Transtorno Ansioso Fóbico- Neurose Fóbica

AdrianaCurtinaz 4,054 views 11 slides May 03, 2014
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Transtorno ansioso fóbico Neurose Fóbica

O que é ? Temor excessivo e persistente relacionado com um objeto ou situação, que objetivamente não sejam fonte significativa de perigo. * Estão divididas em três categorias ...

AGORAFOBIA Temor a lugares abertos e a situações com eles relacionados, com temor a multidões e dificuldades em poder escapar rapidamente para um local seguro. - Receio em sair de casa -Receio de entrar em lojas - Receio de multidões - Receio a lugares públicos - Receio em viajar sozinho em comboios É a mais incapacitante das fobias.

FOBIA SIMPLES OU ESPECIFICA É o temor irracional em relação a um objeto ou situação, como: -animais; -espaços fechados; -alturas - escuridão. Se o objeto ou situação for facilmente evitável, não produz incapacidade grave.

FOBIA SOCIAL Caracteriza-se pelo medo persistente e irracional do indivíduo, de ser julgado negativamente por outras pessoas, levando a evitação das situações que envolvem contato social ou a possibilidade de estar sendo observado. Exemplo: - falar em público; - comer ou beber diante de outras pessoas; - interagir com os sexo oposto. 

Como se desenvolve? No comportamento fóbico, quase sempre o perigo é imaginário. A pessoa sente pânico e o corpo se prepara para enfrentar o perigo. Os sintomas são muito desagradáveis como: tremores, palpitações, dores no peito e pânico.

Como se diferencia dos outros transtornos ? Medo excessivo ou absurdo. O fóbico se sente impotente para controlar seus sentimentos. -Um objeto é a razão da angustia -Mania de perseguição -Fixação pelo objeto

Qual seu tratamento? Pode exigir psicoterapia de orientação cognitiva profunda e terapia de conduta. Os calmantes menores são úteis para reduzir a intensidade da ansiedade de antecipação, permitindo que o paciente enfrente melhor o estímulo fóbico.

Prognóstico As fobias têm uma evolução crônica com exacerbações e regressões. A regressão em agorafobia e nas fobias com sintomas estáveis durante mais de 1 ano é pouco provável.

Caso Clínico O caso do pequeno Hans( 1909)

Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC) Trabalho realizado pelas alunas Adriana Curtinaz, Michelle Barros e Thaís Gabriel, referente a disciplina de Neuropsiquiatria do 3º semestre do curso Técnico em Enfermagem.
Tags