Atendimento inicial a gestante politraumatizada e emergencias obstétricas
Size: 1.8 MB
Language: pt
Added: Apr 16, 2017
Slides: 35 pages
Slide Content
TRAUMATISMO NA GESTANTE
Lições para a vida
TRAUMA NA GESTANTE Principal causa de óbito de etiologia não obstétrica. Causa da lesão fetal é alteração da homeostase materna. Priorizar sobrevida materna - conhecer alter ações fisiológicas dagravidez .
TRAUMA NA GESTANTE Alterações Morfológicas Alterações Cardiovasculares Alterações Respiratórias
TRAUMA NA GESTANTE Alterações Gastrintestinais Alterações Urinárias Alterações Endócrinas Alterações Músculo-esqueléticas Aterações de sistema neurológico
TRAUMA NA GESTANTE TRAUMA FECHADO Agravamento do feto: rotura uterina ou fraturas pélvicas. Local de rotura pode ser distante do local da contusão (mais comum: fundo do útero e a face posterior do útero);
TRAUMA NA GESTANTE TRAUMA FECHADO Risco de descolamento de placenta O cinto de segurança aumenta a sobrevida materna, porém aumenta o risco de rotura uterina.
TRAUMA NA GESTANTE
TRAUMA NA GESTANTE TRAUMA PENETRANTE O útero pode funcionar com uma barreira protetora. Baixa incidência de lesões associadas. Alta incidência de lesão de feto, cordão umbilical e placenta.
TRAUMA NA GESTANTE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR A -Avaliar o evento (colisão, atropelamento, queda, lesão por armas, etc.) B -Avaliar a idade gestacional (se possível) C -Priorizar o atendimento e estabilização da gestante
TRAUMA NA GESTANTE O FETO SÓ ESTÁ BEM SE A MÃE ESTÁ BEM
TRAUMA NA GESTANTE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR D -Sempre que possível, entrar em contato prévio com o hospital de referência para que haja uma equipe pronta para atender uma gestante. E -Aplicar o ABCDE
TRAUMA NA GESTANTE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA GESTANTE POLITRAUMATIZADA VIAS AÉREAS A -Assegurar permeabilidade B -Imobilização de coluna cervical C -Evitar bronco aspiração D -Oxigênio suplementar em máscara
TRAUMA NA GESTANTE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA GESTANTE POLITRAUMATIZADA CIRCULAÇÃO A -Controle de hemorragias B -Reposição de volume C -Gestante em decúbito lateral esquerdo (ou com o útero deslocado para esquerda
TRAUMA NA GESTANTE TRANSPORTE Sempre procurar um centro de referência que tenha condição de atender uma gestante e transportá-la o mais rápido possível e em decúbito lateral esquerdo (prancha longa inclinada ou simples desvio do útero à esquerda).
MUITO OBRIGADA
CANSADINHOS??? Mas ainda n ão acabou
HIPERTENSÃO NA GESTAÇÃO CRÔNICA: antes da 20ª semana de gestação ou mais de 42 dias de puerpério ; DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECIFICA DA GESTAÇÃO: após a 20ª semana de gestação: PRÉ-ECLÂMPSIA LEVE; PRÉ-ECLÂMPSIA GRAVE; ECLÂMPSIA.
RECOMENDAÇÕES Transporte em decúbito lateral esquerdo; Sinais vitais a cada 15 minutos; Oxigenação; Infusão endovenosa (> de 150 ml/h); Monitoração das contrações; Monitoração da FCF.
MEDICAÇÕES Antihipertensivos se paciente sintomática; Hidralazina ; Nifedipina . Diazepan . OBS: O Sulfato de Magnésio - é o anticonvulsionante de escolha na prevenção e tratamento da eclâmpsia .
Posologia sulfato de magnésio A) Dose de ataque - diluir 4g de sulfato de magnésio ( 8ml de ampola de 10 ml a 50%) em 100ml de soro glicosado a 5% e infundir IV durante 10 minutos .
Posologia do sulfato de magnésio B) Dose de manutenção - diluir 5 gramas de sulfato de magnésio ( 10ml de ampola de 10ml a 50%) em 500 ml de soro glicosado a 5%, infundir IV, 33 gotas por minuto (100 ml/hora). Controlando reflexo patelar, respiração e diurese.
EM CASO DE CONVULSÕES Proteger vias aéreas; Posicionamento em DLE; Aspiração das secreções bucais; Utilizar cânula de guedel ; Oxigenação; Entubação orotraqueal , se necessário; Prevenir o dano materno.
CESÁREA PÓS MORTEM Em feto vivo e viável intraútero ; Irreversibilidade da parada cardiorespiratória às manobras de ressuscitação ; Quanto menor o tempo - parada e a cesárea, melhores resultado; 98% de sobrevida até 5 minutos e 25% entre 26 a 35 minutos; A cesariana deve iniciar em 4 minutos, e o feto ser retirado do útero em 5 minutos.
TÉCNICA Colocar a mulher em decúbito dorsal; Incisão mediana nas camadas da parede abdominal; Incisão longitudinal no útero; Extração fetal; Ligadura do cordão umbilical; Proceder à avaliação e reanimação do recém-nascido.
HEMORRAGIAS E ABORTAMENTO Placenta Prévia; Descolamento Prematuro de Placenta; Gravidez Ectópica; Rotura Uterina; Mola Hidatiforme .
CONDUTA Tranqüilizar a gestante; Lateralizar a gestante - DLE; Oxigenação; Acesso venoso calibroso ; Investigar B.C.F. ; Controle dos sinais vitais; Atentar hipovolemia ; Elevar MMII; Investigar idade gestacional.