Sistemas de numeração a história e a evolução dos números; os sistemas de numeração utilizados por sociedades antigas; a organização do sistema de numeração decimal; o conjunto dos números naturais e a presença desses números no cotidiano; a identificação de números naturais consecutivos; a comparação e a ordenação de números naturais; a representação de números naturais na reta numérica.
Sistemas de numeração Sistemas de numeração Sistema de numeração romano O sistema de numeração romano obedece a algumas regras. As principais são: Somente os símbolos I, X, C e M podem ser repetidos e, no máximo, 3 vezes. Por exemplo: III = 3 XXX = 30 CCC = 300 MMM = 3 000 Quando um símbolo de valor maior vem antes de um símbolo de valor menor, seus valores são somados . Esse é o princípio aditivo. Por exemplo: XI = 10 + 1 = 11 Quando um dos símbolos I, X ou C vem antes de um símbolo de maior valor, subtrai-se o menor do maior. Esse é o princípio subtrativo. Por exemplo: IX = 10 – 1 = 9 CD = 500 – 100 = 400 Ao colocar um traço sobre o símbolo, seu valor é multiplicado por 1 000. Por exemplo: = 5 ⋅ 1 000 = 5 000 = 5 ⋅ 1 000 ⋅ 1 000 = 5 000 000
O bserve a seguir alguns números escritos no sistema de numeração romano e sua representação no sistema de numeração utilizado atualmente, o decimal.
Sistema de numeração decimal e algarismos indo-arábicos
Ampliando as classes do sistema de numeração decimal
Números naturais Para contar e estabelecer ordenação de elementos, são utilizados os números naturais . Inicialmente, a sequência dos números naturais não incluía o zero. Ele foi o último algarismo a ser inventado, pois o que motivou a sua criação não foi a contagem, e sim, a necessidade de representar uma ordem vazia no sistema de numeração .
Comparação e ordenação dos números naturais
Representação geométrica dos números naturais O conjunto dos números naturais Números naturais não nulos.