São Luis: Cidade dos azulejos Expoarte 2012 São Luis- 400 anos de história
A cidade de São Luís já nasceu multicultural. Foi fundada em 1612 por franceses, disputada pelos holandeses, até que, os portugueses a retomaram.
A convivência de brancos, índios e negros levou às gerações futuras um patrimônios histórico e cultural de rara beleza. Em 1997, a importância deste patrimônio foi reconhecida pela UNESCO com o tombamento da cidade como Patrimônio da Humanidade.
Não existe no mundo nada igual ao acervo cultural e arquitetônico de São Luís ”..
A frase da UNESCO reconhece na capital maranhense uma das joias do planeta. O reconhecimento como Patrimônio Histórico da Humanidade,em 1997, faz justiça a uma nobreza secular que ganha mais brilho com o passar do tempo.
Reunindo mais de 3.000 edificações, o Centro Histórico de São Luis possibilita ao visitante a vertiginosa sensação de uma viagem através do tempo.
O bairro histórico, onde se concentrou a fervilhante atividade de São Luis do passado, ostenta hoje mais de 200 edificações restauradas.
São inúmeras e instigantes, as curiosidades que cercam o Centro Histórico de São Luis. Suas ruas possuem nomes poéticos e cobrem-se com o brilho das fachadas azulejadas e a beleza dos incontáveis telhados.
Os azulejos são portugueses, franceses e holandeses, como quase tudo que diz respeito à história da ilha.
Há pedras de cantaria portuguesa nas calçadas seculares por onde, pelo menos uma vez, passaram grandes nomes da nossa cidade, como Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo , Ferreira Gullar, Sousândrade e Josué Montello .
Em cada beco, em cada esquina, nas variadas fachadas recobertas com azulejos há uma história a ser contada. Talvez por isso diga a lenda: “Quem por aqui per noita, amanhece poeta”.