Zoologia dos invertebrados aplicada a ciências biológicas Prof.: ministrante = Gilmarcus
Componentes: Giselle silva mata Rita Cristiana brito Iasmim Sousa Carina Tito Teresinha do socorro Maria helena silva Suzana carneiro
Apresentação o presente RELATORIO apresenta uma síntese dos resultados encontrados, considerando que esses resultados podem trazer informações complementares à disciplina zoologia dos invertebrados aplicada a ciências biológicas.
Filos Blastocelomados
Os animais blastocelomados eram chamados antigamente e ainda em alguns livros de “pseudocelomados” ou reunidos em grupo heterogêneo chamado “asquelmintos”. Os pseudocelomados são dividos em alguns filos, dos quais iremos apresentar o: filo rotifera, filo nematoda , filo nematomorpha
FILO ROTIFERA
QUEM SÃO? São pequenos animais aquáticos, sendo que a sua maioria não excede 1mm., mas são extremamente diversos e complexos, onde a maioria das 2.000 espécies de rotíferos é de água doce, existindo uns poucos marinhos.
MORFOLOGIA GERAL DE UM ROTIFERO
O corpo dos rotíferos é divido em três partes: cabeça, tronco e pé.
REPRODUÇÃO
A reprodução dos rotíferos intriga os pesquisadores, uma vez que a maioria das espécies é partenogenética, inclusive não foram descritos machos em algumas espécies.
DOENÇAS CAUSADAS POR ROTÍFEROS
FILO NEMATODA
Os Nematoda são chamados de “vermes cilíndricos”, principalmente por causa da comparação com os platelmintos. Esta comparação com os platelmintos vem do fato que estes dois filos abrigam a maioria dos “vermes” de importância médico-veterinária.
MORFOLOGIA GERAL DE UM nematoda
Os nematoda possuem corpo cilíndrico, delgado e alongado, normalmente afilando em suas extremidades, sua epiderme poder ser celular ou sincicial e é recoberta por uma camada celular chamada de cutícula.
REPRODUÇÃO
Os nematodas são dióicos e exibem dimorfismo sexual, os machos normalmente são menores e possuem sua extremidade anterior encurvada. Em alguns, como os Ancylostomidae, o macho exibe uma bolsa copuladora na extremidade posterior.
Doenças causadas por nematoides
A áscaris lumbricoides é um exemplo de doença causada por nematoides. Consiste em um parasita que provoca, no ser humano uma doença conhecida como ascaridíase.
OUTROS FILOS MENOS DIVERSOS FILO NEMATOMORPHA
Este filo compreende 320 espécies de vermes cujos adultos possuem um corpo muito fino, semelhante a um cabelo como o crina de um cavalo, em média possui de 1 a 3mm de diâmetro e pode chegar em até um metro de comprimento.
Morfologia geral
Nematomorphas são conhecidos como vermes sem fim.
Reprodução
Os nematomorfos são dioicos, o sistema reprodutor do macho possui um nectonema ou dois testículos. As fêmeas possuem um par de ovários alongados.
DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATOMORPHA
São vermes que se alimentam absorvendo nutrientes através da parede do corpo, dos tecidos e fluídos do hospedeiro.