Tauismo

1,388 views 8 slides Apr 03, 2012
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

É uma doutrina filosófica-religiosa e um conjunto de práticas sagradas. É um sistema politeísta de crenças que assimila e lementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa. Procura a integração do ser humano na realidade cósmica primordial e tem um carácter contemplativo. Fazem o culto dos antepassados, os rituais de exorcismo e todas as práticas mágicas. Foi iniciado por Lao Tsé e desenvolvido por inúmeros mestres. Surgiu na China, no séc. VI a.C.. Tauismo

O tai chi é o símbolo do Tauismo: 1. representa o mundo visível. 2. representa o princípio criador. 3. apresenta o universo em movimento e constante mutação. 4. representa o yin e o yang , as duas forças fundamentais da mutação.

Origem e evolução do Tauismo: - Lao Tsé (“Velho Mestre”) , o fundador do Tauismo, terá nascido por volta do ano 604 a.C., na região de Chou. - A vida e obra de Lao Tsé estão envolvidas em mitos e lendas (é difícil distinguir a verdade do mito) . - Os ensinamentos de Lao Tsé foram desenvolvidos pelos seus discípulos, sobressaindo Chuang Tsé e Lu Tsu. - No séc. II, Chang Tao Lin criou o movimento do Mestre Celeste, que aboliu as práticas demoníacas e restaurou a verdadeira ortodoxia.

- Nos séc. XIII-XIV desenvolveu-se o grupo da Verdade Perfeita, que, influenciado pelo Budismo, criou mosteiros de monges celibatários. - O Tauismo posterior introduziu ainda a esperança no regresso de Lao Tsé, venerado como santo que haveria de instaurar um reino de paz e justiça para todos os puros. - O Tauismo tornou-se uma religião universal contando atualmente com mais de uma centena de milhões de seguidores (China, Coreia, Taiwan, Hong Kong).

Os 3 livros fundamentais do Tauismo : - I Ching (livro das Mutações): base do pensamento dos antigos mestres tauistas e confucianos. - Tau Te Ching (Livro do Caminho e da Virtude): apresenta o caminho para se viver em harmonia. - Nan Hua Ching (livro da Flor do Sul).

Princípios fundamentais do Tauismo: - Tau é o primeiro princípio imutável que rege o universo, a ordem e a harmonia do mundo. - Tudo provém do Tau. - Tau é identificado com a divindade suprema (ou seja, Deus). - Tau é o modelo de todo o comportamento humano e a via da salvação, através da renúncia ao mundo e aos prazeres da vida. - Te é a força vital, o poder de levar o Tau a realizar-se em todas as coisas. - Yin e Yang são as forças em movimento e equilíbrio. O caos e a desordem, tanto na natureza como na vida social, são frutos do desequilíbrio destes dois elementos. - A pessoa deve aprender a equilibrar o seu yin e o seu yang a fim de viver em harmonia com o Tau.

- A procura da longevidade ou da imortalidade sempre foi um elemento essencial no tauismo. - O Tauismo integrou nas suas doutrinas a crença na reencarnação e inseriu os Bodisatvas no seu panteão. - Existe ume hierarquia de deuses submetidos à autoridade do deus supremo. - o deus supremo é uma trindade divina (os 3 Puros: Primeiro Celeste, Precioso Celeste e Caminho) em que cada divindade representa um aspecto do Tau inefável e transcendente .

Objectivos da espiritualidade tauista: 1. Busca da imortalidade através da: a) alquimia exterior: busca do elixir (físico) da imortalidade (medicina chinesa). b) alquimia interior: conjunto de práticas de meditação (Yoga). 2. Conduzir a vida com base nos valores morais (cumprir boas ações). Principais ritos tauistas: - entoação de mantras, cantos sagrados e orações; - rituais exorcistas para expulsão dos espíritos malignos, rituais salvíficos para libertar as almas dos defuntos ainda prisioneiros; - confissão dos seus pecados e jejuns; - práticas de meditação e exercícios de yoga.
Tags