Somos todos iguaizinhos Bartolomeu Campos de Queirós Ilustrações de Guto Lacaz
Ser igual é fácil, é só olhar e copiar! Ser diferente é difícil, é só olhar e se expressar! Se somos todos iguais o mundo fica mais pobre. Se somos todos diferentes o mundo fica mais nobre! Ser igual é perder a diferença e não marcar a presença! Bartolomeu Campos de Queirós ilumina uma história aparentemente chata. E Guto Lacaz cria o novo sobre o repetido.
Somos todos iguaizinhos
A galinha mãe do pintinho Tinha linha amarelinha Para prender o filhinho. A galinha mãe do pintinho Tinha fitinha fininha Para enfeitar a filhinha..
O pintinho de pintinhas p iava afinadinho. A pintinha de fitinha p iava muito fininho.
Galinho pai do pintinho c ompra sempre farelinho c om dinheiro trocadinho.
Galinho pai da pintinha c ompra sempre farelinho c om punhado de pratinhas.
Os galinhos compradinhos e muito companheirinhos e paizinhos dos dois pintinhos c hegam sempre bem cedinho na banca do mercadinho e pedem muito juntinhos um-um qui-qui-li-li-nho-nho de-de fa-re-li-nho-nho.
As galinhas comadrinhas e muito companheirinhas e mãezinhas dos dois pintinhos com peninhas penteadinhas a cordam os dois filhinhos c antando delicadinhas: p in-pin-ti-ti-nho-nha pin-pin-ti-ti-nho-nha.
Os paizinhos dos pintinhos s ão donos do terreirinho o nde vivem bonitinhos o s filhinhos comportadinhos - tão igualzinhos aos paizinhos.
As mãezinhas dos pintinhos s ão damas do terreirinho o nde vivem bonitinhos o s filhinhos tão certinhos i gualzinhos às mãezinhas. Agora o pintinho é galinho. Agora a pintinha é a galinha e são dois namoradinhos.