Utilitarismo ético

19982013 4,742 views 10 slides May 19, 2014
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Utilitarismo Ético Jeremy Benthan e John Stuart Mill

Índice Contexto Histórico O Utilitarismo O que é ? Princípios Teoria Ética Vantagens e Desvantagens Filósofos Jeremy Benthan John Stuart Mill Relação com o cotidiano

Contexto Histórico Surgiu no século XVIII na Inglaterra. Foi plasmada por Bentham e usada originalmente por Stuart Mill

O Utilitarismo O Que é? Doutrina ética segundo a qual o bem deve estar ligado ao útil e o interesse particular ao coletivo, sem supressão dos interesses egoísticos de cada um, de modo que a satisfação pessoal vincula-se ao prazer obtido por agir em benefício da coletividade. Princípios: Tudo o que nos dá prazer é útil para nós mesmos Ordenar a escala útil de acordo com o grau de satisfação Não ser útil quando não é agradável para todos que governam essa comunidade. (Não só para nós)

Teoria Ética “A ética utilitarista denominada "consequencialista" assenta na ideia que cada pessoa deve articular os seus interesses particulares com os interesses mais comuns, de maneira que a sua ação seja boa, isto é, proporcione a máxima utilidade a todas as pessoas envolvidas nos resultados da ação .”

Vantagens Desvantagens T ornar moralmente permissível prender, assassinar e torturar indivíduos, mesmo inocentes, para obter um benefício. Só o bem e a felicidade para a humanidade toda importa, mas os benefícios individuais são considerados apenas parte do total, procura gerar o maior benefício para a maior quantidade possível de pessoas. Um dos benefícios principais é que são consideradas as consequências. Essas teorias buscam promover especificamente o bem humano como um todo e guiam o comportamento, permitindo às pessoas saber o que é considerado "moral".

Jeremy Bentham ( Londres , 1748- 1832) O pensamento de Bentham afirma que a utilidade de cada objeto é definida por sua capacidade de produzir prazer ou felicidade, e de evitar a dor e o infortúnio, ele concluiu que os atos humanos são movidos pelo interesse e que a sociedade será ideal quando permitir a realização da felicidade do indivíduo, sem que esta comprometa o bem-estar coletivo.

John Stuart Mill (Londres 1806 – França 1873) John Stuart Mill teve a sua educação orientada e dirigida, desde cedo, dentro do utilitarismo e das obras de Jeremy Bentham (1748-1832), para quem o egoísmo, a ação utilitária e a busca do prazer são princípios capazes de fundamentar uma moral e orientar os comportamentos humanos na direção do bem.

Relação com o Cotidiano utilitarismo, não é apenas a busca da felicidade de só um individuo, mas sim de toda uma sociedade

Trabalho de Filosofia – Professor Silvio Turma: 2º C Integrantes: Amanda Cruz. Nº 01 Michele Freitas. Nº 24 Paula Ramos. Nº 27 Sara Stefani. Nº 29
Tags