÕES DOS MÚSCULOS Produção dos movimentos corporais Estabilização das Posições Corporais Regulação do Volume dos Órgãos Movimentos de substâncias dentro do corpo Produção de calor
TIPOS DE MÚSCULOS Músculo Estriado esquelético Músculo Cardíaco Músculo Liso
TIPOS DE MÚSCULOS MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras ( estriações ). Ligado ao esqueleto.
TIPOS DE MÚSCULOS MÚSCULO CARDÍACO Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário.
TIPOS DE MÚSCULOS MÚSCULO LISO Localizado nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino -pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo.
COMPONENTES ANATÔMICOS • VENTRE MUSCULAR – parte carnosa, vermelho-escura, responsável pela contração, constituída por fibras musculares (músculos tônicos – postura, axiais, contração lenta, contínua – e músculos fásicos – movimento, apendiculares, fibras de contração rápida).
COMPONENTES ANATÔMICOS • TENDÃO – é um elemento de tecido conjuntivo, rico em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros.
COMPONENTES ANATÔMICOS • APONEUROSE – é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques.
COMPONENTES ANATÔMICOS • RETINÁCULO – É um tecido fibroso cuja função é estabilizar um tendão.
COMPONENTES ANATÔMICOS • BAINHAS TENDÍNEAS – São estruturas do tipo fibrosa (marcação azul) e sinovial (marcação vermelha) que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões.
COMPONENTES ANATÔMICOS • BOLSAS SINOVIAIS (BURSAS) – São encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso . São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.
COMPONENTES ANATÔMICOS Fáscia Superficial - separa os músculos da pele . Fáscia Muscular - é uma lâmina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso, que, abaixo da pele, circunda os músculos e outros órgãos do corpo.
ANATOMIA SISTEMA MUSCULAR A origem geralmente é a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (ponto fixo ). A inserção é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que se desloca (ponto móvel).
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A SITUAÇÃO Su perficiais: Estão logo abaixo da pele e apresentam no mínimo uma de suas inserções na camada profunda da derme. Estão localizados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão (região hipotenar ). Profundos: São músculos que não apresentam inserções na camada profunda da derme, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Estão localizados abaixo da fáscia superficial. Exemplo: Pronador quadrado.
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A FORMA Planos: Têm fibras paralelas, frequentemente com uma aponeurose.
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A FORMA Peniformes : São semelhantes à penas na organização de seus fascículos, e podem ser semipeniformes , peniformes ou multipeniformes .
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A FORMA Fusiformes: Têm formato de fuso com um ou mais ventres redondos e espessos, de extremidades afiladas .
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A FORMA Circulares ou esfincterianos: Circundam uma abertura ou orifício do corpo, fechando-os quando se contraem.
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A FORMA Quadrados: Têm quatro lados iguais.
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A FORMA Triangulares ou convergentes: Originam-se em uma área larga e convergem para formar um único tendão.
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS AÇÃO MUSCULAR Depende do movimento principal realizado: Flexor Extensor Abdutor Adutor Levantador Depressor Pronador Supinador
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS - Função Fu Agonista - São os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Antagonista - Músculos que se opõem à ação dos agonistas, quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave. Sinergista - São aqueles que participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. Fixadores ou Posturais - Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente . Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal .