TELHADO DE MADEIRA - ESTRUTURA Camila Costa Fernandes Cristiane Gois Cangussu
FUNÇÃO DO TELHADO Suporte para cargas pesadas; Segurança; Beleza.
Tesoura A Tesoura é o principal elemento estrutural do telhado de madeira. O nome Tesoura é devido a sua forma triangular. A Tesoura de um telhado também é uma estrutura em treliça, ou seja, a tesoura é uma treliça de madeira.
Elementos da Tesoura Pendural: Peça vertical da Tesoura. Recebe as cargas das peças diagonais. Diagonal: Tem esse nome devido a sua posição diagonal na Tesoura. Responsável por receber as cargas das terças. Chapuz ou Calço: Responsável por travar as Terças nas Diagonais. Linha: Peça inferior da Tesoura. Tem a função de distribuir as cargas da tesoura para a viga ou pilar ou peça estrutural que ela estiver apoiada .
Terças, Caibros e Ripas Terças: Peças que estão posicionadas na longitudinal dos telhados. Responsável por unir as Tesouras do telhado e por receber a carga dos caibros e distribuir para as Tesouras. Caibros: Tem a posição transversal em todo o telhado. Responsável por receber as cargas das ripas e transferir para as terças. Ripas: Tem a posição longitudinal nos telhados, como as terças. Nas ripas que são apoiadas as telhas cerâmicas. São responsáveis, também, por transferir a carga (peso) das telhas e transferir para os caibros.
Cumeeira, Rincão, Espigão e Beiral Cumeeira: Parte superior do telhado. É o divisor de águas do telhado. A telha que vai sobre a cumeeira é chamada de Selote. Espigão: Linha diagonal que liga a cumeeira a testeira. Sobre o espigão também vão as telhas selote. Rincão: Quando duas águas do telhado se encontram em uma parte baixa, chama-se rincão ou água furtada. Essas águas estão sempre perpendiculares uma com a outra, ou seja, estão a 90° uma com a outra. Beiral: Parte do telhado que se projeta além das paredes externas da edificação (casa, prédio, edícula, área pra churrasqueira, etc ). Testeira: Acabamento do telhado em madeira, geralmente peça com 15cm de largura.
Inclinação dos Telhados Os telhados de madeira geralmente tem inclinação de 30%. Entretanto verifique com o fabricante das telhas qual a inclinação de telhado recomendada. É muito importante seguir a indicação de inclinação para que seu telhado não tenha refugo de água em chuvas prolongadas e de ventos fortes. O refugo de água é quando a água da chuva que cai pelo telhado entra por entre as telhas causando vazamento. Isso só acontece se o telhado tiver inclinação menor que o indicado, assim a água que cai sobre ele escorre com velocidade menor, entrando por entre as telhas.
Normas Técnicas de Referência NBR 15575-5:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de coberturas NBR 7190:1997 – Projeto de estruturas de madeira
MADEIRA INDICADAS PARA TELHADOS
Maçaranduba Também chamada de Piraju, a Maçaranduba está entre as madeiras mais indicadas para construção de telhado. Conhecida pela alta resistência e dureza, ela se destaca também pelo preço mais acessível. Por outro lado, pode ser um pouco difícil de trabalhar e exige alguns cuidados a mais com os parafusos de fixação.
Cambará Essa é outra madeira muito utilizada na construção de telhados. Bastante resistente à umidade, sendo indicada para regiões onde chove em demasia, ela é bem dura, mas fácil de trabalhar. Destaque também para o preço mais em conta.
Garapeira Conhecida pela grande resistência às ações da umidade e de cupins, a garapeira oferece excelente acabamento, aparecendo como ótima escolha para ficar aparente, como nos casos de telhados de garagens sem forro e varandas, por exemplo.
Sucupira Na lista das melhores madeiras para usar no telhado não pode faltar a Sucupira, que apresenta muita resistência à umidade e às ações de cupins e fungos. Ela é relativamente fácil de ser trabalhada, podendo resultar em diferentes tipos de acabamentos. Apesar da boa usabilidade, ela é difícil de encontrar no mercado, exigindo bastante pesquisa por parte do interessado .
Eucalipto O uso do eucalipto no telhado exige cuidado, pois trata-se de uma madeira que pode rachar com facilidade. Por isso, fique atento ao comprar, verificando se ele está totalmente seco, tratado e armazenado em estufa. É importante ressaltar ainda que o eucalipto é bastante suscetível ao ataque de cupins, característica que leva muitas pessoas a desistir da sua utilização. Porém, o preço baixo do eucalipto é uma vantagem .
Angelim Leve e resistente, o Angelim é outra das madeiras boas para telhados, aparecendo bem em diferentes projetos de construção. Suas características também o fazem uma boa escolha para a fabricação de portas e esquadrias, entre outras estruturas.
Peroba do Norte Dura e sem presença de nós, a Cupiuba , como ela também é conhecida, tem alta resistência a fungos e cupins, consistindo em outra boa escolha para a construção do telhado.
É preciso ficar atento às características do material, verificando se ele apresenta podridão, se já foi atacado por insetos e se tem boa aparência, entre outros detalhes. Leve em conta também o tipo de telha que será usado (telhas mais pesadas exigem madeiras mais fortes e resistentes) e tente encontrar um meio termo entre preço e qualidade.
Por onde iniciar o desenho do telhado Primeiramente considera-se a planta baixa da construção, s e a construção estiver localizada próxima à divisa, devem-se colocar calhas e condutores para as águas pluviais, detalhes que devem ser especificados na projeção da cobertura; Em seguida consideram-se; a altura da caixa d’água e o tipo de telha escolhida para a cobertura, definindo-se então o “caimento”, inclinação que deve ser projetada para o telhado . As inclinações são anotações indispensáveis no projeto, são descritas em porcentagem (%). A inclinação ideal do telhado em geral é especificada pelo fabricante da telha a ser utilizada, e pode ter uma grande variação, chegando até 60
A lgumas definições básicas O tipo de telha; O tamanho da telha; A unidade de medida e A inclinação da telha.
Como calcular a inclinação de um telhado 10% é equivalente a 10/100, ou ainda: 10 dividido por 100. Adotando a unidade de medida em centímetros (cm), temos: 10% = 10cm/100cm, ou seja, a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado avança 10cm na vertical.
Cálculo Cumeeira S e o telhado tem inclinação de 30% = 30/100 = 30cm de altura a cada 1,0m de largura, logo a cada 4,0 de largura temos 120cm ou a 1,20m de altura. Se eu conheço a distância do telhado, no caso 4 metros e a inclinação do telhado caso 30%, onde H é altura da cumeeira teremos : Fórmula de Pitágoras. H = 4 m x 30 % = 1,20 m