06 - Introdução as Formas Normais em Banco de Dados

rdornel 483 views 13 slides Sep 09, 2024
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

06 - Introdução as Formas Normais em Banco de Dados


Slide Content

BDA – Banco de Dados Engenharia de Software Sistemas de Informação

Banco de dados O que é a disciplina de Banco de Dados?

Tópicos de Banco de Dados Abstração de Dados Modelos de Dados Modelo Entidade Relacionamento Diagrama Entidade Relacionamento Formas Normais ACID Álgebra Relacional Linguagens de Banco de Dados Linguagem SQL Tópicos Avançados

Formas Normais Primeira Segunda Terceira N ...

Formas Normais Formas Normais Objetivo é armazenar informações sem redundância permitindo a sua recuperação com facilidade.

Normalização O objetivo principal da utilização de um banco de dados é a possibilidade de armazenamento dos dados de forma coerente, lógica e precisa. Na grande maioria das aplicações comerciais e, sobretudo nas aplicações do tipo OLTP ( OnLine Transaction Processing ) o nível de redundância de informação deve ser mantido baixo .

Normalização O armazenamento de informações repetidamente contribui para o uso desnecessário de espaço no banco de dados, bem como para uma carga maior de processamento em atividades de atualização de dados.

Normalização Em um ambiente do tipo OLAP ( OnLine Analytical Processing ) um bom nível de redundância de informações é um objetivo a ser alcançado. Neste ambiente a atividade de atualização dos dados é praticamente inexistente, operações de consultas prevalecem sobre as demais atividades. A possibilidade de manter um alto grau de redundância de informação otimiza o uso deste ambiente.

Normalização Independentemente do ambiente de trabalho do banco de dados (OLAP ou OLTP), a normalização de dados apresenta-se como um conceito amplamente utilizado para que se consiga uma boa modelagem do banco de dados. Vamos abordar neste curso apenas as formas de normalização 1FN, 2FN e 3FN. Nosso objetivo será buscar a normalização do ambiente para a 3FN.

Normalização O processo de normalização acontece em etapas distintas, na primeira delas buscamos identificar as entidades e atributos envolvidos no ambiente em estudo, nesta etapa deve-se definir uma chave para que se possa trabalhar com as formas normais. A partir daí aplicam-se sucessivamente as formas 1FN, 2FN e 3FN, abaixo iremos descrever as necessidades de cada forma normal.

Formas Normais Primeira Forma Normal – 1FN: A tabela não deve possuir grupos de repetição. Exemplo (Aluno, Pai, Mãe) João, Carlos, Maria Marcos, Carlos, Maria

Formas Normais Segunda Forma Normal – 2FN: Todos os atributos dependem totalmente da chave primária, os que não dependem vão para outra tabela. Exemplo ( Aluno , Nome do Curso, Código do Curso ) João, Computação, 1 Paulo, Computação, 1

Formas Normais Terceira Forma Normal – 3FN: Não podem existir atributos que dependam de outros atributos. Exemplo (Aluno, Código do Curso, Nome do Curso)