A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW CURSO TÉCNICO DE SERVIÇOS JURÍDICOS RELAÇÕES PÚBLICAS GESTÃO DA MOTIVAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW Existem várias teorias motivacionais, mas aqui irá abordar-se aquela que se considera a mais emblemática. Maslow (1908-1970) foi um dos maiores especialistas em motivação humana, apresentou uma teoria motivacional que pressupõe a hierarquização das necessidades humanas, sendo as mais baixas as fisiológicas e as mais elevadas as de auto-realização . No seu livro Motivation and Personality , Maslow desenvolveu um esquema, em pirâmide, para explicar a intensidade de certas necessidades humanas. Segundo este autor, é necessário que certas necessidades estejam satisfeitas para que se possa sentir outras e nem todos os indivíduos alcançam o topo da pirâmide, ficando estagnados num dos patamares.
A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW AUTOESTIMA NECESSIDADES SOCIAIS AUTORREALIZAÇÃO NECESSIDADES DE SEGURANÇA NECESSIDADES BÁSICAS (FISIOLÓGICAS)
A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW O primeiro patamar está reservado às necessidades fisiológicas , onde estão agrupadas as necessidades humanas básicas para a sobrevivência - alimentação, roupa, um teto, entre outras... Maslow afirma: “Para um homem extremamente e cronicamente faminto, a Utopia pode ser simplesmente definida como um lugar onde há abundância de alimento. Ele tende a pensar que, se apenas tivesse a garantia de alimento o resto da vida, seria perfeitamente feliz e não quereria nada mais: A sua vida tende a ser definida em termos de comer (…) Liberdade, amor, respeito, etc., tudo pode ser posto de lado, como bugigangas inúteis já que não enchem o estômago.”
A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW Num segundo patamar , encontramos, as necessidades de segurança , de estar livre do medo e de perigo físico. Incluem-se aqui as preocupações com o futuro, com a estabilidade no emprego, na medida em que é ele lhe garante a casa, comida e vestuário, itens pertencentes às necessidades fisiológicas, que como já vimos são as básicas e fundamentais.
A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW Num terceiro patamar , e pressupondo que as necessidades fisiológicas e de segurança estão satisfeitas, encontram-se as necessidades sociais . Como as pessoas são seres sociais, sentem necessidade de pertencer a vários grupos e de serem aceites por eles.
A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW O facto do Homem ser um animal social é uma realidade complexa, de onde se verifica que o homem só se realiza completamente quando em grupo ou equipa. Depois de aceite na organização, o indivíduo tem satisfeita a sua necessidade social e passa ao patamar seguinte , o da necessidade de estima, tanto de autoestima como de reconhecimento por parte dos outros. A maioria das pessoas tem necessidade de uma elevada valorização de si mesmas, de reconhecimento e respeito dos outros. Quando satisfeita, desta necessidade resulta sentimentos de autoconfiança, de prestígio, de poder, de controle, de utilidade e de influência no meio onde se movimenta.
A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW Finalmente, chegamos ao último patamar , o da necessidade de autorrealização - necessidade que as pessoas sentem de maximizar o seu próprio potencial.
A TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW https://www.youtube.com/watch?v=4CQ8hikyOQM