TecnologiasdeVoz11111111111111111111.pptx

709210238 12 views 23 slides Sep 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation


Tecnologias de Voz


Slide Content

Tema: Tecnologias de voz

Introdução As tecnologias de voz vieram para ficar e serão usadas de maneira muito positiva em diversos setores. Sem sombra de dúvidas, elas vão mudar a maneira como interagimos no ambiente digital, trazendo mais personalização para nossa experiência, além de cumprir a nobre tarefa de ampliar as possibilidades de comunicação entre os seres humanos.

Tecnologias de voz A tecnologia de voz surgiu com a criação do telefone por Alexander Graham Bell . Essa tecnologia consistia na transmissão de som por meio de impulsos elétricos nas vias telefônicas. Ao longo dos séculos, essa tecnologia foi sendo sofisticada. Com o surgimento do telefone sem fio, a voz era transmitida por radiofrequência. Já com os smartphones, ela passou a ser transmitida por ondas eletromagnéticas.

Importância da tecnologia de voz A missão da tecnologia de voz foi a de facilitar as comunicações humanas, rompendo as barreiras de distâncias geográficas. Ela também vem sendo usada para facilitar a interação do ser humano com as máquinas, os equipamentos e softwares de uso diário, bastando que um comando de voz seja dado a um assistente virtual.

VOIP versos PSTN PSTN A PSTN ( Public Switched Telephone Network, ou Rede Telefônica Pública Comutada ) é o sistema de telefonia tradicional que, originalmente, transmitia dados de voz analógicos por meio de fios de cobre. Uma Rede Telefônica Pública Comutada , ou PSTN , também é conhecida como um Serviço Telefônico Antigo Simples, ou POTS. Os telefones fixos dependem deste sistema com fio para fazer chamadas.

Como funcionam as linhas telefônicas PSTN Quando o usuário faz uma chamada, o telefone converte o som em sinais elétricos e transmite o sinal para um terminal através de um cabo. O terminal recolhe o sinal e transmite-o para o Escritório Central, uma central local ou de comutação que pode ter milhares de linhas. O Escritório Central conecta seus assinantes a uma linha PSTN. O Escritório Central de recebimento envia a chamada para o terminal de recebimento e roteia a chamada para o receptor apropriado. Quando a chamada chega ao receptor, os sinais elétricos são convertidos de volta em som.

VoIP VoIP é um acrônimo para Voz sobre Protocolo de Internet e permite que os usuários façam e recebam chamadas telefônicas através de uma conexão com a Internet, em vez de usar telefones fixos tradicionais. O VoIP transmite o tráfego de voz através de uma conexão com a Internet ou serviço WAN privado e elimina a necessidade de redes de comutação de circuitos para chamadas telefônicas. O VoIP usa codecs para transformar áudio em pacotes de dados, transmite-os através de uma rede IP e transforma os pacotes de volta em áudio na extremidade receptora da chamada. Muitas organizações obtêm seus serviços VoIP de provedores de comunicações unificadas em nuvem.

Provedores de VOIP O provedor de serviços VoIP usará uma série de servidores para fazer uma conexão de um telefone VoIP para outro dispositivo VoIP, conectar a chamada ao PSTN para executar uma chamada VoIP para um telefone fixo ou celular ou converter uma chamada fixa ou celular em um dispositivo VoIP.

Gafanhoto. O Grasshopper é o provedor de VoIP mais popular (e por um bom motivo). Ele oferece uma solução VoIP robusta e totalmente funcional para todos os dispositivos móveis. Ele permite que você adicione um sistema de telefone comercial virtual ao seu telefone pessoal. CloudTalk. CloudTalk ajuda a criar uma estrutura de telefonia de rede virtual para atendimento ao cliente e equipes de vendas de forma eficiente. Teclado de discagem. O Dialpad Talk é um serviço telefônico comercial criado para ajudá-lo a ter melhores conversas, não importa onde elas aconteçam.

Nextiva. Nextiva oferece um equilíbrio perfeito entre recursos essenciais e preços razoáveis. Bitrix24. Bitrix24 oferece um serviço VoIP gratuito e funciona com call centers para chamadas de entrada e saída e como um sistema PBX interno. Face azul. Blueface é capaz de lidar com eficiência com toda a configuração do sistema de telefonia e telefones PBX em nuvem. Além disso, permite que as empresas se concentrem em seus principais recursos, fornecendo uma plataforma de comunicações unificadas.

MessageBird MessageBird oferece uma solução VoIP eficiente e contínua para interagir com os clientes por meio de qualquer canal por meio de uma única plataforma. JustCall. (Apenas ligue) JustCall é um provedor de VoIP fácil de configurar para empresas. Ele oferece ótimos recursos e serviço altamente confiável. ZoiPer. ZoiPer é um provedor de VoIP intuitivo mais adequado para os requisitos de negócios de todos os tamanhos.

Dispositivos ATA ATA é a sigla para Adaptador de Telefone Analógico . Ou seja, é um dispositivo que se conecta ao telefone convencional e à Internet ao mesmo tempo, transformando a voz do usuário em sinais digitais. • Serial ATA É uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos. Os cabos Serial ATA são formados por dois pares de fios (um par para transmissão e outro par para recepção) usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando 7 fios, o que permite usar cabos com menor diâmetro que não interferem na ventilação do gabinete.

