Módulo 1 Noções espaciais Aula 1 Elementos de orientação Orientação - vem do latim (que significa ir para o Oriente, que significa orientar-se que significa ir para o Oriente – ir para onde o sol nasce) Orientar-se é ir em direção ao Oriente Onde que é o Oriente ? A Terra do sol nascente! Lembra quando falamos que o Japão é a Terra do sol nascente. Não só o Japão, pode ser a China, Corea do Sul, Coreia do Norte. Pode ser qualquer um que esteja daquele lado. Oriente também é chamado de Leste (onde o sol nasce)
Por que foi colocado esse nome Oriente... Ao longo de muito tempo lá na rota da seda, na época em que os europeus queriam ganhar sua vida, eles iam até a China, comprar seda e outros tecido. E aí nesse caminho que era árduo, que era cansativo, ao longo de muito tempo, ficavam lá caminhando... A referência de orientação que eles tinham para poder chegar na China, era seguir sempre em direção onde o sol nasce. Eles iam em direção Leste , ou seja, em direção onde o sol nasce. Rota da seda
Então eles saiam da Europa e seguiam até a Ásia. Trocavam seu ouro , pela seda. No caminho de volta para a Europa, o que eles faziam ? Eles seguiam em direção onde o sol se põe, para irem em direção ao Ocidente. Oeste , onde o sol se põe . Esses que faziam a rota da seda, já determinaram, duas direções importantes: Oriente – que chamamos de Leste ou Nascente. Ocidente – ou poente, onde o sol se põe Oeste. Duas primeiras referenciações.
A Orientação se faz apontando o braço direito para o leste, onde nasce o sol. O braço esquerdo estará apontando para oeste, as costas para a direção sul e na frente estará o norte. Chamados de pontos cardeais. 1 letra.
A orientação por estrelas A estrela Polar, que faz parte da constelação Ursa Menor, da qual é a estrela mais brilhante, localiza-se sensivelmente, sobre o Polo Norte. É por isso utilizada, frequentemente, para determinar o ponto cardeal Norte. Contudo esta estrela apenas é visível no Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul, como ponto de referência cardeal Sul. Este processo de orientação só pode ser utilizado de noite com o céu limpo.
Para conhecer pontos intermediários, aC um grego chamado Ptolomeu, para fazer os mapas e determinar linhas, traçar os caminhos que as pessoas iam fazer, ele criou outros pontos intermediários, entre os pontoas cardeais. Que passou a ser chamado pontos colaterais. Ele se localiza entre um ponto cardeal e outro ponto cardeal. 2 letras. Por volta de 1400, acaba acontecendo, que os grandes países capitalistas da época, Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda... Precisavam de mapas, cartas mais precisas ainda. Com a ajuda de quadros, transferidor, enfim instrumentos da época, eles acharam que seria necessário, criar outros pontos intermediários, aos que já existiam. Passam a ter contatos com os pontos subcolaterais. 3 letras.
Rosa dos ventos
A rosa dos ventos é um instrumento de orientação por meio da qual é possível determinar a direção de qualquer local da superfície, tendo-se um ponto de referência. O movimento aparente do sol decorre do fato que, na realidade quem se movimenta é a Terra em torno do seu eixo imaginário. Por isso, aqueles que estão na superfície do planeta têm a impressão de que o movimento é realizado pelo sol. Movimento de rotação daTerra acontece no sentido oeste-leste. Por isso, aos olhos de um observador que está na superfície terrestre, o nascer do sol ocorre do de lado leste, e o pôr do sol do lado oeste. Isso explica o porquê de “nascer” e o “por do sol” serem utilizados como referência para determinar a direção leste-oeste e, consequentemente, a direção norte-sul. O movimento aparente do sol, essa forma de é pouco precisa, pois a variação do ponto onde se verifica o nascer e o pôr do sol é muito grande ao longo do ano.
Bússola É um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa” de buxo.
Aula 2 Observem as imagens da páginas 211, paralelo que divide o planeta em hemisférios (norte e sul) é o equador; e o meridiano que divide o planeta em dois hemisférios (leste e oeste) é o Greenwich. A principal função dos paralelos e dos meridianos está na determinação das coordenadas geográficas (latitude e longitude) de um ponto da superfície terrestre. Linha do equador é o paralelo principal (0º), que divide a Terra em dois hemisférios, o Norte , também chamado de Setentrional ou Boreal, e o Sul, também conhecido como Meridional ou Austral. Greenwich é o meridiano principal e também divide o planeta em dois hemisférios: Leste e Oeste. Qualquer meridiano pode dividir a Terra em duas partes iguais – diferente com o que ocorre com os paralelos.
Antídopas terrestres Sobre a superfície de uma esfera , dois pontos antipodais são dois diametralmente opostos. Um ponto antipodal é frequentemente designado de antípoda . GPS Sistema de posicionamento global é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como o horário, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra; desde que o receptor se encontre no campo de visão de três satélites GPS (quatro ou mais para precisão maior).