TEORIA DE CAMPO P = pessoa A = ambiente psicológico V = espaço de vida C = comportamento
TEORIA DE CAMPO Pessoa é tudo que dentro de uma entidade única e exclusiva se difere do todo por suas características peculiares e únicas. Ambiente psicológico Ambiente psicológico é aquilo que é percebido e interpretado pela pessoa e que está relacionado com as suas necessidades pessoa Espaço de vida São todos os fatos que existem para a pessoa e que é constituído da pessoa e do ambiente psicológico
TEORIA DE CAMPO CAMPO PARA O INDIVÍDUO
TEORIA DE CAMPO ESPAÇO DE VIDA
TEORIA DE CAMPO Comportamento é resultado da interação entre pessoa e ambiente psicológico. Toda vez que há uma mudança no espaço de vida de uma pessoa o comportamento muda A tarefa da psicologia é dizer qual o comportamento que resulta do espaço de vida de uma pessoa C = f(P + A) EX. quando há um problema muito sério na família, pode ser que o seu campo (espaço de vida) assuma essa configuração. Há um alargamento da percepção do estrato reservado a família, com o agrupamento de outras áreas, e o seu comportamento está todo influenciado pela prevalência família. B= família A,C,D – outros espaços de vida C
TEORIA DE CAMPO ESPAÇO DE VIDA O primeiro passo em uma investigação psicológica é estabelecer a natureza dos fatos que existem na fronteira do espaço de vida, uma vez que eles ajudam a determinar o que é e o que não é possível, o que pode ou não acontecer no espaço vivencial. O invólucro exterior do espaço de vida podem influenciar materialmente o ambiente psicológico.
TEORIA DE CAMPO ESPAÇO DE VIDA Essas mudanças podem acontecer por uma propriedade da fronteira que é a permeabilidade. Toda fronteira é permeável. Um fato no mundo não psicológico pode mudar radicalmente todo o curso de eventos no espaço de vida de uma pessoa. Ex. um telefonema, um acidente de automóvel, etc.
TEORIA DE CAMPO PERMEABILIDADE A fronteira entre a pessoa e o ambiente psicológico também é uma fronteira permeável. Os fatos ambientais podem influenciar a pessoa, P= f (A) e que os fatos pessoais podem influenciar o ambiente, A = f (P).
TEORIA DE CAMPO CONEXÃO ENTRE AS REGIÕES Para entender as conexões entre as regiões que influenciam o comportamento de uma pessoa é preciso entender o que significa fato e evento . Fato é tudo observável ou apenas inferível por algo observado. Evento é o resultado da interação de vários fatos. Duas regiões estão conectadas quando um fato em um região está em comunicação com um fato em outra região. Uma pessoa está conectada com o ambiente porque um fato contido nele pode alterar, modificar, deslocar, intensificar ou minimizar os fatos dentro da pessoa. Assim, o ambiente pode mudar a pessoa e vice-versa. Da mesma forma, duas regiões estão conectadas quando os fatos de uma região são acessíveis aos fatos de outra região. Acessibilidade é o equivalente a influência que pode ser medido pela proximidade entre as regiões.
TEORIA DE CAMPO CONEXÃO ENTRE AS REGIÕES A primeira forma de avaliar a influência de uma região sobre a outra é pela dimensão proximidade-distancia . Quanto mais próxima é a região, maior a influência de uma região sobre a outra. Quanto menos próxima a região, menos influência terá sobre a outra.
TEORIA DE CAMPO CONEXÃO ENTRE AS REGIÕES A segunda forma de avaliar a influencia de uma região sobre outra é pela dimensão firmeza-fragilidade . Depende da força da resistência oferecida pela fronteira. A resistência ou permeabilidade é representada pela largura da linha da fronteira. Uma linha muito fina representa uma fronteira frágil. Uma linha grossa representa uma fronteira impermeável.
TEORIA DE CAMPO CONEXÃO ENTRE AS REGIÕES A terceira forma de avaliar a influência de uma região sobre outra é pela dimensão fluidez-rigidez . Um meio de uma região é a qualidade de sua superfície. Um meio fluido é aquele que responde rapidamente a qualquer influência agindo sobre ele. É flexível e maleável. Um meio rígido resiste à mudança. É duro e inelástico.
