Trovadorismo

Raisaa20 3,448 views 15 slides Jun 07, 2015
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Trovadorismo


Slide Content

Trovadorismo O trovadorismo e suas diversas marcas na atualidade

Como surgiu ? Trovadorismo foi o primeiro movimento poético da literatura que surgiu na idade média, desenvolvido nos séculos XIII, XIV e XV. Um novo tipo de arte começou a fazer parte da vida das pessoas, não mais pautado apenas pela cultura religiosa e guerreira dominante na época. É a poesia dos trovadores, na qual a arte da palavra e da música resultam em canções de amor e em cantos de humor e crítica.

Porque Trovadorismo ? Segundo Achcar (1997) O termo “Trovadorismo” surgiu em consequência das atividades dos trovadores, poetas que compunham textos para serem cantados e recitados . O cantor dessas composições era chamado de jogral e o autor recebia o nome de trovador. As cantigas eram acompanhadas de flauta, viola alaúde e outros instrumentos.

Os cancioneiros Cancioneiros são coletâneas escritas por diversos autores. Os mais conhecidos são: Cancioneiro da ajuda. Séc XIII. Encontra-se no palácio da ajuda em Lisboa. Cancioneiro da Biblioteca Nacional em Lisboa. Reunido no séc XIV. Cancioneiro da vaticana. Organizado no séc XV, está na biblioteca do Vaticano.

Cantigas Trovadorescas Em Portugal, as cantigas são classificadas em cantigas líricas: de amor e cantigas de amigo. E as cantigas satíricas: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Cada cantiga tinha sua pauta musical, a cantiga não era só cantada ou entoada. Ela também ela levada através de instrumentos.

Primeira Cantiga Trovadoresca Cantiga da Ribeirinha, ou Cantiga de Guarvaia , é o primeiro texto literário em língua galaico-portuguesa de que se tem registro. A cantiga foi composta provavelmente em 1198, por Paio Soares de Taveirós, e recebeu esse nome por ter sido dedicada a D. Maria Pais Ribeira, concubina de Sancho I de Portugal, apelidada de "Ribeirinha".

No mundo ninguém se assemelha a mim Enquanto a vida continuar como vai, Porque morro por vós e - ai! - Minha senhora alva e de pele rosadas, Quereis que vos retrate Quando eu vos vi sem manto. Maldito seja o dia em que me levantei E então não vos vi feia! E minha senhora, desde aquele dia, ai! Tudo me ocorreu muito mal! E a vós, filha de Dom Paio Moniz, parece-vos bem Que me presenteeis com uma guarvaia , Pois eu, minha senhora, como presente, Nunca de vós recebera algo, Mesmo que de ínfimo valor.

Tipos de Cantiga Cantiga do amor Cantiga do amigo Cantiga de escárnio Cantiga de Maldizer

Cantiga de Amor Eu lírico Masculino Idealização da mulher, elevada a perfeição Expressão do eterno amor pela dama O eu lírico se refere a mulher amada como ‘’Minha senhora’’ (Mia senhor’’ Mia dona Amor impossível, não correspondido

Cantiga de Amigo A palavra amigo significava ‘’Namorado’’ ou ‘’Amante’’ Eu lírico Feminino Assunto principal: Saudade. Amor natural, espontâneo e possível.

Cantigas de Escárnio O eu lírico faz uma sátira a alguma pessoa. Crítica indireta: normalmente a pessoa satirizada não é identificada. Ironia e palavras ambíguas Irreverência e desprezo ás normas rígidas da sociedade Assunto principal: Críticas ao clero, covardia e o adultério

Cantigas de Maldizer Crítica direta; geralmente a pessoa satirizada é identificada Linguagem agressiva, direta, por vezes obscena Zombaria Assunto principal: Críticas ao clero, covardia e o adultério

Nos dias de Hoje: O Trovadorismo foi a escola literária de Portugal durante os primeiros séculos de sua história. Embora tenha acabado há vários anos, sua influência pode ser notada em muitos textos contemporâneos. Temas bem comuns entre músicas e poemas atuais já eram tratados nas cantigas trovadorescas durante a Idade Média . O Trovadorismo está até nas músicas que nós ouvimos e muita vezes não percebemos, sendo assim, fica claro que ainda podemos encontrar marcas dos textos trovadorescos em composições atuais, mostrando que a influência dessa escola literária permanece viva em nossa sociedade.

Referencias Bibliográficas h srmaristones.blogspot.com.br/2011/06/influencia-do-trovadorismo-nos-dias- de.html ttp :// http:// www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm http :// pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo http://tracostrovadorescosatuais.blogspot.com.br / http://letrasanhangueradf.blogspot.com.br/2010/06/cantiga-de-amor-da-epoca-do.html

Obrigada pela atenção! Série: 1º Ano C Alunos: Raisa Solidade Leilane Rodrigues Efraim Geraldo Ana Délia Renato Santos
Tags