2013 1o tri lição 12_eliseu e a escola dos profetas
2,598 views
26 slides
Feb 19, 2013
Slide 1 of 26
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
About This Presentation
Arquivo com slides da lição 12 - Eliseu e as escolas dos profetas, referente ao vídeo ministrado pelo Ev. Natalino das Neves
Size: 114.64 KB
Language: pt
Added: Feb 19, 2013
Slides: 26 pages
Slide Content
LIÇÕES BÍBLICAS DE EBD - CPAD 1º TRIMESTRE DE 2013 LIÇÃO 12 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS Prof. Ms . Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br IEADSJP_EBDTV
REFERÊNCIA TEXTO/TEMA Texto áureo (2 Tm 2:1,2) “Tu, pois meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” Verdade prática “A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra . ” Leitura bíblica em classe (2 Rs 6:1-7) Relata a proposta feita pelos filhos dos profetas para construir um local mais apropriado para eles. Eliseu concorda e vai com eles até o Jordão para cortar a madeira. O martelo, que era emprestado, cai no rio e Eliseu realiza o milagre (flutuação do ferro) e recupera o machado.
INTRODUÇÃO O livro de Reis cita diversas vezes o termo “filhos dos profetas”, referindo-se às escolas dos profetas radicadas em Betel , Jericó e Gilgal . As Escolas dos Profetas não tinham como objetivo ensinar os alunos a profetizarem, mas a herança cultural e espiritual israelita. Nesta lição serão avaliados: a instituição, os objetivos, o currículo e a metodologia das Escolas de Profetas.
I – A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
I – A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS Noção de organização e forma Possuía uma estrutura física com espaço para os estudos e como alojamento, pois viviam em comunidade (2 Rs 6:1-2); O espaço na época de Eliseu não era adequado. Ele deu atenção à proposta dos seus discípulos; Dificuldades de estrutura nas escolas bíblicas nos dias atuais. AP – Como está a estrutura física de sua igreja?
I – A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS Noção de organismo e função As escolas dos profetas já existiam na época de Samuel (1 Sm 10:5-10; 19:20); Tinha um supervisor (Samuel 1 Sm 19:20; Eliseu – 2 Rs 6:1-3; ); Eliseu = dons sobrenaturais + capacidade pedagógica e de liderança. Dificuldades de estrutura nas escolas bíblicas nos dias atuais. AP – Há quase 3 mil anos já se preocupavam com a organização e líderes capacitados. E na sua igreja?
Sinopse do tópico “Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica.” (Lições bíblicas - professor, p. 86)
II – OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS
II – OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS Treinamento Os “filhos dos profetas” se submetiam à orientação direta do supervisor (2 Rs 2:15); Uma vez capacitados também atuavam individualmente (1 Rs 20:35-43); Capacidade do líder em conhecer seus liderados e exercer a delegação, quando apropriado . AP – A Igreja precisa investir no treinamento e mentoreamento para enfrentar os desafios pós-moderno!
II – OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS Encorajamento Eliseu dá demonstração de uma liderança participativa e encorajadora ( 2 Rs 6:3-4); As escolas encorajavam os discípulos ao estudo das Escrituras; AP: Você que é líder, tem participado das atividades de seus liderados? Você tem encorajado os liderados ao estudo da Palavra de Deus?
Sinopse do tópico “As Escolas de Profetas forneciam instrução e encorajamento aos alunos a fim de que eles buscassem uma melhor compreensão da Palavra de Deus.” (Lições bíblicas - professor, p. 86)
III – O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
III – O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS A Escritura Provavelmente a Torá , em especial, para evitar a quebra do concerto de Deus com o povo, conforme denunciou Elias em 1 Rs 19:10; O entendimento de algumas pessoas é de que nestas escolas não se tinha a preocupação de estudar a Escritura. Este entendimento influencia o comportamento de muitos membros hoje (não precisa estudar, o Espírito Santo põe as palavras na boca – “ Reteté ” ). AP – Como está o seu empenho no estudo da Palavra de Deus?
