Slides-trabalho-biossegurança em hospitais.pptx

saraferraz09 289 views 51 slides May 18, 2024
Slide 1
Slide 1 of 51
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51

About This Presentation

Slides de trabalho sobre acidentes de trabalho na área hostalar


Slide Content

SEGURANÇA DO TRABALHO Professora: Luiza Razzini Grupo : Rossiele , Debora, Sara, Rafael e Diná

A segurança do trabalho pode ser atendida como um conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do servidor I n t r o d u çã o

São orientações que definem procedimentos que devem obrigatoriamente ser aplicada para a proteção da saúde e segurança dos profissionais. Elas são elaboradas por comissão específica formulada por representantes do governo, empregadores e trabalhadores. PORTARIA Nº 3.214, DE 08 DE JUNHO DE 1978

PORTARIA Nº 3.214, DE 08 DE JUNHO DE 1978 7.2.2. O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores , privilegiando o instrumental clínico - epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho . 7.2.3. O PCMSO deverá ter caráter de prevenção , rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho , inclusive de natureza subclínica , além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores . 7.2.3. O 7.2.4. O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores , especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais Norma regulamentadora .

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DA SEGURANÇA DO TRABALHO ? SELECIONAR METODOLOGIA PARA INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES ANALISAR CAUSAS DE ACIDENTES DETERMINAR CAUSAS DE ACIDENTES INVESTIGAR PERDAS RECORRENTES ELABORAR RELATÓRIO DE ACIDENTES DE TRABALHO PROPOR RECOMENDAÇÕES TÉCNICA S VERIFICAR EFICÁCIA DAS RECOMENDAÇÕES

VOCÊ SABE QUAL A REAL IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO AMBIENTE HOSPITALAR? Por ser um local onde se cuida de vários pacientes, o hospital requer o máximo de segurança – para os enfermos e os profissionais envolvidos. Os riscos podem ser os mais diversos, biológicos ou não.

Segurança e saúde são preocupações gerais, seja dos trabalhadores ou dos empresários. A medicina preventiva pode ser o segredo para acabar com essas preocupações e ainda para reduzir gastos com tratamento de doenças que podem ser evitadas, especialmente as “doenças da modernidade” como o estresse, ansiedade e depressão.

MEDI D AS DE PREVENÇÃO

AS PESSOAS PERGUNTAM: O QUE PODE SER FEITO PARA PREVENIR OS ACIDENTES DE TRABALHO NA ENFERMAGEM? Um meio de prevenir ou diminuir os riscos de acidentes de trabalho por microrganismos patógenos seria fazer o uso correto de medidas de prevenção, como utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), não reencapar agulhas e descartá-las imediatamente após o seu uso junto ao lixo de perfurocortantes, educação.

QUAL O PAPEL DA ENFERMAGEM NA SEGURANÇA DO TRABALHO? Todos os acidentes hospitalares são de de trabalho das áreas alto risco. Por ter um envolvimento direto com doenças e operar com aparelhos que oferecem riscos a quem os manipula, sem o devido cuidado, o dano à saúde do trabalhador e/ou dos pacientes pode ser irreversível

QUAL O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES? O enfermeiro instrui sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e adotam medidas para minimizar os riscos à saúde. Essas ações preventivas são essenciais para evitar doenças ocupacionais e garantir a segurança dos trabalhadores.

SEGURANÇA DO PACIENTE: IMPORTÂNCIA, CUIDADOS E COMO IMPLEMENTAR Ações em prol da segurança do paciente devem fazer parte da rotina de qualquer estabelecimento de saúde. Afinal, elas diminuem danos ao doente, com efeito positivo para os gestores, equipe médica e demais funcionários. Menor tempo de recuperação, maior qualidade de vida e melhora na imagem institucional estão entre os benefícios de investir nessas estratégias.

Segurança do paciente é um conjunto de medidas para reduzir prejuízos à saúde decorrentes do cuidado do doente Conforme define o Ministério da Saúde: “A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura”. O QUE É SEGURANÇA DO PACIENTE?

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

É todo dispositivo ou produto de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos que ameaçam a segurança e a saúde no trabalho. Os equipamentos de EPI evitam o alto risco de doenças decorrentes da manipulação de produtos químicos e, inclusive, do contato com fluidos corporais. Proporcionam qualidade no atendimento e, consequentemente, a satisfação de todos (pacientes, familiares, colaboradores e instituição).

RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR Comprar EPIs apropriados ao risco de cada atividade; Oferecer equipamentos com CA, o Certificado de Aprovação; Armazenar o EPI de maneira adequada; Substituir o EPI, se ele for extraviado ou danificado; Higienizar e realizar a manutenção periódica do EPI, caso seja de uso prolongado; Exigir a utilização de EPIs; Treinar os colaboradores para o uso correto desses equipamentos; Comunicar o Ministério do Trabalho a respeito de qualquer irregularidade em relação ao EPI RESPONSABILIDADES DO EMPREGADO Usar o EPI hospitalar apenas para o fim ao qual se destina; Manter o equipamento em boas condições, responsabilizando- se por sua conservação e seu armazenamento; Comunicar ao empregador qualquer modificação que torne o EPI inadequado para uso; Seguir as recomendações do empregador sobre o uso apropriado do equipamento de proteção

O empregador está sujeito a multas se deixar de cumprir as regras vigentes, como o fornecimento de EPI ou equipamento adequado às funções dos colaboradores. Da mesma maneira, o empregado pode ser punido com advertências e, se houver reincidência, até mesmo com a dispensa por justa causa, caso descumpra as normas de segurança.

QUAIS SÃO OS EPIS

MASCARAS COM F ILTRO QUIMICO É indicado para profissionais que necessitam manipular substâncias químicas tóxicas PFF2/N95 É aconselhado para a proteção contra doenças específicas, pois impede completamente que os agentes nocivos à saúde e presentes no ar acessem as vias aéreas.

Devemos lembrar que, depois do uso, os equipamentos descartáveis são considerados lixo hospitalar, portanto, devem ser lançados em lixeira específica e devidamente identificada. Esse cuidado evita a contaminação por agentes infecciosos. Quanto aos EPIs reutilizáveis, é fundamental que sejam destinados a locais específicos para correta higienização e esterilização.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA

São equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o trabalhadores dos objetivo de proteger os riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva. Portanto, sua finalidade é zelar pela saúde e pela integridade física dos colaboradores, pacientes, visitantes e fornecedores que frequentam o local.

FITAS ZEBRADAS PLACAS EXTINTORES CORRIMÃO ALGUNS EPCS CHUVEIRO DE EMERGÊNCIA SISTEMA DE VENTILAÇÃO LAVA- OLHOS

NORMAS DE SEGURANÇA By Group Borcelle

O QUE SÃO AS NORMAS REGULAMENTADORAS (NR) As Normas Regulamentadoras, conhecidas como NRs, são diretrizes obrigatórias que visam garantir a segurança e saúde dos trabalhadores no Brasil. Elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, elas abrangem uma ampla gama de aspectos relacionados ao ambiente de trabalho.

E QUAIS SÃO SEUS PAPÉIS? Entre as várias NRs, as NRs relacionadas à saúde destacam- se por seus papéis cruciais na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Essas normas estabelecem procedimentos obrigatórios para identificar, avaliar e controlar riscos à saúde dos empregados.

PRINCIPAIS NORMAS DE SEGURANÇA NA ENFERMAGEM

NR- 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPIS Já a NR- 6 é considerada uma das principais normas regulamentadora estabelecida para a indústria. Ela abrange todas as orientações com relação ao EPI (Equipamento de Proteção Individual) que diz respeito à fabricação, compra, fornecimento, treinamento, uso adequado, higiene e também conversação.

NR- 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais do Trabalho Por fim, a NR24 define as condições de higiene e conforto no ambiente de trabalho. Portanto, todos os locais devem adequar seus locais para refeições, banheiros, alojamentos, vestiários, vestimenta de trabalho, entre outros.

NR- 32: Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Quem trabalha no campo da saúde, a NR 32 é uma norma muito importante, visto que ela é responsável por salvaguardar a segurança dos trabalhadores que atuam nesse setor, evitando acidentes físicos, químicos e biológicos.

O que é a NR 7 e PCMSO A Norma Regulamentadora 7 é a norma que determina a implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Operacional (PCMSO) nas empresas para prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, independente do número de funcionários. Ex.: Exame admissional.

Principais acidentes de trabalho no setor da assistência à saúde

Definição de acidente de trabalho: Qualquer acidente que ocorra na execução do trabalho a serviço da empresa ou instituição, que gere lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho. 

A maior parte dos acidentes de trabalho em hospitais acontece na enfermagem Esses trabalhadores estão expostos a diversos riscos vindos do desenvolvimento de atividades assistenciais diretas e indiretas cuidados prestados diretamente a pacientes organização, limpeza, desinfecção de materiais, de equipamentos e do ambiente

A maior parte dos acidentes de trabalho em ambiente hospitalar acontece entre técnicos de enfermagem, respondendo por mais da metade do número total de acidentes.

FATORES QUE ENSEJAM A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRABALHO

Na enfermagem há exposição do trabalhador a cargas biológicas e a acidentes ao manipular pacientes com doenças transmissíveis, feridas cirúrgicas contaminadas, ostomias [aberturas no corpo que o conectam com o meio externo] e outras secreções humanas. Estão também expostos a riscos ao desenvolverem as rotinas de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais contaminados. Falta de EPIs em quantidade e qualidade adequadas; não-treinamento do pessoal de enfermagem contra acidentes de trabalho. Verifica-se que a maioria dos trabalhadores resistem ao correto uso do EPI, aumentando a exposição a acidentes por cargas biológicas.

