1 concordância nominal blog

luluquinhas 1,174 views 8 slides May 24, 2016
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Concordância Nominal


Slide Content

GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL

Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um pronome) e o predicativo ou adjunto adnominal (adjetivo, pronome adjetivo, numeral e artigo). Os alunos estavam empolgados com o projeto. A clara manhã se elevara no horizonte. I. Concordância nominal

I. Concordância nominal 1 - Adjetivo posposto a dois (ou mais) substantivos Quando desempenha o papel de: a) Adjunto adnominal - Concorda com o mais próximo ou no plural com todos os substantivos. Comprei sapato e camisas novas . Comprei sapato e camisas novos . b) Predicativo – concorda no plural com todos os substantivos. O ódio e a paixão pareciam idênticos . As malas e as sacolas estavam pesadas .

I. Concordância nominal 2 - Adjetivo anteposto a dois (ou mais) substantivos com gêneros diferentes Quando desempenha o papel de: a) Adjunto adnominal - concorda com o termo mais próximo Você percebeu tamanha injustiça e desconforto? Os antigos postes e luminárias foram reconduzidos ao museu. b) Predicativo - concorda com o mais próximo ou no plural com todos os substantivos. São italianos a revista e o jornal. É italiana a revista e o jornal.

I. Concordância nominal Palavras específicas Obrigado, anexo, incluso, mesmo, próprio, quite Concorda geralmente com o substantivo a que se refere. Muito obrigada , disse a diretora . Ele foi obrigado a se alistar. Estão anexas as cópias do contrato aos documentos. Os depoimentos das testemunhas foram inclusos no processo. Ela mesma organizou o trabalho. Elas próprias decidiram a questão. Estamos quites com as nossas obrigações.

I. Concordância nominal Palavras específicas Meio, bastante, caro, barato, só a) Quando se associam-se a substantivo, concorda com ele. Meu irmão comeu meia (metade) melancia. (numeral) Havia bastantes mulheres lindas naquele evento. (pronome ind.) Ela se recusa a usar roupas baratas . (adjetivo) As crianças queriam ficar sós no quintal. ( adjetivo) b) Quando se associam a adjetivo ou a verbo, funcionam como advérbio, por isso ficam invariáveis. A situação estava meio tensa, e as pessoas, meio irritadas. Perguntaram bastante sobre o assunto. Estas roupas custaram barato, mas por essas joias pagamos caro. Todos concordaram, só eles não.

I. Concordância nominal Palavras específicas É proibido, é necessário, é bom A flexão (ou não) do adjetivo depende da presença ou da ausência de um determinante junto ao substantivo. É proibido entrada de estranhos. São proibidas as entradas de estranhos. É necessário tua denúncia no tribunal. É necessária a tua denúncia no tribunal. É bom plantação de erva cidreira para afugentar formigas. É boa a plantação de erva-cidreira para afugentar formigas.

I. Concordância nominal Palavras específicas Menos, alerta São invariáveis. Na classe, há menos garotas do que garotos. Nos movimentos grevistas, os policiais ficam alerta .
Tags