teoria de campo.pptxCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

FernandesJoseCarneir 16 views 21 slides Sep 07, 2025
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC


Slide Content

TEORIA DE CAMPO P = pessoa A = ambiente psicológico V = espaço de vida C = comportamento

TEORIA DE CAMPO Pessoa é tudo que dentro de uma entidade única e exclusiva se difere do todo por suas características peculiares e únicas. Ambiente psicológico Ambiente psicológico é aquilo que é percebido e interpretado pela pessoa e que está relacionado com as suas necessidades pessoa Espaço de vida São todos os fatos que existem para a pessoa e que é constituído da pessoa e do ambiente psicológico

TEORIA DE CAMPO CAMPO PARA O INDIVÍDUO

TEORIA DE CAMPO ESPAÇO DE VIDA

TEORIA DE CAMPO Comportamento é resultado da interação entre pessoa e ambiente psicológico. Toda vez que há uma mudança no espaço de vida de uma pessoa o comportamento muda A tarefa da psicologia é dizer qual o comportamento que resulta do espaço de vida de uma pessoa C = f(P + A) EX. quando há um problema muito sério na família, pode ser que o seu campo (espaço de vida) assuma essa configuração. Há um alargamento da percepção do estrato reservado a família, com o agrupamento de outras áreas, e o seu comportamento está todo influenciado pela prevalência família. B= família A,C,D – outros espaços de vida C

TEORIA DE CAMPO ESPAÇO DE VIDA O primeiro passo em uma investigação psicológica é estabelecer a natureza dos fatos que existem na fronteira do espaço de vida, uma vez que eles ajudam a determinar o que é e o que não é possível, o que pode ou não acontecer no espaço vivencial. O invólucro exterior do espaço de vida podem influenciar materialmente o ambiente psicológico.

TEORIA DE CAMPO ESPAÇO DE VIDA Essas mudanças podem acontecer por uma propriedade da fronteira que é a permeabilidade. Toda fronteira é permeável. Um fato no mundo não psicológico pode mudar radicalmente todo o curso de eventos no espaço de vida de uma pessoa. Ex. um telefonema, um acidente de automóvel, etc.

TEORIA DE CAMPO PERMEABILIDADE A fronteira entre a pessoa e o ambiente psicológico também é uma fronteira permeável. Os fatos ambientais podem influenciar a pessoa, P= f (A) e que os fatos pessoais podem influenciar o ambiente, A = f (P).

TEORIA DE CAMPO CONEXÃO ENTRE AS REGIÕES Para entender as conexões entre as regiões que influenciam o comportamento de uma pessoa é preciso entender o que significa fato e evento . Fato é tudo observável ou apenas inferível por algo observado. Evento é o resultado da interação de vários fatos. Duas regiões estão conectadas quando um fato em um região está em comunicação com um fato em outra região. Uma pessoa está conectada com o ambiente porque um fato contido nele pode alterar, modificar, deslocar, intensificar ou minimizar os fatos dentro da pessoa. Assim, o ambiente pode mudar a pessoa e vice-versa. Da mesma forma, duas regiões estão conectadas quando os fatos de uma região são acessíveis aos fatos de outra região. Acessibilidade é o equivalente a influência que pode ser medido pela proximidade entre as regiões.

TEORIA DE CAMPO CONEXÃO ENTRE AS REGIÕES A primeira forma de avaliar a influência de uma região sobre a outra é pela dimensão proximidade-distancia . Quanto mais próxima é a região, maior a influência de uma região sobre a outra. Quanto menos próxima a região, menos influência terá sobre a outra.

TEORIA DE CAMPO CONEXÃO ENTRE AS REGIÕES A segunda forma de avaliar a influencia de uma região sobre outra é pela dimensão firmeza-fragilidade . Depende da força da resistência oferecida pela fronteira. A resistência ou permeabilidade é representada pela largura da linha da fronteira. Uma linha muito fina representa uma fronteira frágil. Uma linha grossa representa uma fronteira impermeável.

TEORIA DE CAMPO CONEXÃO ENTRE AS REGIÕES A terceira forma de avaliar a influência de uma região sobre outra é pela dimensão fluidez-rigidez . Um meio de uma região é a qualidade de sua superfície. Um meio fluido é aquele que responde rapidamente a qualquer influência agindo sobre ele. É flexível e maleável. Um meio rígido resiste à mudança. É duro e inelástico.

