Trabalhando textos nos anos iniciais

luciany-nascimento 1,542 views 21 slides Jul 10, 2012
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Trabalho desenvolvido pela professora Andréa Wincler, no Encontro de Formação Continuada "Alfabetização e Letramento"


Slide Content

TRABALHANDO TEXTOS NOS ANOS INICIAIS Prof. Andréa Winkler

Duas d ú zias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz Ot á vio Roth Passarinho na janela, pijama de flanela, brigadeiro na panela. Gato andando no telhado, cheirinho de mato molhado, disco antigo sem chiado. Pão quentinho de manhã, drops de hortelã, grito do Tarzan. Tirar a sorte no osso, jogar pedrinha no po ç o, um cachecol no pesco ç o. Papagaio que conversa, pisar em tapete persa, eu te amo e vice-versa. Vaga-lume aceso na mão, dias quentes de verão, descer pelo corrimão. Almo ç o de domingo, revoada de flamingo, her ó i que fuma cachimbo. Anãozinho de jardim, lacinho de cetim, terminar o livro assim.

Frutos da imaginação O abacaxi que se abaixa aqui o morango que dança tango a bergamota que matou a velha morta a romã que foi a Roma com a maçã a melancia que tomou banho de mel na bacia o abacate que se diz alfaiate a pera com nariz de cera o kivi que quer ser detetive o mamão que vive pedindo uma mãozinha a banana que faz xixi na cama o melão que toca violão serão frutos da imaginação? Dilan Camargo

ADMIRAÇÃO KALUNGA QUE ESTRANHO, QUE ESTRANHO! TAMANDUÁ TOMANDO BANHO. QUE BONITO, QUE BONITO! O FOCINHO DO CABRITO. QUE LOUCURA, QUE LOUCURA! JACARÉ SEM DENTADURA. QUE ENGRAÇADO, QUE ENGRAÇADO! O HIPOPÓTAMO ENGASGADO. QUE FEIO, PRA LÁ DE FEIO! RINOCERONTE SEM FREIO. QUE LINDO, PRA LÁ DE LINDO! O PORCO-ESPINHO DORMINDO. QUE PAIXÃO, QUE PAIXÃO! O VEADINHO MACHÃO. QUE LEGAL, LEGAL, LEGAL! O AVESTRUZ DE AVENTAL. QUE MISTÉRIO... QUE MISTÉRIO! O MACACO COM AR SÉRIO.

Olimpíadas da bichararada Dilan Camargo Ginástica de solo? “Prefiro dormir num colo” diz o gato frajola. Jogo de basquete? “Para mim é fácil” diz a girafete . Levantamento de peso? “Só levanto voo ” diz o vagalume aceso. Prova de natação? “Cuidado com meu bocão ” diz o tubarão. Corrida de maratona? “Eu só corro de carona” diz a tartaruga.

Arremesso de dardo? “sou mais rápido” diz o leopardo. Vôlei de praia? “Só jogo de saia” diz a arraia . Taekwondo , Judô? “É pra lá que eu vou” diz o cachorrô . Polo aquático? “Na água sou um craque” diz o pato simpático. Foi assim que a animália conquistou nas olimpíadas amizades e medalhas

Bate pilão Sérgio Caparelli Põe salsinha, bate pilão, põe salsão, bate pilão, um pouco de sal, bate pilão, pimenta em grão, bate pilão, e cebolinha, bate pilão, alho poró , bate pilão, e a malagueta, bate pilão, palavras doces, bate pilão, e também amor, bate pilão, e o teu beijo, bate pilão, a tua boca, bate pilão, e o meu amor, bate pilão, bate pilão, bate pilão.