SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO BOLSA ESCROTAL Também conhecida como saco escrotal ou escroto; Uma bolsa de pele que armazena e protege os testículos; Auxilia na manutenção da temperatura dos testículos. TESTÍCULOS São as gônadas masculinas. Produzem: Os gametas masculinos: espermatozoides. O hormônio sexual masculino: testosterona.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO EPIDÍDIMO Local onde os espermatozoides são maturados (tornam capazes de se movimentar e chegar até o ovócito, adquirem o acrossoma ); Local de armazenamento dos espermatozoides; Acrossoma = capuz com enzimas que permitem a fecundação). DUCTOS DEFERENTES Conduzem os espermatozoides do epidídimo até a uretra. Local onde é realizada a vasectomia (cirurgia de esterilização masculina).
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO URETRA Canal que conduz os espermatozoides até o meio externo. Atravessa o pênis, faz parte tanto do sistema reprodutor, quanto do sistema urinário. PÊNIS Órgão responsável pelo ato sexual masculino. Para que ocorra a ereção é necessário acumular sangue no interior de vasos sanguíneos modificados, chamados corpos cavernosos . A extremidade do pênis é chamada de glande que fica recoberta por uma projeção de pele chamada prepúcio.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO PRÓSTATA Glândula que produz um líquido que protege os espermatozoides contra resíduos de urina e do suco vaginal. Glândulas Seminais Produzem um líquido que nutre os espermatozoides, possibilitando a chegada até o óvócito e a fecundação. Sêmen = líquido prostático + líquido seminal + espermatozoides
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO OVÁRIOS São as gônadas femininas. Produzem: Os gametas femininos: ovócitos. Os hormônios sexuais femininos: estrógeno e progesterona. TUBAS UTERINAS Dois tubos musculares, revestidos de cílios que conduzem o ovócito em direção ao útero. Local onde geralmente ocorre a fecundação (união do espermatozoide com o ovócito, formando a primeira célula de um novo ser, chamada de célula-ovo ou zigoto . Local onde é realizada a ligadura ou laqueadura das tubas uterinas (cirurgia de esterilização feminina).
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO ÚTERO Órgão muscular oco, onde o embrião/feto permanece até o momento do parto. VAGINA Órgão muscular com aproximadamente 7cm de comprimento, que devido a sua grande elasticidade possibilita o ato sexual e a passagem do bebê no momento do parto. A vagina pode estar parcialmente fechada por membrana fina chamada hímen.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO PUDENDO FEMININO OU VULVA É a parte genital externa feminina. Formada pelos lábios maiores, lábios menores e o clitóris . Os lábios maiores e os lábios menores protegem a entrada da vagina. O clitóris é um pequena estrutura rica em terminações nervosas, que podem encher de sangue com a excitação sexual e aumentar de tamanho. O clitóris está relacionado com o orgasmo feminino.