• SATA É uma interface de comunicação que permite a dispositivos como discos rígidos, SSDs , unidades de DVD / Blu-ray e afins serem conectados à placa-mãe de um desktop, servidor ou notebook seguindo dois princípios básicos: a de que a conexão seja feita de modo fácil e seguro (impedindo que o conector seja encaixado incorretamente, por exemplo) e de que proporcione boa velocidade de transferência de dados. • PATA O PATA faz transferência de dados de forma paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes estivessem “lado a lado”. No SATA, a transmissão ocorre em série, como se os dados estivessem em “fila”. A transmissão paralela de dados (geralmente com 16 bits por vez) causa um problema conhecido como ruído, que consiste em interferências que podem resultar em perda de informação.

Dispositivos IP-PHONE O telefone IP é um aparelho fixo muito similar ao telefone analógico convencional. De um modo simples, esse é um aparelho de telefone integrado a um conversor. A função principal é transmitir dados em voz. Mas esse aparelho também pode funcionar como fax e como outras formas de comunicação, dependendo do modelo escolhido. Ele é conectado à rede de Internet e oferece opções vantajosas para os setores de atendimento e vendas das empresas O telefone IP também pode ser utilizado para realização de chamadas em vídeo. Isso desde que os aparelhos usados para esta conexão possuam tecnologia suficiente.

Funcionamento do dispositivo Essa tecnologia tem uma diversidade de softwares poderosos que, configurados corretamente, reduzem o tempo de espera e otimizam a comunicação com a empresa. Os telefones IP, também chamados de telefones SIP, endpoints sip ou softphones (aplicativo instalado no computador, tablet ou smartphone), possuem a capacidade de se conectarem diretamente a internet, conseguindo receber voz, dados e imagens. Esse equipamento faz parte da chamada telefonia IP.

Componentes de telefonia PBX A Private Branch Exchange ( PBX ) é uma rede telefônica privada para sua propriedade (ou empresa). Um PBX permite discagem interna e externa, para que os usuários possam se comunicar entre si e com o mundo exterior. Ele fornece recursos como ramais, música de espera, roteamento de chamadas, filas de espera, conferência de chamadas e gerenciamento de chamadas fora do expediente.

• Redes com troca de circuito Uma rede com troca de circuito é uma rede na qual existe uma conexão dedicada. Uma conexão dedicada é um circuito ou canal configurado entre dois nós para que eles possam se comunicar. • Redes com troca de pacotes A comutação de pacotes é uma técnica que divide uma mensagem de dados em unidades menores chamadas pacotes. Os pacotes são enviados para seus destinos pela melhor rota disponível e, em seguida, são reagrupados na extremidade de recepção. PBX (Central Privada de Comutação Telefônica) Um PBX permite que usuários ou assinantes do PBX compartilhem um determinado número de linhas externas para fazer chamadas telefônicas consideradas externas para o PBX.

• IP PBX Um IP PBX é um PBX que dá suporte ao protocolo IP para conectar telefones usando uma LAN com troca de pacote ou Ethernet e envia suas conversas de voz em pacotes IP. • Protocolo de Internet por voz (VoIP) O VoIP (Protocolo de Internet por voz) é uma tecnologia que contém hardware e software que permite que as pessoas usem uma rede baseada em IP como o meio de transmissão para chamadas telefônicas. • Gateways VoIP Um gateway VoIP é um dispositivo de hardware ou produto de terceiros que conecta um PBX herdado à sua LAN. O gateway VoIP permite que o sistema PBX se comunique com seus servidores de Caixa de Correio e Acesso ao Cliente do Exchange 2013 executando os serviços de Roteador unificado de mensagens e mensagens unificadas do Microsoft Exchange.

Tecnologias PABX IP A sigla PABX ( Private Automatic Branch Exchange ) pode ser traduzida, em português, para Troca Automática entre Ramais Privados é um elemento da infraestrutura de TI utilizado em boa parte das corporações há bastante tempo, um sistema capaz de centralizar toda a comunicação telefônica interna entre os setores, ou externa, como serviços de atendimento aos clientes. A tecnologia responsável por esse formato de comunicação telefônica é a VOIP (Voice over IP ou “Voz sobre IP”, traduzindo). É, necessariamente, a utilização de uma rede de comunicação com endereçamento por IP para o tráfego de voz em tempo real.

• PABX Analógico O PABX Analógico é um equipamento projetado para receber linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia. • PABX Digital O PABX Digital une os recursos físicos do analógico com algumas funções que tornam-se possíveis somente por causa do adendo da tecnologia. • PABX IP Trata-se de uma tecnologia que utiliza o sistema VoIP (Voz sobre IP), por meio do qual a rede de dados trabalha de maneira similar à telefonia fixa. Permite o uso de ramais virtuais em qualquer aparelho que tenha acesso à internet, que pode ser o seu smartphone, computador ou tablet.

• PABX Híbrido Essa solução reúne as melhores características dos modelos analógico e digital, com a implementação da tecnologia IP, permitindo a interligação entre filiais com chamadas gratuitas. • PABX Virtual O PABX Virtual facilita o trabalho remoto, permitindo que os colaboradores atendam chamadas mesmo em trânsito. Para ativar o PABX Virtual, é preciso somente uma conexão de internet rápida e segura. • PABX Nuvem Pode até parecer que é outro novo serviço, mas o PABX Nuvem é uma outra forma de se referir ao virtual. O termo “nuvem” se deve ao fato de que o sistema todo usa a tecnologia de computação em nuvem.

Conclusão As tecnologias, em especial a de voz, vêm conquistando espaço no cotidiano das pessoas em larga escala, sendo utilizadas para os afazeres diários da população. Podemos concluir, portanto, que em um contexto online e competitivo, com necessidade de comunicação constante, simultânea e quase instantânea, aqueles que não se adequarem a essas premissas certamente sofrerão os impactos indesejados da falta de atualização em um futuro não muito distante

FIM
Tags