022 Augusto Comte - A classificação das ciências.pptx
myllamylk
1,189 views
6 slides
Aug 13, 2023
Slide 1 of 6
1
2
3
4
5
6
About This Presentation
Terceiro Ano
Size: 50.57 KB
Language: pt
Added: Aug 13, 2023
Slides: 6 pages
Slide Content
O POSITIVISMO:A DIVINIZAÇÃO DA CIÊNCIA FILOSOFIA AUGUSTO COMTE - A CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS Habilidades a serem desenvolvidas : (EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais . TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SLIDE 022
A CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS Comte classificou as Ciências a partir das mais gerais para as menos gerais , de acordo com a generalidade do seu objeto . Logo, segundo essa concepção , a mais geral de todas as Ciências seria a Matemática , seguida da Astronomia , da Física , da Química , da Biologia e da Sociologia , com objetos progressivamente menos gerais , e, portanto , mais complexos .
Partindo dessa classificação , a Sociologia comtiana figura como a mais complexa de todas as Ciências . Para Comte, os caminhos para se alcançar o conhecimento das leis que regem a sociedade são a observação , o experimento e o método comparativo .
A CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS Segundo o filósofo , para se passar de uma sociedade desordenada para uma ordenada , é necessário um conhecimento científico sobre tal sociedade e, para que esse conhecimento seja eficaz , deve -se encontrar as leis que regem os fenômenos sociais de modo que se perceba as relações de causa e efeito no interior dessa sociedade .
Comte chama a Sociologia de “ física social”, pois , assim como a Física encontra as leis dos fenômenos naturais e dos movimentos dos corpos , a Sociologia é capaz de encontrar as leis que regem a sociedade . Comte não menciona a Filosofia em sua classificação , uma vez que ela tem o papel de ordenadora e de instrumento de conhecimento de todas as outras Ciências .
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ARANHA, Mária Lúcia de Arruda [et.al]. Filosofando. Volume Único. São Paulo: Editora Moderno, 2009. AMORIM, Richard Garcia [et.al] Filosofia. Volume 5 e 6. São Paulo: Editora Bernoulli