Prof. Dr. Eleonardo Rodrigues Terapia Cognitivo Comportamental e Hipnose - Hipnoterapia Cognitiva
Aula 01 História da Hipnose
Hipnose e Religião Magnetismo Principais teóricos Tópicos
Objetivos Aprender a importância da evolução histórica da hipnose. Desmistificar mitos e conceitos. Destacar teóricos que contribuiram com a história da hipnose.
Sono de Adão. Gênesis 2:21- 22 21 Então, o S ENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. 22 E da costela que o S ENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe- a a Adão. Imagem: Costela de Adão Fonte: Pixabay, 2021.
Principais teóricos da hipnose Sono de Adão. Demonologia. Templo do sono no antigo Egito. Altos sacerdotes do Klem. Religiões mediúnicas.
Principais teóricos da hipnose Franz Anton Mesmer (1734- 1815) (1775) Tese de formatura: “De Planetarum Influxu”. Magnetismo animal. Incipiência da psicoterapia ocidental. Pe. José Custódio de Faria (1756- 1819) O magnetismo animal não tinha interferência de fluidos. O sujeito em transe é o único agente ativo. James Braid (1795- 1860) – Escocês. Os fenômenos mesméricos, eram decorrentes da fadiga sensorial. Origem do nome HIPNOSE – monoideísmo. James Esdaile (1808- 1859) – Escocês. Operou hidrocele e elefantíase escrotal.
Principais teóricos da hipnose Jean Martin Charcot (1825-1893) Catalepsia – Letargia – Sonambulismo/Histeria. Liébault (1823- 1904) e Bernheim (1840-1919). Hipnotismo enquanto sugestão ≠ histeria. Sigmund Freud (1856- 1939) Histeria/sugestão – Abandono – Psicanálise.
Principais teóricos da hipnose Pierre Janet (1859-1947) “Essa profunda decadência e esse desaparecimento tão rápido, após um tão grande entusiasmo e um tal desenvolvimento, não podem deixar de ser surpreendentes... um eclipse passageiro... um acidente momentâneo na história da psicoterapia...” Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) Reflexos Incondicionado e Condicionado. Milton H. Erickson (1901-1980) Estados Alterados de Consciência Educação x Imposição (PASSOS; LABATE, 1998; PINCHERLE et al., 1985).
Principais teóricos da hipnose no Brasil David Akstein (1923-2003) Terpsicoretranseterapia (TTT) ou hipnose cinética. Apresentou seu método em 1965 no Congresso Internacional de Hipnose em Paris. Calille Júnior Em 1961 registra o termo HIPNIATRIA de base pavloviana no Centro de Catalogação da Câmara Brasileira de Livros N.o 615.8512. Hipniatria ≠ Hipnoterapia. Antonio Carlos de Moares Passos (1856-1939) Dessensibilização Sistemática e Visualização Cênica. Em 1974 defende a tese de doutorado sob o titulo Hipniatria: técnicas e aplicações em fobias, na Universidade Federal de São Paulo.
Principais teóricos da hipnose no Brasil João Jorge Cabral Nogueira Fundou e organizou eventos científicos e as principais associações de Hipnose. Cria a AUTOSCOPIA que significa: visão própria, interna e representa a capacidade de visualização interna em transe hipnótico. Célia Martins Cortez Silva Editora- Chefe da Revista Brasileira de Hipnose. Ex- Presidente da Associação Brasileira de Hipnose (ASBH). Especialização em PSIQUIATRIA pela PUC- RJ e HIPNIATRIA pela UNIRIO. Professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sofia Bauer Médica psiquiatra e hipnoterapeuta. Pioneira da Hipnoterapia Ericksoniana no Brasil. Publicou livros de hipnoterapia, e formou muitos hipnólogos.
História e Evolução da hipnose no Brasil Em 1861 , no Rio de Janeiro, foi fundada A Sociedade de Propaganda do Magnetismo, propondo- se a edição de um jornal chamado O Magnetismo . Na época de sua fundação foi enviado a Dom Pedro II a petição para aprovação dos estatutos. Esta petição foi respondida um ano depois, em 1862, pelo conselho de estado composto por: José Antônio Pimenta Bueno, Marquês de Olinda e Visconde de Sapucaí, com a seguinte restrição: “que as experiências magnéticas e aplicação do magnetismo, como meio terapêutico não fossem senão por médico completamente reconhecido” (MAIA, 2013).
História da Hipnose no Brasil Em 1957 é fundada a Sociedade Brasileira de Hipnose Médica (David Akstein, Antonio Montera, Álvaro Brada, Moraes Passos, Enio Lima...). Em 9 de julho de 1958 foi fundada a Sociedade Brasileira de Hipnodontia no Rio de Janeiro. Em 1959, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas criou o Departamento de Hipnodontia. Em 1961 houve o I Congresso Brasileiro de Hipnologia e o I Congresso Pan- americano de Hipnose na cidade do Rio de Janeiro (MAIA, 2013).
História da Hipnose no Brasil Em 1973 são fundadas simultaneamente as Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo e Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro. Em 1974 a Sociedade de Hipnose Médica teve seu nome alterado para Sociedade Brasileira de Hipnose (MAIA, 2013). A partir de 2005 devido ao novo Código Civil Brasileiro , tiveram suas denominações alteradas para AHE- SP, ABHME- RJ, ASBH.
História da Hipnose no Brasil Em 1993 foi fundada a Sociedade de Hipnologia do Paraná , Curitiba, tendo como fundadores Myron Saling e Nelso Massetto. No ano de 1995 é fundado o Instituto Milton H. Erickson , na cidade de Belo Horizonte, sendo filiada à Fundação Milton Erickson dos EUA (MAIA, 2013).
Considerações finais Hoje a hipnose terapêutica é praticada por clínicos da área da saúde seguindo as normas de seus conselhos de classe. Há vários espaços de formações oferecidos pelo Brasil por profissionais liberais , institutos, faculdades e universidades. Para aprofundamento em hipnose procure uma entidade credenciada ao seu conselho de classe que favorecerá teoria e prática coerentes.
Dica Convido você a aprofundar a vasta história da hipnose e descobrir suas teorias implícitas. A hipnose é considerada a primeira forma de psicoterapia ocidental.
Referências Bibliográficas MAIA, J. P. Início e Desenvolvimento da Hipnose no Brasil. In: FERREIRA, M. V. C. Manual Brasileiro de Hipnose Clínica. São Paulo: Atheneu, 2013. PASSOS, A. C. M.; LABATE, J. Hipnose: Considerações Atuais São Paulo: Atheneu, 1998. PINCHERLE, L. T. & Cols. Psicoterapias e Estados de transe. 2ª ed. São Paulo: summus, 1985. RODRIGUES, Eleonardo. P (organizador). Psicologia e psicoterapia cognitivo- comportamentais: filosofia, intervenção e história. Curitiba: CRV, 2018. ROSSI, Ernest. A psicobiologia da Cura Mente- Corpo: novos conceitos de hipnose terapêutica. São Paulo: Editorial Psy, 1997.