ERP Enterprise Resource Planning – traduzindo do inglês, “Planejamento dos Recursos da Empresa” https://www.youtube.com/watch?v=PE5Wj7yT4qw
Um sistema ERP, é uma arquitetura de sistemas de informação que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa, tais como as quatro principais atividades da organização: fabricação, logística, finanças/tributos e recursos humanos. Um banco de dados centralizado, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicativos, consolida todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional. — Batista (2006, p. 115) “
1.Comunicação Intersetorial
1.Subdivisões de um ERP
1.Características Fundamentais Flexibilidade: As constantes mudanças no ambiente organizacional, externo e interno, implicam que o ERP seja flexível para poder estar à altura das mudanças. Aberto Deve ter uma arquitetura aberta para poder se utilizar um módulo livremente dos outros. Compreensivo: D eve estar apto a suportar várias estruturas funcionais da organização, bem como uma vasta área de negócios. Conectividade N ão deve limitar-se à organização, devendo ter ligação com outras entidades de negócio do mesmo grupo empresarial. Simulação da realidade D eve simular a realidade dos processos, devendo possibilitar a elaboração de relatórios para os usuários que controlam o sistema.
Quais os Benefícios da implantação?
Alguns Benefícios são: Aumento na eficiência do uso da capacidade instalada. Blindagem contra fraudes e furtos Redução de erros. Melhor proximidade e conhecimento sobre os clientes (CRM). Informação precisa e segura, sincronizada em tempo real. Padronização dos processos em todas as áreas, com integração e uniformidade. Redução de despesas administrativas, gerais e de vendas. Diminuição de impressão em papel. Eliminação de erros de sincronização entre diferentes sistemas.
Sistemas de BI vamos entrar agora em outra área de sistemas, os quais apoiam os gestores nas tomadas de decisões, também conhecidos como BI (Business Intelligence).
Conceituação e Características de um BI O principal objetivo das ferramentas de inteligência empresarial é t ransformar grandes quantidades de dados em informações de qualidade para a tomada de decisões, gerando, então, resultados diretos para a organização. As ferramentas de BI permitem cruzar dados, visualizar informações em vários cenários e analisar os principais indicadores de desempenho empresarial.
Conceituação e Características de um BI OLAP é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas. As aplicações OLAP são usadas pelos gestores em qualquer nível da organização para lhes permitir análises compar
Quais os Benefícios de um BI?
• Antecipar mudanças no mercado. • Antecipar ações dos competidores. • Descobrir novos ou potenciais competidores. • Aprender com os sucessos e as falhas dos outros. • Conhecer melhor suas possíveis aquisições ou parceiros. • Conhecer novas tecnologias, produtos ou processos que tenham impacto no seu negócio. • Entrar em novos negócios. • Rever suas próprias práticas de negócio. • Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais.
Qual a diferença entre um ERP e um BI? Big numbers catch your audience’s attention
Enquanto o ERP capta as informações e as organiza, o BI utiliza dessa matéria-prima para gerar conhecimento
Características da Informação Contábil. A informação contábil, em especial aquela contida nas demonstrações contábeis, notadamente as previstas em legislação, deve propiciar revelação suficiente sobre a entidade, de modo a facilitar a concretização dos propósitos do usuário, revestindo-se de atributos, entre os quais são indispensáveis os seguintes: - confiabilidade; - tempestividade; - compreensibilidade; e - comparabilidade . NBC T 1
“o Sistema de Informação Contábil ou o Sistema de Informação de Controladoria são os meios que o contador geral, o contador gerencial ou o controller utilizarão para efetivar a contabilidade e a informação contábil dentro da organização, para que a contabilidade seja utilizada em toda a sua plenitude”. Padoveze (2009, p. 123)
abrange a área gerencial. abrange a área societária, legal e fiscal. PLANEJAMENTO E CONTROLE ESCRITURAÇÃO Os subsistemas Contábeis.
A picture always reinforces the concept “Esse partilhamento, contudo, é mais para fins de entendimento. Na realidade, as duas grandes áres do sistema de informação contábil devem estar em perfeita integração e o responsável pelo sistema não deve fazer nenhuma diferenciação, principalmente na questão da relevância. Ambas as áreas têm a mesma importância para a empresa”.