Tabelas de probabilidade.pptxnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

PedroCosta645667 37 views 21 slides Jun 19, 2024
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

klllllllllllll


Slide Content

Tabelas de probabilidade

Tabelas de probabilidade Definição Considera a experiência aleatória que consiste em «rodar a roleta uma vez e observar o número do setor indicado pela seta». O espaço de resultados é .   A tabela de probabilidades de uma experiência aleatória associa a cada acontecimento elementar dessa experiência a sua probabilidade.

Tabelas de probabilidade Probabilidade de um acontecimento O espaço de resultados de uma experiência aleatória é um acontecimento certo, logo a sua probabilidade é igual a ( ou ).     A soma das probabilidades dos acontecimentos elementares de uma experiência aleatória é igual a .   A probabilidade de um acontecimento composto é igual à soma das probabilidades dos acontecimentos formados por cada um dos resultados que o compõe.

Tabelas de probabilidade Acontecimentos elementares equiprováveis Se os acontecimentos elementares de uma experiência aleatória forem equiprováveis , então a probabilidade de cada um é igual a:   Repara que, como os setores da roleta têm a mesma área, têm a mesma probabilidade de sair e, portanto, os seis acontecimentos elementares desta experiência são equiprováveis . Assim, podemos concluir que cada um dos seis acontecimentos elementares têm probabilidade igual a .  

Tabelas de probabilidade Tabelas de probabilidade A tabela de probabilidades da experiência aleatória que consiste em «rodar a roleta uma vez e observar o número do setor indicado pela seta» é a que se apresenta a seguir. Setor 1 2 3 4 5 6 Probabilidade             As tabelas de probabilidades também podem ter as probabilidades indicadas em percentagem e em dízima.

Tabelas de probabilidade Tabelas de probabilidade Considera agora a experiência aleatória que consiste em «rodar a roleta uma vez e observar a cor do setor indicado pela seta». O espaço de resultados desta experiência é o seguinte: Repara que:                        

Tabelas de probabilidade Tabelas de probabilidade Assim, a tabela de probabilidades da experiência aleatória que consiste em «rodar a roleta uma vez e observar a cor do setor indicado pela seta» é a seguinte: Cor Verde Laranja Azul Probabilidade       Os acontecimentos elementares desta experiência aleatória não têm todos a mesma probabilidade.

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 1 A Rita, o Pedro e o Jorge vão fazer um jogo, para decidirem qual dos três será o porta-voz de um grupo de trabalho. O jogo consiste em lançar, uma só vez, um dado, como o da figura ao lado, e adicionar os três números da face que fica voltada para cima. Adaptado de Teste Intermédio de 9º ano, 03/02/2010 Os amigos combinaram que se a soma dos três números fosse: um número par, o porta-voz seria o Pedro; um número ímpar maior do que , o porta-voz seria a Rita; i gual a , o porta-voz seria o Jorge. Qual dos três amigos tem maior probabilidade de ser o porta-voz do grupo?  

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 1 | Resolução Se a soma dos três números fosse um número par, o porta-voz seria o Pedro.           Se a soma dos três números fosse um número ímpar maior do que , o porta-voz seria a Rita.             Se a soma dos três números fosse , o porta-voz seria o Jorge.                    

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 1 | Resolução (continuação) A tabela de probabilidades associada ao jogo que consiste em lançar, uma só vez, um dado e adicionar os três números da face que fica voltada para cima, de modo a decidir qual dos três amigos será o porta-voz do grupo é a seguinte:             Conclui-se que o tem maior probabilidade de ser o porta-voz do grupo.   Porta-voz Pedro Rita Jorge Probabilidade      

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 2 Considera a experiência aleatória: «Lançar uma moeda equilibrada duas vezes seguidas e registar as faces voltadas para cima.» Constrói a tabela de probabilidades desta experiência aleatória. Calcula a probabilidade de saírem duas faces euro. Calcula a probabilidade de sair exatamente uma face euro. Qual é a probabilidade de sair pelo menos uma face euro? Face nacional ( )   Face euro ( )  

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 2 | Resolução Para ser mais fácil identificar os resultados possíveis desta experiência aleatória, podemos elaborar um diagrama em árvore. .º lançamento   .º lançamento   Casos possíveis         designa-se por par ordenado , uma vez que se trocarmos a ordem das letras obtemos outro par diferente.  

