1 Tecofix -Portugal Steel - _madeira .pptx

JoselitoPereira4 8 views 29 slides Sep 04, 2025
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Ligações aço betão em estruturas metálicas


Slide Content

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. 2025

Ligações aço-betão em estruturas metálicas.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. 1951 2025 Inovação e Desenvolvimento de produtos há mais de 70 anos Uma fabricação industrial 90 % fabricada na Europa

Ligações aço-betão em estruturas metálicas.

Neste contexto, a SPIT, através do seu departamento de investigação, estuda o comportamento das ligações aço/ betão em ensaios de diferentes tipos de cargas. Ligações aço-betão em estruturas metálicas.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo – Ligação das Madremax em cobertura – KILOM LOURES. 2023

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Ligação aço betão entre estrutura pré fabricada e cobertura composta por Madremax em apoios a paineis.

Cobertura composta por Madremax apoiada em estruturas de betão . Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. Tipologia cobertura: Madremax para apoio de painel sandwich em estrutura pré fabricada de betão. Área aprox 8000 m2 Vãos tipo 11,45 metros Aprox 800 sobreposições de madres em betão Aprox 3200 ligações aço betão

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. Solução preconizada com bucha química e varões roscados .

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. Solução preconizada com bucha química e varões roscados . Desvantagens da solução em obra: Rendimento baixo dos trabalhos devido ao processo implícito. Risco de problemas devido a limpezas defetuosa dos furos. Cuidados no torque de aperto controlado. Atraso dos trabalhos diretamente relacionado com as condições climatéricas Desperdício de produto . Cuidados ambientais na reciclagem de embalagens quimicas Vantagens para a execução em obra: Grande resistência, quando bem executada. Possibilita proximidades de bordo e entre furos reduzidos.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. O cliente X solicitou uma alternativa ao projeto porque as desvantagens da aplicação em obra versus os timing de execução eram muito relevantes. Solução desejada: uma solução mecânicas de rápida instalação. Uma solução sujeita a menores erros e execução. Resistência adequada ao projeto. Preço-rendimento adequado ao budget inicial.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. Uma ancoragem segmentada é de fácil instalação e permite cargas elevadas de acordo com o devido dimensionamento.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. Através do Software SPIT IEXPERT elaboramos um modelo de calculo que validou uma solução com bucha segmentada com uma iteração de cerca e 90%.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. No entanto sabendo que as soluções mecânicas como as buchas segmentadas traziam problemas de tensões internas instaladas no betão devido ás forças de aperto e mecanismo de fixação ao suporte, principalmente com distancias reduzidas ao bordo e profundidade do suporte….

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. Numa analise à geometria, existe uma restrição de bordo em profundidade que deverá ser considerada como ponto sujeito a fissuração. Assim num dimensionamento em betão fissurado ou sujeito a tal, esta não validou.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. Assim com os mesmos pressupostos de geometria de dimensionamento em betão fissurado, o software SPIT-IEXPERT indicou o parafuso autoroscante de betão SPIT TAPCON XTREM, com uma iteração de 70% .

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. Assim analisando as vantagens desta escolha: Uma ancoragem autoroscante de betão não necessita de controlo de torque de aperto por forma a atingir a performance para a qual foi concebida, o que torna a sua aplicação mais simples e fiável . Perfuração do suporte a 8 mm para colocação de um parafuso de 10,6 mm através de maquina de impacto. Menor profundidade de perfuração do suporte. Alto rendimento em obra versus solução química. Solução certificação sismicamente em C1-C2, fogo e em zonas de fissuração.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo. os parafusos Tapcon foram inventados em 1976 pela Buildex , uma divisão da ITW (Illinois Tool Works) à qual a SPIT também pertence. A inovação dos Tapcon consistia em um parafuso autoroscante com rosca especial capaz de cortar diretamente no betão eliminando a necessidade de buchas e oferecendo uma fixação segura e eficiente. Tapcon (de “ TAP into CON crete ”)

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas. Caso de estudo.

Ligações aço-betão em estruturas metálicas.

OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO Ligações aço-betão em estruturas metálicas.
Tags