trabalho filosfia 10 ano argutra argumentos mentos e con

herdeirofranciscaa 0 views 8 slides Sep 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Metodos de prendizagem de filosofia


Slide Content

APRENDIZAGEM Metodos de EM FILOSOFIA Alice Amado- nº2 Camila Bezzera- nº4 Francisca Herdeiro- nº19 Rita Loureiro- nº24 Sofia Gouveia- nº29

PROBLEMA “Será que se aprende filosofia ou aprende-se a filosofar?“

“ Os alunos não devem aprender pensamentos e sim a pensar .” TESE

ARGUM ENTOS Os alunos pensam que vão aprender filosofia como qualquer outra disciplina "O jovem que completou a sua instrução escolar habituou-se a aprender. Agora pensa que vai aprender filosofia. Mas isso é impossível, pois agora deve aprender a filosofar." Não existe um “livro da sabedoria” definitivo “Para aprender filosofia teria de existir um livro de sabedoria em que se pudesse confiar.”

ARGUM ENTOS Ensinar ideologias prontas seria enganar e criar uma ilusão de ciência “Estaríamos a trair a confiança dos jovens se os enganássemos com uma filosofia já feita, criando a ilusão de ciência.” Os autores devem ser ocasião de reflexão “O autor deve ser ocasião para formar um juízo próprio, até contra ele.”

ARGUM ENTOS A filosofia desenvolve autonomia Os jovens estão habituados a aprender, não a pensar por si

ARGUM ENTOS Aprender filosofia é necessário antes de filosofar “O jovem que completou a sua instrução escolar habituou-se a aprender. Agora pensa que vai aprender filosofia. Mas isso é impossível, pois agora deve aprender a filosofar.” Aprender conceitos não impede a autonomia do pensamento “O autor sobre o qual baseamos a nossa instrução não deve ser considerado o paradigma do juízo. Ao invés, deve ser encarado como uma ocasião para cada um de nós formar um juízo sobre ele.” TRA CON

CONTRA ARGUMENTOS Filosofar e aprender podem coexistir “Por outras palavras, o método da filosofia é o método da investigação.”