0739 - Quimica Ambiental Caracterização da poluição Fontes de poluição
ssuser806a2b
1 views
35 slides
Oct 13, 2025
Slide 1 of 35
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
About This Presentation
Química Ambiental
Size: 1.05 MB
Language: pt
Added: Oct 13, 2025
Slides: 35 pages
Slide Content
Curso de Aprendizagem de Técnico/a da Qualidade 0739 - Química Ambiental Formador: Roger Pragosa [email protected] Entidade Formadora: Co-financiado por:
Química Ambiental O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, ou alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Química Ambiental Ciências do ambiente: É um ramo multidisciplinar de ciências que se debruça nos problemas ambientais, no sentido da sua interpretação, compreensão, atuação e modelização, através de uma abordagem cientifica e integrada dos sistemas ambientais.
Química Ambiental Ciências do ambiente: Exemplos: Ecologia Biologia Geologia Geografia Física Química Saúde Pública etc.
Interação tecnologia - ambiente Muitos estudiosos têm descrito a espécie humana como uma doença planetária, muito semelhante ao cancro. Consideram o crescimento da civilização algo maligno, que está a destruir o ecossistema global. Esta analogia pode ser descabida e absurda à primeira vista mas é espantosamente correta.
Interação tecnologia - ambiente O que podemos fazer para evitar o colapso ambiental que espreita o nosso futuro próximo? Fundamental nessa compreensão é o conceito de impacto ambiental e porque o Homem o causa.
Interação tecnologia - ambiente Estes dois fatores em conjunto levaram a um aumento exponencial do impacto ambiental humano, pois se as tecnologias e a população aumentam, mais materiais e energia se deslocam através dessa mesma sociedade. Isto acelera o esgotamento dos recursos ambientais.
Interação tecnologia - ambiente Além disso, os materiais e energia que se deslocam têm que ter um local (sumidouro) para onde ir após a sociedade já não precisar deles. Assim, resíduos sólidos, poluição do ar e da água e outros produtos acabam no ambiente.
Interação tecnologia - ambiente Uma boa medida destes factos é a seguinte constatação: as chamadas nações desenvolvidas têm 22% da população mundial mas consomem 88% dos recursos naturais mundiais e ainda 73% da energia.
Redução do impacto tecnológico Existem duas possibilidades de atingir este objetivo, nenhuma das quais implica sacrifícios ou perda de qualidade de vida, pelo contrário, pois melhoram a saúde humana e o ambiente:
Redução do impacto tecnológico Quando os recursos não renováveis são baratos, são desperdiçados pois não existe incentivo para aumentar a eficiência, reciclar ou substituí-los. Quando o preço no mercado não refletem os verdadeiros custos de um produto ou serviço, os economistas designam a situação falha de mercado.
Redução do impacto tecnológico O papel do indivíduo
Ar e atmosfera
Ar e atmosfera
Ar e atmosfera Importância de alguns gases face à existência de vida na Terra: Oxigénio (O 2 ): Azoto (N 2 ): O vapor de água (H 2 O) e o Dióxido de Carbono (CO 2 ):
Ar e atmosfera
Ar e atmosfera Há dois tipos de causas que explicam o aumento da concentração dos gases na atmosfera: causas naturais e causas antropogénicas.
Ar e atmosfera Principais efeitos dos gases poluentes sobre o ambiente e os gases que mais contribuem para o desenvolvimento destes: - Agravamento do efeito de estufa (CO 2 , CFC, CH 4 , N 2 O) - Destruição da camada de ozono (CFC) - Contribuição para as chuvas ácidas (SO 2 ) - Smog ( NO x , SO 2 ) - Aparecimento do ozono junto ao solo (NO 2 )
Ar e atmosfera Camadas da atmosfera, sua constituição e função
Água e hidrosfera Substância química muito estável, composta por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio; como substância, a água pura é incolor, não tem cheiro nem sabor.
