UM NOVO CAMINHO As teorias construtivistas representam um esforço na busca de caminhos que deem conta da complexidade do processo de aprendizagem. Para o construtivismo não é inato nem transmitido, não está no sujeito nem é dado apenas pelo objeto, mas se forma pela interação de ambos.
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Jean Piaget nasceu na Suíça, no dia 09 de agosto de 1896, na cidade de Neuchâtel . Aos 22 anos formou-se em Ciências Naturais, estudou também filosofia e psicologia, entrando em contato com os trabalhos de Freud, Binet Claparede . Suas primeiras pesquisas foram sobre o desenvolvimento da inteligência das crianças em idade escolar.
PSICOGÊNESE DA ESCRITA A psicopedagoga, Emília Ferreiro , estudou com Piaget e propôs um novo olhar sobre a alfabetização. A teoria construtivista do mestre acrescentou em suas ideias constituindo uma nova teoria, intitulada Psicogênese da língua escrita.
PENSAMENTO E LINGUAGEM Lev Vygotsky, graduou-se em Direito, mas sua formação foi ampla, abrangendo filosofia, literatura, pedagogia e psicologia; o levou a se dedicar ao ensino à pesquisa e a organizar o laboratório de psicologia para crianças diferentes. Sempre preocupação com o estudo das anomalias físicas e mentais.
UMA ALTERNATIVA PARA A PSICOLOGIA A psicologia e Vygotsky; A preocupação com o desenvolvimento e a internalização das atividades desenvolvidas;
A MEDIAÇÃO SIMBOLICA Instrumentos e Signos; Processo de internalização; Pensamento e Linguagem;
ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL O que está na zona de desenvolvimento proximal em um determinado estágio é apropriado e se move, atualizando-se, para o nível de desenvolvimento de um segundo estágio. Em outras palavras, o que a criança é capaz de fazer em colaboração hoje, será capaz de fazer sozinha amanhã.
REPERCUSSÕES A introdução das teorias construtivistas;