“Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado…” (Salmo 34.18a)
“Deus usa o quebrantamento para nos livrar da vida sem culto e do culto sem vida.”
“Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmo 51.16,17)
“Deus usa o quebrantamento para aprofundar nosso relacionamento com Ele.”
1. CONTRIÇÃO diante Dele
“No dia vinte e quatro desse sétimo mês, o povo de Israel se reuniu para jejuar a fim de mostrar a sua tristeza pelos seus pecados.” (Neemias 9.1)
2. SEPARAÇÃO de tudo o que Ele CONDENA
“Eles já haviam se separado de todos os estrangeiros...” (Neemias 9.2a)
“Deus não pode abençoar aquilo que a Sua Palavra condena.”
3. CONFISSÃO dos pecados
“... Em sinal de tristeza, vestiram roupas feitas de pano grosso e puseram terra na cabeça. Então se levantaram e começaram a confessar os pecados que eles e os seus antepassados haviam cometido.” (Neemias 9.2b)
“Onde não há confissão de pecados, não há quebrantamento. E onde não há quebrantamento, não há relacionamento sincero com Deus.”
“Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.” (Provérbios 28.13)
“A confissão de pecados é pré-requisito fundamental na matéria chamada quebrantamento.”
“Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” (1ª João 1.9)
“Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca...
... Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” (Salmo 32.3-5)
4. DEDICAÇÃO à Sua Palavra
“Durante mais ou menos três horas, a Lei do Senhor, seu Deus, foi lida para eles. E nas três horas seguintes eles confessaram os seus pecados e adoraram ao Senhor.” (Neemias 9.3)
“Guardo a tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti.” (Salmo 119.11)
“Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” (Josué 1.8)
“Quebrantamento sem paixão pela Palavra de Deus não é quebrantamento, é fraude.”
“De pé, na plataforma, estavam os levitas Jesua , Bani, Cadmiel , Sebanias , Buni , Serebias , Bani e Quenani , que em alta voz clamavam ao Senhor, ao seu Deus. E os levitas Jesua , Cadmiel , Bani, Hasabnéias , Serebias , Hodias , Sebanias e Petaías conclamavam o povo, dizendo:...
... Levantem-se e louvem o Senhor, o seu Deus, que vive para todo o sempre. Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de louvor. Só tu és o Senhor. Fizeste os céus, e os mais altos céus,...
... e tudo que neles há, a terra e tudo o que nela existe, os mares e tudo o que neles existe. Tu deste vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram.” (Neemias 9.4-6)