Vivendo em santidade

693 views 19 slides May 07, 2019
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Discipulando - CPAD/3°CICLO - Lição 13 - Vivendo em santidade


Slide Content

Lição: 13 - vivendo em santidade TEXTO BÍBLICO: 1 Pedro 1.13-25

MEDITAÇÃO Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. ( 1 Pe 2.5 ); Ler também: vv 9,10 .

Antes de prosseguir com a aula, gostaria de ouvir de vocês o que vocês pensam sobre santificação, com suas próprias palavras me digam o que vocês já sabem sobre santificação, quais características deve ter uma pessoa que busca viver em santidade? Santidade significa basicamente a separação do que e comum ou impuro, e a consagração a Deus, da a idéia básica da separação do santo e do profano. LER Lv 10.10. Ponto de contato:

A santidade que Deus espera de nós vai além do que vestimos, comemos e falamos. Ela é um estilo de vida, com princípios que farão com que outras pessoas sejam atraídas para Deus e farão com que nossas vidas sejam mais parecidas com a vida de Jesus Cristo. No processo de santificação não estamos sós , à nossa própria sorte, mas que temos para nos ajudar o Espírito Santo , enviado por Deus para nos santificar.

INTRODUÇÃO Vamos refletir um pouco a respeito de santidade: O que é ser realmente uma pessoa santa? A santidade influencia as nossas relações interpessoais ? Você anda mais com pessoas que buscam santidade ou pessoas que se afastam da santidade? Você tem sido uma pessoa que influencia seus amigos ou vc sempre é influenciado? Veremos essas e outras questões nesta lição.

Deus ordena que sejamos santos porque Ele mesmo é Santo, e sem santificação ninguém poderá ver Deus Ler: Levítico 19.2 . Ser santo não é um fardo, mas um privilégio que Deus dá, a pessoas que foram nascidas de novo, de viver sem nos contaminarmos com este mundo e seus sistemas. Apesar de termos um inimigo que busca sempre nos desvirtuar, temos a companhia do Espírito Santo de Deus nos ajudando no processo de santificação, nos tornando pessoas mais parecidas com Deus em sua santidade e pureza.

O QUE É SER SANTO

► 1.1. Santificação na Bíblia. Na Bíblia, a palavra santificação, e seus derivados, trazem a idéia de algo ou pessoa que foi separado para Deus. O Senhor ordenou no Antigo Testamento que diversos utensílios do tabernáculo fossem santificados, separados pelos israelitas para uso do culto. Santidade significa separação do que e comum ou impuro, consagração a Deus, passa a idéia básica de separação entre o santo e o profano.

► 1.2. Ser santo é ser separado. Uma pessoa santa é uma pessoa separada das coisas do mundo para Deus. Essa separação se refere a ter uma vida que não seja dominada pela influência do mundo. Veja o alto preço que foi pago para que pudéssemos ser pessoas santificadas: LER (1 Pe 1.18,19) NA REVISTA.

► 1.3. É ser moldado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente que trabalha em nós para que busquemos a santidade. Não é fácil buscar ser separado das coisas do mundo, e como não podemos buscar a santificação por nós mesmos, necessitamos da ajuda divina para essa tarefa. Se levarmos em consideração que a vontade de Deus é “boa, agradável e perfeita” ( Rm 12.2), não teremos problemas em entender que devemos buscar a santificação.

2. EQUÍVOCOS SOBRE A SANTIDADE

► 2.1. No estilo de vida. Ser santo, como já foi dito, é ser separado. Entretanto, essa separação não significa que a pessoa santa deve estar fora desse mundo, e sim dentro dele, para que pelo seu testemunho, pessoas tenham conhecimento do Evangelho e possam ser salvas por Cristo. Ser santo é uma forma de vida tão séria que devemos nos afastar de pessoas que envergonham o nome do Senhor com suas atitudes

► 2.2. Na forma de pensar. Ser santo é primeiramente reconhecer que precisamos mudar a nossa forma de pensar, não tomando a forma do mundo, nem nos assemelhando à sua forma de pensar: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” ( Rm 12.1,2).

► 2.3. A oposição à santificação. Não podemos ignorar que temos um inimigo astuto, que não deseja que busquemos a santificação. Satanás fará o possível para que realizemos os desejos da carne e desobedeçamos a Deus. Ele não cansa de tentar os servos de Deus e ainda os acusa quando pecam. Ele tenta inverter os valores divinos, desvalorizando aquilo que Deus diz que é precioso e valorizando aquilo que Deus nos diz que é pecaminoso. E não são poucas as pessoas que acabam caindo nessa armadilha. Devemos sempre depender do Espírito Santo para não pecar contra Deus.

3. SANTIDADE DIÁRIA

► 3.1. Sabedoria e santidade no trato com os irmãos. Uma das mais importantes demonstrações de santidade pessoal é, sem dúvida, a forma como tratamos os nossos irmãos. Pessoas santas não se exasperam (encolerizar, enfurecer) com outras pessoas, não demonstram arrogância ou qualquer outro tipo de sentimento parecido com esses. LER: JO 12.14 .

► 3.2. A importância da leitura e da obediência à Palavra de Deus. Uma pessoa que deseja realmente ser santa precisa ter diariamente o contato com a Palavra de Deus por meio da leitura e da meditação daquilo que está ali escrito. Obedecer é tão importante quanto ler a Palavra de Deus. Portanto, coloque em seu coração tanto o desejo de ler e estudar a Palavra de Deus quanto o desejo de obedecê-la. Ler Jo : 17.17

► 3.3. Cuidado como falamos e nos vestimos. Uma das formas em que a santidade é manifesta é na forma como falamos e nos vestimos. Nossas palavras precisam ser santas, ou seja, separadas para serem usadas por Deus para edificação de outras pessoas Ler ( Ef 4.29). Pessoas santificadas por Deus não expõem seus corpos com o objetivo de incentivar pensamentos e desejos pecaminosos em outras pessoas, pois sabem que seus corpos são templo do Espírito Santo, sabem que podem procurar se vestir de forma que agradem a Deus, e as nossas vestimentas devem refletir a nossa fé não apenas na igreja, mas também, no trabalho, na escola ou faculdade.

CONCLUSÃO Ser santo é ser diariamente trabalhado pelo Santo Espírito de Deus e ter um estilo de vida que agrade ao Senhor e faça com que as pessoas à nossa volta vejam a glória de Deus em nossos testemunhos e atitudes.