SURREALISMO ORIENTADORA: Rizeane Santos | 3° série do E.M. COMPONENTES: Ana Letícia, Cínthia Garcia, Letícia Moura, Manuella Ferreira, Mariana Resende, Marília Gabrielly e Nataly Santana.
O QUE É O SURREALISMO 01 CONCEITOS FUNDAMENTAIS!
SURREALISMO A arte surrealista não esteve restrita ao campo das artes plásticas, também teve grande influência sobre outras manifestações, como a literatura, o teatro, a escultura e o cinema. No início do século XX, surgiram algumas vanguardas artísticas em Paris, sendo uma delas o surrealismo. O movimento teve origem como uma reação ao materialismo e ao racionalismo da sociedade ocidental. Inúmeros movimentos artísticos, incluindo o surrealismo, surgiram nos chamados “tempos loucos”, o período entre as duas Grandes Guerras (1918 a 1939). Havia grande incerteza em relação à manutenção da paz, algo que criou um desejo de viver intensamente o presente.
SURREALISMO Nesse período de insatisfação e desequilíbrio, diversos movimentos artísticos foram delineados, possibilitando uma nova interpretação e expressão da realidade. Tais movimentos tornaram-se conhecidos como “vanguardas europeias”. O surrealismo tem como principais influências o Dadaísmo e a pintura metafísica de Giorgio de Chirico (1888-1978).
SURREALISMO Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle. A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento.
SURREALISMO Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.
SURREALISMO Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto de partida para uma nova linguagem artística. A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo.
DESTACANDO OS ARTISTAS 02
RENÉ MAGRITTE Grande artista e pintora mexicana CONHECENDO ARTISTAS DO SURREALISMO SALVADOR DALI O mais conhecido dos artistas surrealistas Artista belga que buscou ilustrar obras mais realistas JAON MIRO Escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista FRIDA KAHLO
SALVADOR DALI A Tentação de Santo Antão (1946) A Tentação de Santo Antão (1946)
JOAN MIRO Retrato de Enric Cristòfol Ricart (1917) Interior holandês (1928) Le corps de ma brune (1925)
FRIDA KAHLO FRIDA E DIEGO RIVERA (1931) O QUE A ÁGUA ME DEU MINHA MÃE E EU
FRIDA KAHLO AS DUAS FRIDAS Autorretrato en la frontera entre el abrazo de amor de el universo, la tierra (México), yo, Diego y el Señor Xólotl”.
RENÉ MAGRITTE GOLCONDA (1953) LE VIOL (1935) O FILHO DO HOMEM (1964)
AGRADECEMOS ! COMPONENTES: Ana Letícia, Cínthia Garcia, Letícia Moura, Manuella Ferreira, Mariana Resende, Marília Gabrielly e Nataly Santana. ORIENTADORA: Rizeane Santos. Please keep this slide for attribution