Água e hidrosfera Esta é a única substância que existe na Terra em três estados (sólido, líquido e gasoso), a temperaturas relativamente próximas, apresenta uma capacidade calorífica muito forte, e calores latentes de mudança de fase muito elevados, sendo um isolante térmico natural (regula a temperatura da Terra, tendo um papel primordial no que respeita à estabilidade da sua temperatura e dos vários fenómenos climáticos).
Água e hidrosfera Além destas propriedades, a água é o solvente universal (tem a capacidade de dissolver uma quantidade enorme de compostos, pelo que na natureza não existe pura). A água ocupa cerca de dois terços da superfície da Terra e é o constituinte principal dos organismos vivos, pelo que sem ela não seria possível a vida.
Água e hidrosfera
Água e hidrosfera Importância da água na terra Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
Água e hidrosfera Importância da água na terra Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não tem acesso a água potável; 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico; Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes; Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água,
Água e hidrosfera Processos de tratamento de água:
P oluição A poluição designa-se como a libertação de elementos, maioritariamente graças ao Homem, que provocam distúrbios nos ecossistemas existentes, podendo ter consequências graves como a extinção de espécies nesses mesmos ecossistemas.
P oluição Fontes de poluição Tipo de fonte Exemplos Antropogénicas Naturais Fontes estacionárias Fontes Móveis Fontes em Área Fontes em Linha Fontes pontuais
P oluição Classificação da poluição quanto à sua dimensão Escala Local (1ª Escala ) Escala Regional (2ª Escala) Escala Global (3ª Escala )
P oluição Classificação da poluição quanto à sua dimensão Escala Local (1ª Escala ) Escala Regional (2ª Escala) Escala Global (3ª Escala )
Fontes de Poluição Poluente Fontes CO Monóxido de carbono NOx Óxidos de azoto SO X Compostos de Enxofre PM 10 Partículas Pb Chumbo Compostos Orgânicos Voláteis (COV’s*) Dioxinas e Dibenzofuranos O3 Ozono
Efeitos da poluição atmosférica Poluente Fontes Processos Efeito Óxidos de Enxofre (SO 4 ) Antropogénicas Combustão (Refinarias, centrais térmicas, veículos a diesel) Processos Industriais Afeta o sistema respiratório Chuvas ácidas Danos em materiais Naturais Vulcanismo Processos biológicos Óxidos de Azoto (NO x ) Antropogénicas Combustão (veículos e indústria) Afeta o sistema respiratório Chuvas ácidas Naturais Emissões da vegetação Compostos Orgânicos Voláteis (COV’s) Antropogénicas Refinarias Petroquímicas Veículos Evaporação de combustíveis e solventes Poluição fotoquímica Incluem compostos tóxicos e carcinogénicos Monóxido de Carbono (CO) Antropogénicas Combustão (veículos) Reduz a capacidade de transporte de oxigénio no sangue Naturais Emissões da vegetação
Efeitos da poluição atmosférica Poluente Fontes Processos Efeito Dióxido de Carbono (CO 2 ) Antropogénicas Combustão Efeito de estufa Naturais Emissões da vegetação Fogos florestais Chumbo (Pb) Antropogénicas Gasolina com chumbo Inceneração de resíduos Tóxico acumulativo Anemia e destruição do tecido cerebral Partículas Antropogénicas Combustão Processos industriais Condensação de outros poluentes Extração de minerais Alergias respiratórias Vetor de outros poluentes (metais pesados, compostos orgânicos carcinogénicos) Naturais Erosão eólica Vulcanismo CFC’s e Compostos Halogenados Antropogénicas Aerossóis Sistemas de refrigeração Espumas, sistemas de combate a incêndios Destruição da camada de ozono Contribuição para o efeito de estufa
P oluição Poluição da água Principais fontes de poluição da água Agentes Químicos Agentes Físicos Agentes Biológicos
P oluição Poluentes do meio aquáticos: Matéria orgânica Fosfatos e nitratos Metais pesados, organoclorados e pesticidas Organismos patogénicos