2016 Frente 3 módulo 7 Fatores que influenciam a fotossíntese
1,345 views
18 slides
Aug 01, 2016
Slide 1 of 18
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
About This Presentation
Aula Pré Vestibular Colégio Batista de Mantena, Sistema Objetivo de Ensino.
Size: 1.12 MB
Language: pt
Added: Aug 01, 2016
Slides: 18 pages
Slide Content
Fatores que influenciam a fotossíntese Frente 3 Módulo 7. Curso Pré Vestibular Sistema Objetivo. Colégio Batista de Mantena. Zayra Almondes.
Fatores que influenciam a fotossíntese
Princípio do Fator Limitante
Influência do gás carbônico
Influência do gás carbônico Substrato empregado na etapa química como fonte do carbono que é incorporado em moléculas orgânicas. Fontes principais de CO 2 : o gás proveniente da atmosfera, que penetra nas folhas através de pequenas aberturas chamadas estômatos, e o gás liberado na respiração celular. Sem o CO 2 , a intensidade da fotossíntese é nula. Aumentando-se a concentração de CO 2 a intensidade do processo também se eleva. Entretanto, essa elevação não é constante e ilimitada. Quando todo o sistema enzimático envolvido na captação do carbono estiver saturado, novos aumentos na concentração de CO 2 não serão acompanhados por elevação na taxa fotossintética.
Influência do gás carbônico DADOS Quantidade natural de gás carbônico na atmosfera: 0,03 e 0,04 % Limite máximo para realização da fotossíntese: 0,3 % de gás carbônico. Forma encontrada na folha: CO 2 + H 2 O → H 2 CO 3 → H + + HCO 3 -
Influência da Temperatura Temperatura ideal limite para a realização do processo de fotossíntese seria aproximadamente 35ºC (variando entre 30 o C a 38 o C). Caso a temperatura atinja níveis muito altos ou muito baixos, a atuação, não só das enzimas, mas de todas as proteínas cessará ou diminuirá, levando a graves consequências. Esse processo é conhecido como desnaturação .
Influência da Temperatura
Influência do Comprimento da Onda Pigmentos fotossintetizantes: O termo "pigmento" significa substância colorida. A cor do pigmento fotossintetizante depende das faixas do espectro da luz visível que ele absorve ou reflete. A clorofila, que dá a cor verde característica da maioria dos vegetais, absorve muito bem a luz nas faixas do vermelho e do violeta, refletindo a luz verde. Como a luz refletida é a que atinge os nossos olhos, essa é a cor que vemos, ao olharmos para uma folha. O perfil de absorção de luz de uma substância é o seu espectro de absorção.
Influência do Comprimento da Onda
Influência do Comprimento da Onda Todas as células fotossintetizantes, exceto as bacterianas, contêm 2 tipos de clorofila , e um deles sempre é a clorofila a. O segundo tipo de clorofila geralmente é a clorofila b (nos vegetais superiores) ou a clorofila c (em muitas algas ). Esses diversos tipos de clorofila diferem quanto à faixa do espectro da luz visível na qual cada uma delas capta luz com mais eficiência. Os carotenóides são pigmentos acessórios. Eles absorvem luz em faixas um pouco diferentes das faixas das clorofilas e faz com que muitas folhas tenham cores diferentes do verde ( arroxeadas, alaranjadas, amarelas, etc ). As clorofilas a e b possuem espectros de absorção de luz ligeiramente diferentes, como mostra o gráfico a seguir:
Influência da Luz
Influência do Comprimento da Onda Há excelente atividade fotossintética nas faixas do espectro correspondentes à luz violeta/azul e à luz vermelha, e à pouca atividade na faixa do verde. Para que uma planta verde execute a fotossíntese com boa intensidade, não se deve iluminá-la com luz verde, uma vez que essa luz é quase completamente refletida pelas folhas.
Influência da Luz O papel da luz na fotossíntese A estrutura atômica dos cloroplastos torna a folha capaz de absorver a luz. Quando a luz incide em um cloroplasto, ele é capaz de absorvê-la e ativar alguns elétrons e elevá-los a um nível energético superior. Os átomos entram em um "estado ativado" , rico em energia e muito instável. Neste caso, o cloroplasto não devolve a energia captada através da fluorescência, mas a transfere para outras substâncias. Há transformação da energia luminosa captada em energia química que será usada na fase clara da fotossíntese.
Influência da Luz No escuro, a planta não realiza fotossíntese. Aumentando-se a intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese também aumenta. A partir de um certo ponto, novos aumentos na intensidade de iluminação não são acompanhados por elevação na taxa da fotossíntese. A intensidade luminosa deixa de ser um fator limitante da fotossíntese quando todos os sistemas de pigmentos já estiverem sendo excitados e a planta não tem como captar essa quantidade adicional de luz. Atingiu-se o ponto de saturação luminosa.
Influência da Luz Aumentando-se ainda mais a intensidade de exposição à luz, chega-se a um ponto a partir do qual a atividade fotossintética passa a ser inibida. Trata-se do ponto de inibição da fotossíntese pelo excesso de luz.