Este Slide tem como objetivo caracterizar o Baile medieval e o seu processo de surgimento.
Size: 221.21 KB
Language: pt
Added: Aug 25, 2017
Slides: 8 pages
Slide Content
Baile Medieval
Nos anos 600 de nossa era, a Igreja só admitia danças devotas, acompanhados de cânticos sagrados, que pretendessem exprimir um regozijo sadio e proporcionar uma aproximação com Deus.
Mas , os homens são teimosos e continuaram a dançar. E os senhores feudais permitiam a dança - como divertimento público – em seus domínios.
Após os torneios de cavalaria , quando se realizavam festas pomposas em que os dançarinos apareciam fantasiados e mascarados, representando de maneira cômica os fatos da vida feudal: dessa maneira, da ligação entre dança e teatro nascia o teatro medieval de caráter não religioso .
Com o Renascimento, nos séculos XV e XVI, a dança volta a assumir uma posição de primeira ordem nos costumes. Publicam-se tratados para ensinar os leigos a dançar graciosamente e os entendidos- os mestres de baile- organizam-se profissionalmente nas chamadas confrarias de bailarinos.
De fato, a dança, assim como também a música, fez parte da sociedade medieval desde as cortes até as camadas sociais mais baixas. Aos pares ou individualmente a dança traduz o sentido de integração das pessoas num grupo, o ritmo que experimentam é o mesmo e mesma é a sensação que vivem.
Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) Centro de Educação (CEDUC) Departamento de História Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) EEEMP Elpídio de Almeida Série: 1º Turno: Tarde Professor Supervisor: Eriberto Souto Bolsista: Natalia Santos
Referências: CONHECER, Dicionário Enciclopédico, VOL I. Disponível em: https ://www.google.com.br/search?q=baile+medieval&rlz=1C1AVNE_enBR704BR704&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjv7aq41PLVAhWDQ5AKHZUkCDAQ_AUICigB Acesso em: 13 de agosto de 2017 . Disponível em: http ://ceciliabazzottihistoriadanca.blogspot.com.br/2012/05/danca-na-idade-media-e-contexto.html Acesso em: 13 de agosto de 2017. Disponível em : https://vivadanca.wordpress.com/historia-da-danca/ Acesso em: 13 de agosto de 2017.