_O Império Songhai, também conhecido como o Império Songhay foi um estado pré-colonial africano e grande civilização ocidental,em Mali. Do início do século XV até o final do século 16, Songhai foi um dos maiores impérios africanos da história. Este império tinha o mesmo nome de seu grupo étnico líder, os Songhai. Sua capital era cidade de Gao, onde um pequeno estado Songhai já existia desde o século XI. _Ali Kolen é como se chama o verdadeiro fundador do império songhai . •Introdução:
• Características: _ Localiza-se na África,na r egião noroeste do continente. _Um dos maiores impérios africanos da História. _Sua base de poder era sobre a volta do R io Níger nos dias atuais Níger e Burkina Faso . _Capital: Gao. _Religião: Islamismo. _Língua Oficial: Songai. _Forma de Governo: Monarquia.
• Política: _A organização política dos Songhais provavelmente foi melhorada em comparação ao antigo suserano. Fazia-se toda uma cerimônia para a entronização , com direito a espada e insígnia. A gama de funcionários tinham que se postar de modo muito formal, com vestimentas de seda e cerimoniais como o de se despir e passar o pó na cabeça, ou em postos mais elevados farinha. • Economia _Do início do século XV até o final do século XVI, Songai foi um dos maiores impérios africanos da história. Sua economia se destacava na exploração de minas de sal e ouro, canalização do rio Níger, perfuração de poços, agricultura, pesca e pecuária. Por sua localização geográfica no centro de Sahel sudanês, o Império era uma região privilegiada para o comércio trans-saariano, o rio Níger que o atravessava,facilitava as comunicações.
• Derrota dos Songhai: _Com a morte de Ali, um de seus melhores generais, chamado Mohammed , usurpa o trono do herdeiro e inaugura a dinastia askya. É quando o Império Songhai alcança o seu apogeu. As riquezas do Império Songhai , sobretudo ouro e sal, acabaram despertando a ambição dos marroquinos, que já em 1584 enviaram uma primeira expedição. Fome e sede, porém, barraram os soldados invasores no deserto. Seis anos depois, uma nova tentativa. O sultão marroquino envia uma expedição de 4 mil homens armados, sob o comando do mercenário espanhol El D'Jouder . Dessa vez, as armas de fogo se impõem, e os Songhai são derrotados na batalha de Tondibi, em março de 1591. El D'Jouder se instala em Tombuctu, e dali envia riquezas ao Marrocos: camelos carregados de ouro bruto, pimenta, chifres e uma espécie de madeira usada para tingir tecidos, além de cavalos, eunucos, anões e escravos de ambos os sexos. Túmulo de Mohammed.