Tales de Mileto Alunos: ●Angelo Guilhermo Ferreira ● Elvis Oliveira Gomes ● Lucas Dias Xavier ● Leonardo Alves Feitosa
Tales de Mileto Tales de Mileto foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 623 a.C. ou 624 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 a.C. ou 558 a.C..
Tales de Mileto Tales de Mileto foi um importante filósofo, astrônomo e matemático da Grécia Antiga. É considerado, por muitos estudiosos, como sendo um dos sete sábios da Grécia Antiga Sete sábios, são eles: Pítaco de Mitilene, Periandro de Corinto, Tales de Mileto, Sólon de Atenas, Quílon de Esparta,Cleóbulo de Lindos e Bias de Priene . Tales era tido em sua cidade como um sábio, mas também como um homem prático: conta-se que, utilizando suas habilidades, soube prosperar como um hábil mercador .
Ele foi um dos fundadores da Escola Jônica de Filosofia . Atribuem-se a Tales diversas descobertas matemáticas, ele demonstrou que dois triângulos são iguais quando tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais. Tales demonstrou o cálculo da altura de uma pirâmide, baseado no comprimento de sua sombra. "Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria."
Tales de Mileto Segundo Tales, a origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. Nesse eterno movimento, aos poucos novas formas de vida e evolução iriam se desenvolvendo, originando todas as coisas existentes.
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto , ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles , tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Os astrônomos modernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado por Heródoto.