III – O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS A experiência Elias e Eliseu compartilhavam de suas experiências com os discípulos (2 Rs 2:15, 19-22; 4:1-7, 42-44); CUIDADO: A experiência não pode sobrepor a Palavra de Deus; Importância da interação entre as gerações . Exemplo de Jz 2:10 . AP – Como está o compartilhamento de experiências em sua igreja?
Sinopse do tópico “O currículo da Escola de Profetas era em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava os princípios e preceitos que regiam a aliança de Jeová com o seu povo.” (Lições bíblicas - professor, p. 87)
IV – A METODOLOGIA DAS ESCOLAS DE PROFETAS
IV – A METODOLOGIA DAS ESCOLAS DE PROFETAS O ensino por meio do exemplo Relação mestre e discípulo ; Eliseu era um exemplo de honestidade para Geazi , apesar de seu deslize (2 Rs 5:20-27). Modelo a ser seguido – referencial ( Pr. José Pimentel de Carvalho ); AP – Mesmo que não dê “IBOPE”, mesmo que muitos não siga seu exemplo como Geazi , não deixe de dar o exemplo?
IV – A METODOLOGIA DAS ESCOLAS DE PROFETAS Ensino por meio da Palavra Eliseu não deixou nada escrito , mas fez uso do que estava escrito na sua época; Julgava os comportamentos e atitudes , principalmente dos monarcas, de acordo com a Palavra de Deus. AP – A Palavra de Deus tem tido prioridade em sua vida?
Sinopse do tópico “As Escolas dos Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação.” (Lições bíblicas - professor, p. 88)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
ESCOLA DOS PROFETAS OBJETIVOS A transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel por meio de sua Palavra. CURRÍCULO Em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo; aprendizado prático. METODOLOGIA Ensino por meio do exemplo e estudo da Palavra . Fonte: Lições Bíblicas – professor, p. 85 (adaptado).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BUIS, Pierre. O livro dos Reis . São Paulo: Paulus, 1997. CERESKO, Anthony. Introdução ao Antigo Testamento numa perspectiva libertadora . Rio de Janeiro: Paulus, 1996. GONÇALVES, José. Porção dobrada . Rio de Janeiro: CPAD, 2012. LIÇÕES BÍBLICAS. Elias e Eliseu, um ministério de poder para toda Igreja . 1º trimestre de 2013. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento . Rio de Janeiro: CPAD, 2001.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RENDTORFF, Rolf. Antigo Testamento: uma introdução . São Paulo: Academia Cristã, 2009. SHREINER, Josef. Palavra e Mensagem do Antigo Testamento . São Paulo: Teológica, 2004. SICRE, José Luís. Profetismo em Israel: o profeta, os profetas, a mensagem . Rio de Janeiro: Vozes, 2008. SWINDOLL, Charles R. Elias: um homem de heroísmo e humildade. São Paulo: Editora Vida, 2010. WILSON, Robert R. Profecia e Sociedade no Antigo Israel . São Paulo: Targumin; Paulus, 2006.
IEADSJP – Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais www.adsaojosedospinhais.com.br ; www.redemaoamiga.com.br Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva Pr. Vice-Presidente: Eurico Deraldo Santana Sup. da EBD: Ev . Ismael Nascimento Oliveira Comentários: Ev . Natalino das Neves ( www.natalinodasneves.blogspot.com.br ; [email protected] ; 8409 8094 / 3076 3589)
ACESSE O VÍDEO COM OS COMENTÁRIOS REFERENTE A ESTE ARQUIVO NO LINK ABAIXO: www.youtube.com/watch?v=efAp4MR_MVE OU www.adsaojosedospinhais.com.br www.redemaoamiga.com.br www.natalinodasneves.blogspot.com.br
NO SLIDESHARE, BAIXE ESTE ARQUIVO, CLICANDO NO ÍCONE SUPERIOR: “SAVE” ou “DOWNLOAD”.