O que é um sistema do tipo SCM? SCM, da sigla em inglês Supply Chain Manegement , (Gestão da Cadeia de Suprimentos) indica um sistema que se ocupa em cuidar da cadeia de suprimentos de uma empresa, função que significa selecionar as matérias-primas para que estas possam “ser transformadas em produtos intermediários ou acabados.”
Atribuições da cadeia de suprimentos
Segundo Soror, a cadeia de suprimentos pode ser compreendida como a integração de processos que tem como objetivo não somente atender fornecedores e clientes, mas de agregar valor e informações dos produtos e serviços aos consumidores e stakeholders .
Os sistemas SCM buscam: Maximização e criação de cooperações entre as partes envolvidas na cadeia produtiva, para que haja o atendimento mais eficiente e eficaz, com menores custos, das necessidades do consumidor;
SCM =/= LOGÍSTICA
Eficiências trazidas pelo SCM: Reestruturação de fornecedores; Integração da infraestrutura; Desenvolvimento de novos produtos.
Pontos críticos para a implementação de um SCM: Complexidade quanto ao conceito e sua aplicação de forma estratégica integrada; Alto investimento financeiro e de tempo; Planejamento e reengenharia da cadeia de suprimentos; Fatores técnicos e tecnológicos.
Componentes do SCM 1) Planejamento Canais de distribuição; Transporte do produto; Processos de distribuição; Estoque de materiais e produtos; Planejamento da demanda; Previsões de Vendas.
2) Compras Custo dos materiais; Qualidade dos fornecedores; Tempo de entrega Capacidade de entregar boa matéria-prima para o bom processo de produção.
3) Produção Transformar matérias-primas em produtos; Evitar desperdícios de materiais;