TEORIA DE CAMPO LOCOMOÇÕES ENTRE AS REGIÕES É quando duas regiões estão estreitamente conectadas, acessíveis uma a outra e mutuamente influentes. Ex. Um garoto está na sala de aula e está totalmente inacessível ao que a professora está dizendo. Mas está totalmente acessível a menina que passa o bilhete na sala de aula.

TEORIA DE CAMPO TIPOS DE LOCOMOÇÕES ENTRE AS REGIÕES Existem locomoções sociais como juntar-se a um clube, locomoções profissionais como ser promovido, locomoções intelectuais como resolver um problema, e muitos outros tipos.

TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA VALENCIA É A FORMA DE AVALIAR O VALOR DE UMA REGIÃO PARA UM PESSOA. EXISTEM DOIS TIPOS DE VALOR OU VALENCIA: POSITIVA E NEGATIVA. UMA REGIÃO DE VALENCIA POSITIVA É AQUELA QUE CONTEM UM OBJETO-META QUE SATISFAZ A NECESSIDADE DA PESSOA E DIMINUI A TENSÃO QUANDO ESTA ENTRA NESTA REGIÃO. EX. UMA REGIÃO QUE CONTENHA COMIDA TERÁ UMA VALENCIA POSITIVA PARA ALGUÉM QUE ESTEJA COM FOME. UMA REGIÃO TEM VALÊNCIA NEGATIVA QUANDO ESTA AUMENTA A TENSÃO EM UMA PESSOA. EX. PARA UMA PESSOA QUE TENHA MEDO DE CACHORRO, QUALQUER REGIÃO QUE TENHA CACHORRO TERÁ VALÊNCIA NEGATIVA. OU SEJA, AS VALÊNCIAS POSITIVAS ATRAEM, E AS VALÊNCIAS NEGATIVAS REPELEM.

TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA UMA VALENCIA ESTÁ COORDENADA COM UMA NECESSIDADE. OU SEJA, O FATO DE UMA REGIÃO TER UM VALOR POSITIVO OU NEGATIVO DEPENDE DIRETAMENTE DA PESSOA ESTÁ EM UM ESTADO DE TENSÃO. AS NECESSIDADES CONFEREM VALORES AO AMBIENTE. ELAS ORGANIZAM O AMBIENTE EM UMA REDE DE REGIÃO CONVIDATIVAS OU REPELENTES.

TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA NECESSIDADE É TUDO AQUILO QUE AUMENTA A TENSÃO OU LIBERA A ENERGIA QUANDO SATISFEITA EM UMA DETERMINADA REGIÃO. TODA NECESSIDADE É UM CONCEITO MOTIVACIONAL E EQUIVALE A TERMOS COMO MOTIVO, DESEJO, PULSÃO E IMPULSO

TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA ENERGIA PSÍQUICA É LIBERADA QUANDO O SISTEMA PSÍQUICO TENTA VOLTAR AO EQUILÍBRIO. O DESEQUILÍBRIO É CAUSADO POR UM AUMENTO DE TENSÃO, E ESTA COMO RESULTADO DE UMA ESTIMULAÇÃO EXTERNA OU MUDANÇA INTERNA. QUANDO A TENSÃO FICA NOVAMENTE EQUILIBRADA A SAÍDA DE ENERGIA É INTERROMPIDA.

TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA TENSÃO É UM DESEQUILÍBRIO DA ENERGIA PSÍQUICA CAUSADO POR ESTÍMULOS EXTERNOS OU INTERNOS E QUE É IGUAL A TENSÃO EM OUTROS SISTEMAS CIRCUNDANTES.

TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA PROCESSO É UM MEIO PSICOLÓGICO PELO QUAL A TENSÃO DE EQUILIBRA.

TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA A NECESSIDADE ESTÁ LIGADA A ALGUMAS PROPRIEDADES DO AMBIENTE QUE ENTÃO DETERMINAM O TIPO DE LOCOMOÇÃO QUE VAI OCORRER. ESSAS PROPRIEDADES SÃO VALÊNCIA E FORÇA.