DPOC A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é atualmente definida como uma doença caracterizada por sintomas respiratórios persistentes e limitação ao fluxo de ar nos pulmões causados por significativa exposição a partículas ou gases nocivos. A principal exposição é o cigarro. Características intrínsecas do indivíduo exposto, como perfil genético e de desenvolvimento, influenciam no grau de instalação e manifestação da doença.
DPOC Bronquite crônica: o acúmulo excessivo de secreções bloqueia as vias respiratórias. Enfisema: a troca gasosa comprometida (oxigênio, carbono) resulta da destruição das paredes do alvéolo superestendido . Asma: as vias aéreas inflamadas e constrictas obstruem o fluxo aéreo.
DPOC - BRONQUITE
DPOC - BRONQUITE
DPOC - ENFISEMA
DPOC - ASMA
DPOC – Manifestações Clínicas Dispnéia (em repouso, pode ser grave). Tosse (uso de músculos acessórios). Aumento no trabalho respiratório. Perda de peso (interferência na alimentação). Intolerância os esforços/exercícios. Ruídos Adventícios (sibilos,roncos,estertores: sons anormais percebidos na ausculta pulmonar). A gravidade da doença é determinada por exames de avaliação da função pulmonar).
DPOC – Fatores de Risco Exposição à fumaça do fumo (fumante, tabagista passivo). Poluição do ar ambiente. Infecções respiratórias. Exposição ocupacional. Anormalidades genéticas.
DPOC – Diagnóstico O diagnóstico da DPOC se fundamenta em três pilares: Tosse crônica e ou a presença dispneia. Histórico de exposição algum fator de risco, em especial história de tabagismo. Avaliação funcional através da espirometria que confirma a presença de processo obstrutivo pulmonar.
DPOC – Tratamento Oxigenioterapia (contínua ou intermitente). Broncodilatadores (melhorar o fluxo aéreo, prevenir a dispnéia ). Corticosteróides . Reabilitação pulmonar (componentes educacionais, psicossociais, comportamentais e físicos). Exercícios respiratórios (tosse assistida, respiração profunda, drenagem postural, entre outros). Ensino do paciente e da família. Medidas de enfrentamento do estresse.
DPOC – Complicações Podem variar dependendo do distúrbio adjacente: Pneumonia. Atelectasia. Pneumotórax. Insuficiência. Falência respiratória. Hipertensão pulmonar.
MAPA MENTAL Construa um mapa mental (desenhado) com as principais características fisiopatológicas encontradas no enfisema, na bronquite e na asma.