ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CURSO TEC EM ENFERMAGEM. SISTEMA NERVOSO CENTRAL, PERIFERICO E AUTONOMO. FUNÇÕES FISIOLOGICAS E ESTRUTURAS ANATOMICAS
Size: 2.67 MB
Language: pt
Added: Sep 26, 2025
Slides: 18 pages
Slide Content
ANATOMIA E FISIOLOGIA Ana Caroline Oliveira
SISTEMA NERVOSO
Divisão do Sistema Nervoso SNC: Esta relacionado diretamente com a assimilação dos estímulos captados pelos sentidos e coordenação das diversas atividades do organismo. SNP: Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL – S.N.C SNC Encéfalo + Medula Espinha l Protegido pelo craniano Protegido Pela coluna vertebral
- ENCEFALO Recebe informações dos órgãos sensoriais; Integra e relaciona as diversas mensagens de órgãos diferentes, comparando-as com informações armazenadas na memória; envia mensagens para os órgãos efetores (músculos e glândulas), controlando as reações do organismo ao ambiente externo e ao próprio organismo. O encéfalo é responsável também pelas emoções e pela capacidade de imaginar, prever, resolver problemas e de responder por todas as formas de pensamento abstrato.
- CÉREBRO O cérebro está dividido em dois hemisférios, que se ligam pelo corpo caloso. Cada hemisfério cerebral se divide em quatro lobos, separados por sulcos ou pregas.
TRONCO ENCEFALICO A parte mais caudal do encéfalo, que conecta as estruturas cerebrais e a medula espinhal. Ele controla as funções vitais (ex.: ciclo sono- vigília, consciência, frequência cardíaca e respiratória).
- MENINGES
SISTEMA NERVOSO PERIFERICO
SISTEMA NERVOSO A unidade estrutural e funcional do sistema nervoso é o neurônio. Ele apresenta três funções básicas: Sensitiva: os nervos sensitivos captam informações dos meios interno e externo do corpo e as levam ao Sistema Nervoso Central. Integradora : a informação Sensitiva que foi levada ao Sistema Nervoso Central é processada ou interpretada. Motora: os nervos motores conduzem a informação do Sistema Nervoso Central.
SISTEMA NERVOSO PERIFERICO → Componentes do Sistema Nervoso Periférico Nervos: Os nervos são cordões formados por fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. Essas estruturas são responsáveis por unir o sistema nervoso central aos órgãos do nosso corpo, conduzindo, pelas fibras, os impulsos nervosos. São divididos motores ou sensitivos ou mistos. Gânglios: é o aglomerado de corpos celulares de neurónios encontrado fora do sistema nervoso central, e apresenta-se geralmente como uma dilatação. Os gânglios também são caracterizados como sensitivos ou motores e participam do sistema nervoso autônomo.
NEURÔNIOS Os neurônios comunicam-se entre si ou com outras células efetuadoras através de sinapses (pontos de contato entre neurônios) e através deles, os impulsos nervosos se propagam. O neurônio é formado por dendrito, corpo celular e axônio.
SI N APSES
Substância Branca e Cinzenta
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO O Sistema Nervoso Autônomo (SNA), como o nome sugere, é um sistema que age independente do nosso controle, é involuntário. Isso inclui saber alterar as funções viscerais com rapidez e intensidade. O controle da homeostase corporal é uma de suas principais funções, e faz esse trabalho através do controle das nossas vísceras, como o coração, pulmão, trato gastrointestinal, salivação e etc. Divide-se em: Si m p á ti c o Parassimpático