Teorias construtivistas

JeaneFreire2 796 views 9 slides Jul 04, 2015
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

TEORIAS CONSTRUTIVISTAS

UM NOVO CAMINHO As teorias construtivistas representam um esforço na busca de caminhos que deem conta da complexidade do processo de aprendizagem. Para o construtivismo não é inato nem transmitido, não está no sujeito nem é dado apenas pelo objeto, mas se forma pela interação de ambos.

A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Jean Piaget nasceu na Suíça, no dia 09 de agosto de 1896, na cidade de Neuchâtel . Aos 22 anos formou-se em Ciências Naturais, estudou também filosofia e psicologia, entrando em contato com os trabalhos de Freud, Binet Claparede . Suas primeiras pesquisas foram sobre o desenvolvimento da inteligência das crianças em idade escolar.

PSICOGÊNESE DA ESCRITA A psicopedagoga, Emília Ferreiro , estudou com Piaget e propôs um novo olhar sobre a alfabetização. A teoria construtivista do mestre acrescentou em suas ideias constituindo uma nova teoria, intitulada Psicogênese da língua escrita.

PENSAMENTO E LINGUAGEM Lev Vygotsky, graduou-se em Direito, mas sua formação foi ampla, abrangendo filosofia, literatura, pedagogia e psicologia; o levou a se dedicar ao ensino à pesquisa e a organizar o laboratório de psicologia para crianças diferentes. Sempre preocupação com o estudo das anomalias físicas e mentais.

UMA ALTERNATIVA PARA A PSICOLOGIA A psicologia e Vygotsky; A preocupação com o desenvolvimento e a internalização das atividades desenvolvidas;

A MEDIAÇÃO SIMBOLICA Instrumentos e Signos; Processo de internalização; Pensamento e Linguagem;

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL O que está na zona de desenvolvimento proximal em um determinado estágio é apropriado e se move, atualizando-se, para o nível de desenvolvimento de um segundo estágio. Em outras palavras, o que a criança é capaz de fazer em colaboração hoje, será capaz de fazer sozinha amanhã.

REPERCUSSÕES A introdução das teorias construtivistas;
Tags