Slide Gênero Textual Notícia

jociluz 21,426 views 12 slides Mar 21, 2015
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA - SLIDE


Slide Content

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA Manchete ou Título Principal Título A uxiliar Lide Corpo da Notícia

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA Notícia – É o gênero básico do jornalismo, em que se relata um fato do cotidiano considerado relevante , mas sem opinião. É um gênero genuinamente informativo , em que, em princípio, o repórter não se posiciona, pois o que vale é o fato . (BALTAR, 2004, p. 133)

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação de uma forma geral, seja impressa em jornais ou revistas, divulgada pela Internet ou retratada pela televisão . Por meio das notícias as pessoas conhecem o mundo que as cerca, têm contato com ele, percebem sua dimensão central na vida contemporânea, conforme os interesses ideológicos de seus produtores. Por isso, há a preocupação em não transformar a notícia em mero espetáculo, mas sim num veículo de persuasão e convencimento , muitas vezes, de forma bem subjetiva.

Em virtude de a notícia compor a categoria louvada pelo ambiente jornalístico, caracteriza-se como uma narrativa técnica. Tal atribuição está condicionada principalmente à natureza linguística que, via de regra, revela traços de intensa subjetividade , ou seja , a imparcialidade neste âmbito é a palavra de ordem. Assim sendo, como a notícia pauta-se por relatar fatos condicionados ao interesse do público em geral , a linguagem necessariamente deverá ser clara, objetiva e precisa , isentando-se de quaisquer possibilidades que porventura tenderem a ocasionar múltiplas interpretações por parte do receptor.

A notícia é formada pelos seguintes elementos constituintes: Manchete ou título principal – Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, com vistas a despertar a atenção do leitor. Título auxiliar – Funciona como um complemento do principal, acrescentando-lhe algumas informações, de modo a torná-lo ainda mais atrativo. Lide (do inglês lead ) - Corresponde ao primeiro parágrafo, e normalmente sintetiza os traços peculiares condizentes ao fato, procurando se ater aos traços básicos relacionados às seguintes indagações: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê? Corpo da notícia – Relaciona-se à informação propriamente dita, procedendo à exposição de uma forma mais detalhada no que se refere aos acontecimentos mencionados.

TÍTULO, SUBTÍTULO, OLHO, LIDE DO JORNAL TÍTULOS: A característica mais comum aos títulos da imprensa é o seu destaque em relação à notícia. Na mídia impressa posicionam-se logo acima das respectivas notícias, na maioria dos casos. A característica mais comum aos títulos da imprensa é o seu destaque em relação à notícia. Na mídia impressa posicionam-se logo acima das respectivas notícias, na maioria dos casos.   O título é o elemento desencadeador do processo de compreensão das notícias, ativando e criando no leitor expectativas sobre o que está sendo relatado, provocando-o a prosseguir a leitura de determinada matéria. Nem sempre o mais importante é o dado mais interessante. Há casos em que a titulação dribla a regra: é comum ver títulos com conteúdos de menor relevância. São chamados “títulos tangenciais”. Estão mais presentes em jornais populares, onde os detalhes, às vezes, chamam mais atenção do que o fato em si . Marca a pertinência da matéria segundo quem a publica: quanto mais importante a notícia, mais destacado será seu título. Auxiliam no desenho estético do jornal, somando-se aos demais elementos: textos, fotos, gráficos, anúncios etc.    

Ante título : frase colocada acima do título. Sua função é complementar a informação do título, antecipando ao leitor dados que serão postos no lide e no corpo da matéria .

Lide ou lead É a abertura do texto da notícia ou da reportagem. O lead apresenta “sucintamente o assunto ou destaca o fato essencial, o clímax da história”. O chamado lide integral é o mais comum na imprensa brasileira. Responde a perguntas básicas (quem – o que – quando – onde – como – por que) e está concentrado no primeiro parágrafo ou nos dois parágrafos iniciais da notícia. Esse tipo de lide orienta a leitura, pois os parágrafos podem funcionar como desdobramento das informações contidas nos parágrafos introdutórios.   Características do título: capacidade de síntese : poucas palavras, informações contundentes; frase na ordem direta : (sujeito+verbo+complemento). A ordem indireta é possível, mas diminui o impacto da informação; predominância de substantivos : substantivos tendem a tornar os fatos concretos, mais “visíveis” aos olhos do leitor. Concretude dos substantivos também procura concisão; tempo presente : reveste a informação de atualidade, mesmo sabendo-se que o fato já é passado; títulos de primeira página e de páginas internas: os de primeira página costumam ser mais concisos e provocativos, para chamar a atenção do leitor, enquanto os das páginas internas são mais explicativos.

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS BALTAR, Marcos. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula . Caxias do Sul, RS: Educs , 2004. http :// www.portugues.com.br/redacao/anoticiaumgenerotextualcunhojornalistico.html http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2002-6.pdf http://www.espacoacademico.kit.net/ling_escrita.pdf
Tags