Cap. 05-A Sociologia política e o fenômeno do poder “As sociologias” Cada ciência tem diversos ramos de atuação, de divisão interna, de percepção de sua constituição, com a ciência da sociedade não é diferente. A sociologia objetivista ou estruturalista preocupa-se com o modo pelo qual a estrutura social influencia, limita, determina, estimula ou impede o comportamento dos indivíduos. Seu maior representante é Émile Duekheim .
A sociologia subjetivista Sua ênfase recai no sujeito , no indivíduo, na forma como ele vê o mundo e não nas estruturas sociais. Dentro desta concepção, o mundo social deve ser entendido a partir das ideias, das noções e das formas pelas quais os indivíduos percebem o mundo social. Por exemplo, de que maneira os indivíduos entendem e se agregam a determinados grupos religiosos, e não como o mesmo determina suas vidas.
“As” Sociologias Como vimos, a vida social é condicionada por várias variantes, por isso As várias especializações da sociologia, dentre ela, neste capítulo destacamos a sociologia política, e a partir deste “ aprouch ” podemos levantar questões como: O que é política? O que se quer dizer quando se diz que uma pessoa faz política? A política é uma parte fundamental da vida social? Você participa ativamente da vida política do seu país? Qual a sua visão sobre política?
Política é disputa entre grupos diversos ou líderes autorizados para interferir nos processos decisórios de recursos sociais escassos. Política é conflito e conflito em torno de interesses
Processos de decisão política
Legislativo - Criação das leis O poder legislativo brasileiro é exercido pelo Congresso Nacional, que, por sua vez, é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. As duas casas possuem poder equivalente, mas características distintas. Executivo - Execução das leis O poder executivo no Brasil é composto pela Presidente da República no âmbito federal (atualmente Dilma Rousseff), pelos governadores no âmbito estadual e pelos prefeitos no âmbito municipal. Judiciário - Fiscaliza o cumprimento das leis Sua função principal é verificar a legalidade das leis em relação à constituição. No âmbito federal, é composto pelos tribunais superiores, entre os quais um dos mais importantes é o Supremo Tribunal Federal.
O que é comportamento político Os comportamentos políticos nas organizações representam um domínio singular das relações interpessoais no ambiente de trabalho, sendo considerado um fenômeno complexo, persuasivo e por vezes ambíguo. As organizações são instituições intrinsecamente políticas, já que são conjuntos de pessoas com interesses diversos e potencialmente conflituosos, imperando relações entre tais interesses, conflitos e, como sistemas de atividade política, a influência e o poder .
A concepção de política para Weber Segundo Max Weber (1864-1920) é a capacidade que um indivíduo tem de impor a sua vontade a um indivíduo ou grupo de indivíduos.