Introdução. Na química, a separação de misturas é utilizada para decompor uma mistura de substâncias. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas .
São vários os métodos de separação de misturas, podemos citar alguns como: destilação, decatação, filtração, deretivação e vários outros métodos. Cada um dos métodos é utilizado para separar um tipo de mistura, que pode ser caracterizada como homogênea e heterogênea . Não podemos esquecer de citar também, que cada método tem seu meio de separação, que são divididos basicamente em mecânico ou por reação química .
Misturas homogêneas: aquelas que não somos capazes de distinguir seus componentes. Misturas heterogêneas: exatamente o oposto das homogêneas.
Peneiração. A peneiração é um dos métodos de separação de misturas muito comum, onde separa-se misturas heterogêneas do estilo sólido-sólido, onde o tamanho da partícula dos componentes da mistura é que é responsável pela separação. Ou seja, utiliza-se de uma peneira para que os menores sólidos passem por entre ela, deixando os maiores trancados. Utilizado quando uma mistura de sólidos granulado, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente é colocada sobre uma peneira e submetida a agitação.
Exemplos. 1. Sucos , como o de laranja, peneirados para retirar a semente. 2. Areia com pedregulhos.
Levigação. A levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de compostos sólidos. Quando temos uma mistura com partículas de densidade diferente, pode utilizar-se da levigação para separá-las, baseando-se em uma corrente de água que passa pela mistura. Podemos citar, por exemplo, o ouro dos garimpos, que é sempre encontrado misturado com uma porção de outras substâncias, como terra, por exemplo. Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e passa-se uma corrente de água por ela. A parte menos densa ( a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto a mais densa (o ouro) fica depositada no fundo.
Exemplos. 1. Separação do ouro por outras misturas.
Ventilação. O processo de separação de misturas por Ventilação, também chamado de Tamisação, baseia-se na separação de misturas sólidas e heterogêneas, cujas quais são separadas através do vento. Assim , o sólido menos denso é separado através de uma corrente de ar.
Exemplos. 1. Jogando para o alto o arroz e a casca, esta voa com o vento .
Catação. Este método de separação de misturas, é um método manual. As substâncias são separadas manualmente, sendo sólidas, e pode-se utilizar de ajuda de algum objeto auxiliador, como por exemplo, uma pinça, colher e entre outros. Método básico no diferente de tamanho e de aspectos visíveis das partículas de uma misturas de sólidos granulados.
Exemplos. 1. Separação de grãos de feijão . 2. Separação de diferentes tipos de lixo .
Conclusão. Concluímos desta forma, que há vários tipos de separação de misturas, sendo que cada uma delas são utilizadas por casos diferentes, podendo variar de acordo com a situação e de acordo, também, com o tanto de dinheiro investido em tal método. Sabemos que não existem somente estes quatro métodos de separação das misturas, como podemos observar nos trabalhos de outras equipes, o que nos dá uma boa idéia de quão eficiente está nossa tecnologia hoje em dia.