Principais riscos da atividade vulcânica: Escoadas lávicas Gases Chuvas ácidas Nuvens de cinzas Nuvens ardentes Deslizamento de terras Degelo A minimização do risco vulcânico passa pela previsão das erupções, que pode ser feita através: da história eruptiva dos vulcões , isto é, com base no conhecimento de quando existiram erupções e das suas características; da vigilância dos vulcões, recorrendo a uma série de técnicas e equipamentos.
A história dos vulcões permite estabelecer mapas de risco vulcânico . Esses mapas são importantes a nível do planeamento e ordenamento do território e da atuação da proteção civil .
Sinais precursores de atividade vulcânica
Previsões rigorosas são, por vezes, possíveis, contudo raras . Um alerta rigoroso será aquele que indique a probabilidade da ocorrência de uma erupção com a antecedência de algumas horas ou de alguns dias .
A única acção de prevenção capaz de assegurar que não haverá vítimas é a evacuação atempada das áreas potencialmente atingidas.
Benefícios da atividade vulcânica Energia geotérmica Nas centrais geotérmicas , o vapor de água é captado sob pressão e conduzido a uma central elétrica , onde aciona as turbinas, produzindo eletricidade .
Termalismo (e outras utilizações terapêuticas) O termalismo é um método natural de tratamento alternativo à medicina clássica, que recorre às águas minerais para fazer as curas. A variedade de componentes químicos da água e o seu equilíbrio permite obter propriedades que ajudam a curar doenças e feridas.
Outros benefícios: Atividade agrícola dos solos, muito férteis devido à deposição de cinzas vulcânicas; Exploração de produtos minerais (enxofre, cobre, ferro, platina e diamantes); Interesse turístico .