Teoria e Expansão Oceânica

paulomartins98499 513 views 11 slides Jan 23, 2014
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

http://jovenscientistas7.blogspot.pt/ Apresentação por diapositivos da Teoria da Expansão Oceânica


Slide Content

Teoria de Expansão Oceânica

COMO NASCEU A Teoria de Expansão Oceânica O contexto socioeconómico da época era marcado pela 2.ª Guerra Mundial e o desenvolvimento de tecnologia com fins militares acabou por se tornar muito importante para o avanço científico . Foram realizadas operações militares no oceano para a deteção de submarinos e para a cartografia do fundo marinho , utilizando equipamento específico , tal como o sonar . Estes estudos revelaram que , contrariamente ao que se acreditava , os fundos oceânicos não eram planos , mas apresentavam um relevo ainda mais acidentado do que o observado nos continentes .

Figura do funcionamento do sonar

COMO NASCEU A Teoria de Expansão Oceânica A superfície do fundo oceânico apresenta um relevo acidentado , onde podemos encontrar as cadeias montanhosas submarinas , as dorsais , percorridas por uma depressão central longitudinal – o rifte – e zonas planas e profundas – as planícies abissais . No limite destas , surgem os taludes continentais , que são encostas que possuem um forte declive . Adjacente às zonas litorais , encontramos uma zona submersa com inclinação fraca , a plataforma continental . As dorsais formam uma rede através de todo o globo , com um comprimento total de 70 000 km e uma largura de 2000 km a 3000 km . A primeira dorsal a ser conhecida pela comunidade científica foi a Dorsal Médio-Atlântica . Trata-se de uma linha de elevações que se estende ao longo da zona média do oceano Atlântico .

Figura do relevo dos fundos oceânicos

COMO NASCEU A Teoria de Expansão Oceânica A exploração dos fundos oceânicos revelou muitos dados acerca das suas características . Novos equipamentos , a bordo de navios oceanográficos , permitiram medir o magnetismo existente nas rochas dos fundos oceânicos . Algumas rochas possuem minerais contendo ferro , com capacidade de registar o campo magnético terrestre na altura em que se formaram . O campo magnético terrestre é essencialmente dipolar e tem origem no interior da Terra , sendo evidenciado pela orientação da agulha magnético não tem sido constante , apresentado modificações na sua polaridade , ora apontando para Norte , ora para Sul .

COMO NASCEU A Teoria de Expansão Oceânica Por convenção , diz-se que a polaridade que se regista atualmente , e que desloca a agulha da bússola para o norte , é “ normal “ . Ocorrendo a inversão do sentido desta polaridade do campo magnético terrestre , diz-se que a polaridade é “ inversa “ . O conjunto de dados obtidos ( magnetismo e idade das rochas ) permitiu aos cientistas compreenderem um importante fenómeno geológico ocorrente nas zonas de rifte . Nestas zonas , há ascensão de magma que se expande para um e para o outro lado do rifte , de modo que rochas formadas , em cada instante , de um e do outro lado , registam a mesma polaridade . Com a continuação da subida de magma , as rochas vão-se afastando do rifte em direção aos continentes , havendo uma efetiva expansão do fundo oceânico , processo que se conhece por Teoria da Expansão Oceânica . A total compreensão do fenómeno acima descrito só é possível , se se tiver em conta a estrutura interna da Terra .

Figura da modelo da estrutura da Terra

COMO NASCEU A Teoria de Expansão Oceânica Considera-se que a Terra é constituída por um conjunto de camadas concêntricas , de propriedades distintas . Tendo em conta a constituição químico-mineralógica da Terra , podemos encontrar , sucessivamente , no nosso planeta três camadas diferentes : crusta , camada superficial , pouco espessa ; manto , camada mais espessa ; núcleo , a região central . Se se considerar o comportamento físico dos materiais que constituem a Terra , esta divide-se em cinco camadas : litosfera , astenosfera , mesosfera , endosfera externa e endosfera interna . Para o estudo da dinâmica interna da Terra , têm particular importância a litosfera , camada com comportamento mais rígido e composta pela crusta e uma porção superior do manto , e a astenosfera , de comportamento menos rígido , que se define no manto , imediatamente abaixo da litosfera .

Identificação Trabalho Solicitado Por : Leonardo Alves ( Professor ) Trabalho Realizado Por : Paulo Martins ( aluno )
Tags