Há também exposição a cargas fisiológicas, por exemplo: o peso excessivo ao transportar pacientes; manter-se em postura inadequada e incômoda para protege-lo e pô-lo em posição adequada. A exposição prolongada e constante a essas cargas pode causar doenças osteoarticulares com limitações físicas.

ESTATÍSTICAS SOBRE ACIDENTES DE TRABALHO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Os acidentes de trabalho nas atividades de atenção à saúde humana correspondem a cerca de 10% do total de acidentes de trabalho no Brasil. Dentre as diversas atividades econômicas, as que mais têm acidentes são mineração, construção civil, agricultura e indústrias madeireira, mecânica e metalúrgica.

Acidentes de trabalho no setor de Saúde e Serviços Sociais em comparação com as demais atividades econômicas Acidentes de trabalho ocorridos no setor Saúde e Serviços Sociais Acidentes de trabalho nos demais setores de atividades econômicas Fonte: Cardoso, Telma A. de Oliveira. Biossegurança e qualidade dos serviços de saúde. Curitiba: InterSaberes, 2016 .

Acidentes de trabalho no setor de Saúde e Serviços Sociais no ano de 2022 Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-07/acidentes-de-trabalho-no-brasil-chegaram-612-mil-no-ano-passado#:~:text=Trabalhadores%20da%20sa%C3%BAde&text=A%20atividade%20de%20atendimento%20hospitalar,de%20313.654%20no%20mesmo%20per%C3%ADodo.

PRINCIPAIS TIPOS DE ACIDENTES DE TRABALHO

Acidentes de trabalho com profissionais de saúde de um hospital universitário O risco biológico é o que se apresenta com maior intensidade entre os profissionais que prestam assistência à saúde, pois os acidentes que envolveram material biológico (material perfurocortante e fluídos corporais) corresponderam a 76% das ocorrências neste hospital. Outras pesquisas apontaram que este tipo de acidente representa de 40% a 90% do total de acidentes de trabalho em ambientes hospitalares. Aproximadamente 90% das exposições ocorreram devido ao reencapamento de agulhas, ao manuseio incorreto de equipamentos nos procedimentos cirúrgicos e à manipulação do lixo no descarte, sem o devido cuidado. Fonte: Artigo científico publicado em 2009

Os acidentes com material perfurocortante infectado com sangue são responsáveis por 80 a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde.

Fonte: CIPA do Hospital Regional de São José. Disponível em: http://cipahrsj.blogspot.com/2013/03/acidentes-de-trabalho-precisamos.html

Os agentes infecciosos a que os trabalhadores da saúde mais estão expostos são os vírus das Hepatites B e C, e o vírus HIV.

É considerado perfurocortante qualquer objeto que contenha cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas que sejam capazes de cortar ou causar perfurações, como bisturis, seringas e utensílios de vidro utilizados em laboratório. Cuidados aos manuseá-los para não se ferir: Nunca reencapar agulhas após o uso Nunca desconectar agulhas após o uso Sempre que possível usar seringas e lancetas com dispositivos de segurança Estar sempre atento para a movimentação de pessoas próximas Usar técnica correta ao quebrar ampolas Descartar os resíduos de forma segura

Referências CARDOSO, Telma A. de Oliveira. Biossegurança e qualidade dos serviços de saúde. Curitiba: InterSaberes , 2016. MEDICINA S/A. Setor de atendimento hospitalar lidera ranking de acidentes de trabalho. 2023. Disponível em: <medicinasa.com.br/ saude -acidentes-trabalho/>. Acesso em: 02 de Mai. 2024. BAKKEL, Hanne Alves; ARAÚJO, Nelma M. Chagas de. Acidentes de trabalho com profissionais de saúde de um hospital universitário. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/prod/a/BF9Shyyhf7zx8Jzq7v8FcRf/>. Acesso em: 02 de Mai. 2024. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MEDICINA DO TRABALHO . Ministério da Previdência divulga acidentes de trabalho de 2020. 2022. Disponível em: <https://www.anamt.org.br/portal/2022/03/21/previdencia-divulga-acidentes-de-trabalho-de-2020/#:~:text=Os%20casos%20de%20assist%C3%AAncia%20m%C3%A9dica,casos%20a%20menos%20em%202020> Acesso em: 02 de Mai. 2024. GANDRA, Alana. Acidentes de trabalho no Brasil somam 612 mil em 2022 . 2023. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br /geral/noticia/2023-07/acidentes-de-trabalho-no-brasil-chegaram-612-mil-no-ano-passado>. Acesso em: 02 de Mai. 2024. REVIVER. Dica sobre Materiais Perfurocortantes . 2021. Disponível em: <https://www.reviverepossivel.com/dica-sobre-materiais-perfurocortantes/>. Acesso em: 09 de Mai. 2024.