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 2 | Resolução (continuação) A tabela de probabilidades associada à experiência aleatória que consiste em «lançar uma moeda equilibrada duas vezes seguidas e registar as faces voltadas para cima» é a seguinte: Sequências possíveis Probabilidade Sequências possíveis Probabilidade         Observa que os resultados possíveis que formam o espaço de resultados são e têm todos a mesma probabilidade de ocorrer. Assim, cada um dos acontecimentos elementares terá probabilidade igual a .  

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 2 | Resolução (continuação)                        

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 3 Na figura ao lado estão três bolas indistinguíveis ao tato e numeradas de a . As bolas vão ser colocadas dentro de um saco opaco.   Constrói a tabela de probabilidades das experiências seguintes. «Retirar, ao acaso, duas bolas do saco, uma a seguir à outra, não repondo a primeira antes de retirar a segunda, e registar a soma dos números retirados.» «Retirar, ao acaso, duas bolas do saco, uma a seguir à outra, repondo a primeira antes de retirar a segunda, e registar a soma dos números retirados.»

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 3 | Resolução Para cada uma das experiências aleatórias, de modo a perceber quais são os resultados possíveis, vamos elaborar uma tabela de dupla entrada com todas as possibilidades. «Retirar, ao acaso, duas bolas do saco, uma a seguir à outra, não repondo a primeira antes de retirar a segunda, e registar a soma dos números retirados.» 1 2 3 1 2 3 Possibilidades na ª extração   1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3 Possibilidades na ª extração                                      

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 3 | Resolução (continuação) Espaço de resultados:   1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3                   A seguir, apresenta-se a tabela de probabilidades da experiência aleatória «Retirar, ao acaso, duas bolas do saco, uma a seguir à outra, não repondo a primeira antes de retirar a segunda, e registar a soma dos números retirados.» Soma 3 4 5 Probabilidade      

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 3 | Resolução (continuação) Espaço de resultados:   1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3                   A seguir, apresenta-se a tabela de probabilidades da experiência aleatória «Retirar, ao acaso, duas bolas do saco, uma a seguir à outra, não repondo a primeira antes de retirar a segunda, e registar a soma dos números retirados.» Soma 3 4 5 Probabilidade            

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 3 | Resolução (continuação) Para cada uma das experiências aleatórias, de modo a perceber quais são os resultados possíveis, vamos elaborar uma tabela de dupla entrada com todas as possibilidades. «Retirar, ao acaso, duas bolas do saco, uma a seguir à outra, repondo a primeira antes de retirar a segunda, e registar a soma dos números retirados.» 1 2 3 1 2 3 Possibilidades na ª extração   1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3 Possibilidades na ª extração                                      

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 3 | Resolução (continuação) Espaço de resultados:   1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3                   A seguir, apresenta-se a tabela de probabilidades da experiência aleatória «Retirar, ao acaso, duas bolas do saco, uma a seguir à outra, repondo a primeira antes de retirar a segunda, e registar a soma dos números retirados.» Soma 2 3 4 5 6 Probabilidade          

Tabelas de probabilidade EXERCÍCIO 3 | Resolução (continuação) Espaço de resultados:   1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3                   A seguir, apresenta-se a tabela de probabilidades da experiência aleatória «Retirar, ao acaso, duas bolas do saco, uma a seguir à outra, repondo a primeira antes de retirar a segunda, e registar a soma dos números retirados.» Soma 2 3 4 5 6 Probabilidade