Os f enômenos m ediúnicos sempre existiram Espiritismo: ESTUDO E DIVULGAÇÃO
Espiritismo: amadurecimento da humanidade; conhecimento de outras ciências. Revelações Divinas: nível de entendimento dos homens do seu tempo.
A respeito desses fenômenos, muitos homens ilustres manifestaram-se favoravelmente. Sócrates, Platão, Pitágoras, Empédocles, Apolônio de Tiana , Buda, etc.
5 Filósofo grego, ateniense. Nasceu em 470 a.C. Desencarnou em 399 a.C . Foi condenado à morte
6 Filósofo grego, Ateniense . Nasceu entre 427 e 428 a.C . Desencarnou em 347 a.C . Discípulo de Sócrates
7 Pitágoras (582 a. C – 497 a. C)
8 O FENÔMENO ESPÍRITA ENTRE ALGUNS POVOS
9 Os Vedas
10 ENTRE OS POVOS SELVAGENS E PRIMITIVOS CURANDEIROS FEITICEIROS ADIVINHOS Kahunas Polinésia Lobashas Abissínia M’logos Indígenas da África Pagés Brasil Feiticeiros-médicos Zulus, esquimós e samoiedis
11 Entre os HINDUS DESDE TEMPOS IMEMORIAIS, SACERDOTES E FAQUIRES NA ÍNDIA: - EVOCAVAM OS ESPÍRITOS. - OBTINHAM GRANDES FENÔ- MENOS COM O MAGNETISMO .
12 NA CHINA PRIMITIVA Os sacerdotes evocavam os “AVOENGOS” para: ASSESSORAR OS GOVERNANTES DAR CONSULTAS AO POVO: casamentos, lavoura (plantios e colheitas), solução de problemas. NOS PAGODES
13
14
15 A BÍBLIA ÊXODO: 20 OS 10 M ANDAMENTOS DITADOS PELOS ESPÍRITOS SUPERIORES À MOISÉS NO MONTE SINAI Emmanuel “O CONSOLADOR” - Q. 269
16 Relatos Bíblicos
17 Do céu ouve-se uma voz que diz:
18 Saulo, a caminho de Damasco, vê um clarão que lhe cega os olhos, cai do cavalo, é quando escuta a voz do Senhor.
19 PRECURSORES IMEDIATOS PRECURSORES IMEDIATOS DA DOUTRINA ESPÍRITA
EMMANUEL SWEDENBORG O famoso clarividente sueco, Emanuel Swedenborg, dotado de largo potencial de forças psíquicas .
ANDREW JACKSON DAVIS Um outro notável precursor foi Andrew Jackson Davis, magnífico sensitivo e considerado como “o profeta da nova revelação”.
22 EMMANUEL SWEDENBORG
23 ANDREW JACKSON DAVIS
24 OS FENÔMENOS HYDESVILLE E AS MESAS GIRANTES Hydesville era uma pequena cidade no interior do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
ALGUNS DELES OCORRERAM COM REPERCUSSÕES QUE ULTRAPASSARAM OS LIMITES CONTINENTAIS LOCALIZAÇÃO DE HYDESVILLE 32KM DA CIDADE DE ROCHESTER E PRÓXIMO DA DIVISA COM O CANADÁ. FENÔMENOS ESPIRITUAIS DAS IRMÃS FOX
26 POUCAS CASINHAS DE MADEIRA, ALGUNS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E MUITA CALMA. 1846 – COMEÇARAM A OUVIR GOLPES NA CASA DE ALGUÉM DENOMINADO VECKMANN, NA VILA CHAMADA HYDESVILLE NO ESTADO DE NOVA IORQUE. 1847 – A CASA FOI VENDIDA A UMA FAMÍLIA DE MEMBROS DA IGREJA EPISCOPAL METODISTA. A FAMÍLIA FOX LÁ INSTALOU-SE EM 11 DE DEZEMBRO.
27
MORADIA DA FAMÍLIA FOX
29
O primeiro ano da família Fox em Hydesville correu sem incidentes, embora vez por outra, observassem ruídos estranhos à semelhança de “arranhaduras” nas paredes. Em meados de março de 1848, tais ruídos atingiram proporções gigantescas: pancadas, arrastar de móveis e tremores nas camas .
A família estava decidida a mudar-se, quando na noite de 31 de março de 1848 (data que os americanos consideram como de fundação do “novo espiritualismo”), a menina Kate, de 11 anos, decide “interrogar as pancadas”.
32 IRMÃS FOX: KATE, MARGARETH E LEAH
Diz Kate: “- Senhor pé rachado, faça o que eu faço.” E bateu 3 palminhas. Imediatamente ouviu 3 pancadas. Margarete, sua irmã de 14 anos, achou interessante e disse: “Agora sou eu; faça assim.” E bateu 4 palmas. Quatro pancadas ressoaram. Dialogo através de das meninas KATE , MARGARETH.
34 A partir daí centenas de pessoas foram chamadas a presenciar o fenômeno e, através de um alfabeto, representando as letras através de pancadas, eles descobriram que estavam conversando com um “morto”.
Chamava-se Charles Rosnan , havia sido assassinado naquela casa há 5 anos. Indicou o local onde seu corpo estava enterrado, o que posteriormente foi confirmado .
