Discipulando - CPAD/3°CICLO - Lição 13 - Vivendo em santidade
Size: 73.89 KB
Language: pt
Added: May 07, 2019
Slides: 19 pages
Slide Content
Lição: 13 - vivendo em santidade TEXTO BÍBLICO: 1 Pedro 1.13-25
MEDITAÇÃO Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. ( 1 Pe 2.5 ); Ler também: vv 9,10 .
Antes de prosseguir com a aula, gostaria de ouvir de vocês o que vocês pensam sobre santificação, com suas próprias palavras me digam o que vocês já sabem sobre santificação, quais características deve ter uma pessoa que busca viver em santidade? Santidade significa basicamente a separação do que e comum ou impuro, e a consagração a Deus, da a idéia básica da separação do santo e do profano. LER Lv 10.10. Ponto de contato:
A santidade que Deus espera de nós vai além do que vestimos, comemos e falamos. Ela é um estilo de vida, com princípios que farão com que outras pessoas sejam atraídas para Deus e farão com que nossas vidas sejam mais parecidas com a vida de Jesus Cristo. No processo de santificação não estamos sós , à nossa própria sorte, mas que temos para nos ajudar o Espírito Santo , enviado por Deus para nos santificar.
INTRODUÇÃO Vamos refletir um pouco a respeito de santidade: O que é ser realmente uma pessoa santa? A santidade influencia as nossas relações interpessoais ? Você anda mais com pessoas que buscam santidade ou pessoas que se afastam da santidade? Você tem sido uma pessoa que influencia seus amigos ou vc sempre é influenciado? Veremos essas e outras questões nesta lição.
Deus ordena que sejamos santos porque Ele mesmo é Santo, e sem santificação ninguém poderá ver Deus Ler: Levítico 19.2 . Ser santo não é um fardo, mas um privilégio que Deus dá, a pessoas que foram nascidas de novo, de viver sem nos contaminarmos com este mundo e seus sistemas. Apesar de termos um inimigo que busca sempre nos desvirtuar, temos a companhia do Espírito Santo de Deus nos ajudando no processo de santificação, nos tornando pessoas mais parecidas com Deus em sua santidade e pureza.
O QUE É SER SANTO
► 1.1. Santificação na Bíblia. Na Bíblia, a palavra santificação, e seus derivados, trazem a idéia de algo ou pessoa que foi separado para Deus. O Senhor ordenou no Antigo Testamento que diversos utensílios do tabernáculo fossem santificados, separados pelos israelitas para uso do culto. Santidade significa separação do que e comum ou impuro, consagração a Deus, passa a idéia básica de separação entre o santo e o profano.
► 1.2. Ser santo é ser separado. Uma pessoa santa é uma pessoa separada das coisas do mundo para Deus. Essa separação se refere a ter uma vida que não seja dominada pela influência do mundo. Veja o alto preço que foi pago para que pudéssemos ser pessoas santificadas: LER (1 Pe 1.18,19) NA REVISTA.
► 1.3. É ser moldado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente que trabalha em nós para que busquemos a santidade. Não é fácil buscar ser separado das coisas do mundo, e como não podemos buscar a santificação por nós mesmos, necessitamos da ajuda divina para essa tarefa. Se levarmos em consideração que a vontade de Deus é “boa, agradável e perfeita” ( Rm 12.2), não teremos problemas em entender que devemos buscar a santificação.
2. EQUÍVOCOS SOBRE A SANTIDADE
► 2.1. No estilo de vida. Ser santo, como já foi dito, é ser separado. Entretanto, essa separação não significa que a pessoa santa deve estar fora desse mundo, e sim dentro dele, para que pelo seu testemunho, pessoas tenham conhecimento do Evangelho e possam ser salvas por Cristo. Ser santo é uma forma de vida tão séria que devemos nos afastar de pessoas que envergonham o nome do Senhor com suas atitudes
► 2.2. Na forma de pensar. Ser santo é primeiramente reconhecer que precisamos mudar a nossa forma de pensar, não tomando a forma do mundo, nem nos assemelhando à sua forma de pensar: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” ( Rm 12.1,2).
► 2.3. A oposição à santificação. Não podemos ignorar que temos um inimigo astuto, que não deseja que busquemos a santificação. Satanás fará o possível para que realizemos os desejos da carne e desobedeçamos a Deus. Ele não cansa de tentar os servos de Deus e ainda os acusa quando pecam. Ele tenta inverter os valores divinos, desvalorizando aquilo que Deus diz que é precioso e valorizando aquilo que Deus nos diz que é pecaminoso. E não são poucas as pessoas que acabam caindo nessa armadilha. Devemos sempre depender do Espírito Santo para não pecar contra Deus.
3. SANTIDADE DIÁRIA
► 3.1. Sabedoria e santidade no trato com os irmãos. Uma das mais importantes demonstrações de santidade pessoal é, sem dúvida, a forma como tratamos os nossos irmãos. Pessoas santas não se exasperam (encolerizar, enfurecer) com outras pessoas, não demonstram arrogância ou qualquer outro tipo de sentimento parecido com esses. LER: JO 12.14 .
► 3.2. A importância da leitura e da obediência à Palavra de Deus. Uma pessoa que deseja realmente ser santa precisa ter diariamente o contato com a Palavra de Deus por meio da leitura e da meditação daquilo que está ali escrito. Obedecer é tão importante quanto ler a Palavra de Deus. Portanto, coloque em seu coração tanto o desejo de ler e estudar a Palavra de Deus quanto o desejo de obedecê-la. Ler Jo : 17.17
► 3.3. Cuidado como falamos e nos vestimos. Uma das formas em que a santidade é manifesta é na forma como falamos e nos vestimos. Nossas palavras precisam ser santas, ou seja, separadas para serem usadas por Deus para edificação de outras pessoas Ler ( Ef 4.29). Pessoas santificadas por Deus não expõem seus corpos com o objetivo de incentivar pensamentos e desejos pecaminosos em outras pessoas, pois sabem que seus corpos são templo do Espírito Santo, sabem que podem procurar se vestir de forma que agradem a Deus, e as nossas vestimentas devem refletir a nossa fé não apenas na igreja, mas também, no trabalho, na escola ou faculdade.
CONCLUSÃO Ser santo é ser diariamente trabalhado pelo Santo Espírito de Deus e ter um estilo de vida que agrade ao Senhor e faça com que as pessoas à nossa volta vejam a glória de Deus em nossos testemunhos e atitudes.