A hidrografia Não se destacam pela grande extensão, mas pelo volume de água e sua importância como via de transporte. Apresenta cerca de 75 mil quilômetros de vias fluviais 43 500 km são constituídos por canais Principais rios: Danúbio Volga Reno Os rios europeus .
O rio Danúbio Nasce na região da Floresta Negra ,(Alemanha) a mais de 600 m de altitude, e deságua no mar Negro. É considerado , do ponto de vista geopolítico, o mais importante rio europeu, pois atravessa o serve de fronteira a nove países. Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia e Ucrânia. Importante via de ligação entre a parte ocidental e a parte oriental da Europa. Dos seus 2 858 km de extensão, 2 450 km são navegáveis em qualquer época do ano.
Rios - Europa
O rio Volga Com 3 701 km de comprimento é o mais extenso do continente . Nasce no planalto de Valdai, corre pela planície Russa e desemboca no mar Cáspio. Navegável em quase todo o seu curso; suas águas permanecem congeladas durante boa parte do ano.
Rios - Europa
O rio Reno 1 350 km de extensão Liga a parte central da Europa aos Países Baixos Junto ao seu principal afluente na Alemanha, o rio Ruhr, localiza-se o maior complexo industrial da Europa. Nasce nos Alpes Suíços, separa a Alemanha da França, passa pelos Países Baixo e desemboca no mar Norte. O que permite o escoamento de vários produtos a custos bem menores do que por outras vias. Em seu curso foram construídas usinas hidrelétricas
Rios - Europa
Porto de Rodertã na Holanda, o maior do Mundo. O Reno comunica-se com vários rios através de canais e liga o oceano a várias regiões industriais . Isso tornou o porto de Roterdã ,(Holanda) localizado em sua foz, um dos mais movimentados do mundo.