TEORIA DE CAMPO LOCOMOÇÕES ENTRE AS REGIÕES É quando duas regiões estão estreitamente conectadas, acessíveis uma a outra e mutuamente influentes. Ex. Um garoto está na sala de aula e está totalmente inacessível ao que a professora está dizendo. Mas está totalmente acessível a menina que passa o bilhete na sala de aula.
TEORIA DE CAMPO TIPOS DE LOCOMOÇÕES ENTRE AS REGIÕES Existem locomoções sociais como juntar-se a um clube, locomoções profissionais como ser promovido, locomoções intelectuais como resolver um problema, e muitos outros tipos.
TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA VALENCIA É A FORMA DE AVALIAR O VALOR DE UMA REGIÃO PARA UM PESSOA. EXISTEM DOIS TIPOS DE VALOR OU VALENCIA: POSITIVA E NEGATIVA. UMA REGIÃO DE VALENCIA POSITIVA É AQUELA QUE CONTEM UM OBJETO-META QUE SATISFAZ A NECESSIDADE DA PESSOA E DIMINUI A TENSÃO QUANDO ESTA ENTRA NESTA REGIÃO. EX. UMA REGIÃO QUE CONTENHA COMIDA TERÁ UMA VALENCIA POSITIVA PARA ALGUÉM QUE ESTEJA COM FOME. UMA REGIÃO TEM VALÊNCIA NEGATIVA QUANDO ESTA AUMENTA A TENSÃO EM UMA PESSOA. EX. PARA UMA PESSOA QUE TENHA MEDO DE CACHORRO, QUALQUER REGIÃO QUE TENHA CACHORRO TERÁ VALÊNCIA NEGATIVA. OU SEJA, AS VALÊNCIAS POSITIVAS ATRAEM, E AS VALÊNCIAS NEGATIVAS REPELEM.
TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA UMA VALENCIA ESTÁ COORDENADA COM UMA NECESSIDADE. OU SEJA, O FATO DE UMA REGIÃO TER UM VALOR POSITIVO OU NEGATIVO DEPENDE DIRETAMENTE DA PESSOA ESTÁ EM UM ESTADO DE TENSÃO. AS NECESSIDADES CONFEREM VALORES AO AMBIENTE. ELAS ORGANIZAM O AMBIENTE EM UMA REDE DE REGIÃO CONVIDATIVAS OU REPELENTES.
TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA NECESSIDADE É TUDO AQUILO QUE AUMENTA A TENSÃO OU LIBERA A ENERGIA QUANDO SATISFEITA EM UMA DETERMINADA REGIÃO. TODA NECESSIDADE É UM CONCEITO MOTIVACIONAL E EQUIVALE A TERMOS COMO MOTIVO, DESEJO, PULSÃO E IMPULSO
TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA ENERGIA PSÍQUICA É LIBERADA QUANDO O SISTEMA PSÍQUICO TENTA VOLTAR AO EQUILÍBRIO. O DESEQUILÍBRIO É CAUSADO POR UM AUMENTO DE TENSÃO, E ESTA COMO RESULTADO DE UMA ESTIMULAÇÃO EXTERNA OU MUDANÇA INTERNA. QUANDO A TENSÃO FICA NOVAMENTE EQUILIBRADA A SAÍDA DE ENERGIA É INTERROMPIDA.
TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA TENSÃO É UM DESEQUILÍBRIO DA ENERGIA PSÍQUICA CAUSADO POR ESTÍMULOS EXTERNOS OU INTERNOS E QUE É IGUAL A TENSÃO EM OUTROS SISTEMAS CIRCUNDANTES.
TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA PROCESSO É UM MEIO PSICOLÓGICO PELO QUAL A TENSÃO DE EQUILIBRA.
TEORIA DE CAMPO DINÂMICA DA PESSOA A NECESSIDADE ESTÁ LIGADA A ALGUMAS PROPRIEDADES DO AMBIENTE QUE ENTÃO DETERMINAM O TIPO DE LOCOMOÇÃO QUE VAI OCORRER. ESSAS PROPRIEDADES SÃO VALÊNCIA E FORÇA.