SISTEMA NERVOSO ANATOMIA E FISIOLOGIA.pptx

CarolOliveira138710 0 views 18 slides Sep 26, 2025
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CURSO TEC EM ENFERMAGEM. SISTEMA NERVOSO CENTRAL, PERIFERICO E AUTONOMO. FUNÇÕES FISIOLOGICAS E ESTRUTURAS ANATOMICAS


Slide Content

ANATOMIA E FISIOLOGIA Ana Caroline Oliveira

SISTEMA NERVOSO

Divisão do Sistema Nervoso SNC: Esta relacionado diretamente com a assimilação dos estímulos captados pelos sentidos e coordenação das diversas atividades do organismo. SNP: Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL – S.N.C SNC Encéfalo + Medula Espinha l Protegido pelo craniano Protegido Pela coluna vertebral

- ENCEFALO Recebe informações dos órgãos sensoriais; Integra e relaciona as diversas mensagens de órgãos diferentes, comparando-as com informações armazenadas na memória; envia mensagens para os órgãos efetores (músculos e glândulas), controlando as reações do organismo ao ambiente externo e ao próprio organismo. O encéfalo é responsável também pelas emoções e pela capacidade de imaginar, prever, resolver problemas e de responder por todas as formas de pensamento abstrato.

- CÉREBRO O cérebro está dividido em dois hemisférios, que se ligam pelo corpo caloso. Cada hemisfério cerebral se divide em quatro lobos, separados por sulcos ou pregas.

TRONCO ENCEFALICO A parte mais caudal do encéfalo, que conecta as estruturas cerebrais e a medula espinhal. Ele controla as funções vitais (ex.: ciclo sono- vigília, consciência, frequência cardíaca e respiratória).

- MENINGES

SISTEMA NERVOSO PERIFERICO

SISTEMA NERVOSO A unidade estrutural e funcional do sistema nervoso é o neurônio. Ele apresenta três funções básicas: Sensitiva: os nervos sensitivos captam informações dos meios interno e externo do corpo e as levam ao Sistema Nervoso Central. Integradora : a informação Sensitiva que foi levada ao Sistema Nervoso Central é processada ou interpretada. Motora: os nervos motores conduzem a informação do Sistema Nervoso Central.

SISTEMA NERVOSO PERIFERICO → Componentes do Sistema Nervoso Periférico Nervos: Os nervos são cordões formados por fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. Essas estruturas são responsáveis por unir o sistema nervoso central aos órgãos do nosso corpo, conduzindo, pelas fibras, os impulsos nervosos. São divididos motores ou sensitivos ou mistos. Gânglios: é o aglomerado de corpos celulares de neurónios encontrado fora do sistema nervoso central, e apresenta-se geralmente como uma dilatação. Os gânglios também são caracterizados como sensitivos ou motores e participam do sistema nervoso autônomo.

NEURÔNIOS Os neurônios comunicam-se entre si ou com outras células efetuadoras através de sinapses (pontos de contato entre neurônios) e através deles, os impulsos nervosos se propagam. O neurônio é formado por dendrito, corpo celular e axônio.

SI N APSES

Substância Branca e Cinzenta

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO O Sistema Nervoso Autônomo (SNA), como o nome sugere, é um sistema que age independente do nosso controle, é involuntário. Isso inclui saber alterar as funções viscerais com rapidez e intensidade. O controle da homeostase corporal é uma de suas principais funções, e faz esse trabalho através do controle das nossas vísceras, como o coração, pulmão, trato gastrointestinal, salivação e etc. Divide-se em: Si m p á ti c o Parassimpático