36 HYDESVILLE MEMORIAL PARK
37 DOS E.U.A O FENÔMENO MIGROU PARA A EUROPA
38 Utilizando-se de recursos mediúnicos de uma ou mais das pessoas presentes, as entidades desencarnadas, através de pancadas nas mesas ou movimentos, respondiam inteligentemente às perguntas dos curiosos.
39 Após os acontecimentos de Hydesville , tornou-se “a coqueluche da sociedade francesa”, aquilo que ficou conhecido com o nome de mesas girantes.
40 Informam os historiadores que nos anos de 1853 a 1855, as mesas girantes constituíam, em P aris , verdadeiros passatempo, sendo diversão quase obrigatória nas reuniões sociais.
41 ALLAN KARDEC - O HOMEM Na cidade de Lion, na França, nasceu no dia 3 de outubro de 1804, aquele que se celebrizaria sob o pseudônimo de Allan Kardec.
42 ALLAN KARDEC - O HOMEM Em Lion fez os seus primeiros estudos, seguindo depois para Yverdon , na Suíça, a fim de estudar no instituto do célebre professor Pestalozzi .
43 ALLAN KARDEC - O HOMEM O instituto desse abalizado mestre era um dos mais famosos e respeitados em toda a Europa .
44 Desde cedo Hippolyte Léon tornou-se um dos mais eminentes discípulos de Pestalozzi, estando inclusive, com a idade de 14 anos, ensinando aos condiscípulos menos adiantados, tudo o que aprendia.
45 Concluídos os estudos em Yverdon , regressou a Paris , onde se tornou conceituado mestre não só em letras , como na ciência .
46 Distinguindo-se como notável pedagogo e divulgador do método Pestalozziano .
47 Conhecia diversas línguas, entre elas o italiano e alemão, tendo traduzido várias obras para o francês .
48 Como pedagogo, Rivail publicou numerosos livros didáticos.
49 Apresenta na mesma época, planos e métodos referentes à reforma do ensino francês.
50 Contraiu matrimônio com a professora Amelie Gabrielle Boudet , conquistando uma preciosa colaboradora . O casal não teve filhos .
51 O CODIFICADOR COMEÇA A MISSÃO DE ALLAN KARDEC 1854 - ouviu falar pela primeira vez nas mesas girantes através do amigo Fortier , um pesquisador emérito do Magnetismo (Kardec a época interessava-se também pelo estudo desta ciência).
52 O CODIFICADOR Em princípio , Kardec revelou-se cético , face à sua posição de livre pensador , de homem austero, sincero e observador.
53 Exigindo provas, mostrou-se inclinado à observação mais profunda dos ruidosos fatos amplamente divulgados pela imprensa francesa.
54 No ano 1855 - aceita o convite para assistir a uma sessão de mesas girantes, e vendo o fenômeno, ele se interessa profundamente .
55 Vê ali um fenômeno inusitado que deveria merecer um exame cuidadoso.
Hypolyte descreve as suas impressões iniciais : " Eu entrevia, naquelas aparentes futilidades, no passatempo que faziam daqueles fenômenos , qualquer coisa de sério, como que a revelação e uma nova lei, que resolvi estudar a fundo .”
“Tive o ensejo de ver comunicações contínuas e respostas a perguntas formuladas, algumas vezes, mentalmente, o que acusavam a intervenção de uma inteligência estranha.”
58 O grande material estudado por ele, mais as centenas de questões propostas às Entidades Luminosas, deram condições ao professor Rivail de publicar a sua primeira obra, O Livro dos Espíritos , em 18 de abril de 1857 . 1857 ESTA DATA PASSOU A SER CONSIDERADA COMO A DE FUNDAÇÃO DO ESPIRITISMO.
59 09/10/1861 AUTO DE FÉ DE BARCELONA
Kardec, em defesa do espiritismo, afirmava embora com grande tristeza, a seguinte verdade: “podem-se queimar livros, não ideias ”.
61 Fundou em 1º de janeiro de 1858 a Revista Espírita , órgão mensal que deveria assumir um papel importantíssimo na divulgação da Doutrina. R EVISTA E SPÍRITA (1º Jornal Espiritista do mundo ) 01/01/1858.
62 E em 1858 no dia 1º de abril , ele funda a primeira sociedade espírita com o nome de Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas .
63 No dia 15 de janeiro de 1861 lança O Livro dos Médiuns , e depois, sucessivamente, O Evangelho Segundo o Espiritismo , O Céu e o Inferno , e A Gênese . 1861 1864 1865 1868
OBRAS DA CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA Allan Kardec: o homem que aceitou o compromisso de codificar os ensinamentos dos Espíritos e que organizou O Livro dos Espíritos e as demais obras que consolidaram o Espiritismo, realizou sua tarefa com denodo. 1857 1861 1864 1865 1868
31 de Março de 1869 ( dia do seu desencarne ) "Pelo espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua consequência inevitável".
EPITÁFIO DE KARDEC "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei."
OBRIGADO, KARDEC !
Fonte: Slides - Pesquisa , compilação e formatação de Maria Souza (Olhão – Portugal) Allan Kardec (Volume I, II e III) - Zêus Wantuil e Francisco Thiesen O Evangelho Segundo o Espiritismo - Introdução - Allan Kardec Obras Póstumas - Allan Kardec As Mesas Girantes - Zêus Wantuil A História do Espiritismo - Arthur Conan Doyle Grupo Espírita Allan Kardec www.luzdoespiritismo.com